Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
689584
ElétricosSabia Que?

KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos

ASX_3
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Mitsubishi ASX 1.6 PHEV: Por portas e travessas

DB2021AL00170_overfull
1
Crónica à 6ª

Crónica – Como produzir menos carros e ganhar mais dinheiro

Cybertruck_79_A
Crónica à 6ª

Crónica – Tesla Cybertruck: Sonho de Musk vira pesadelo?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro
Crónica à 6ª

Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro

Francisco Mota
Última atualização: 19 de Fevereiro, 2021 14:04
Por Francisco Mota
PARTILHAR

19/2/2021. Como se melhora a utilização de um carro elétrico? A maioria dirá que é preciso aumentar a autonomia das baterias. Mas nem todos pensam assim, como fiquei a saber ouvindo o CEO da Citroën, Vincent Cobée, justificar por que a prioridade é outra.

Conteúdos
Baterias de eletrólito sólidoA opinião do CEO da CitroënOs números de CobéeO que se ganha em autonomia e custosConclusão

 

Tornou-se senso comum pensar que o grande problema dos carros elétricos é a autonomia das suas baterias. E que para resolver esse problema é obrigatório aumentar a sua capacidade.

A Tesla tem tido um papel nesta convicção, ao propor nos seus modelos baterias cada vez maiores, para fazer subir a autonomia. Mas, não se pode esquecer, também tem feito um trabalho na implantação dos seus próprios carregadores em espaços mais ou menos públicos.

Outros protagonistas desta transição energética estão convictos que a solução não está nas atuais baterias de iões de Lítio cada vez maiores, mas num novo tipo de baterias.

Baterias de eletrólito sólido

Há quem aposte tudo nas futuras baterias de eletrólito sólido, defendendo que a sua maior densidade energética poderá significar o salto fundamental para a solução do problema da autonomia. Mas nem todos estão de acordo com isso.

Há poucos dias participei numa mesa redonda virtual com Vincent Cobée, o novo CEO da Citroën, em que se falou sobre a eletrificação da marca, a respeito do lançamento do novo ë-C4, a versão elétrica do regressado e profundamente renovado C4.

Questionado sobre se a marca tinha planos para montar uma bateria maior no ë-C4, no futuro, Cobée não negou essa hipótese, mas apontou outros caminhos.

A opinião do CEO da Citroën

Na sua opinião, a solução da utilização dos carros elétricos, no que diz respeito à chamada ansiedade da autonomia, não está na montagem de baterias com maior capacidade, mas no aumento substancial da rede de carregadores públicos.

Quanto à futura tecnologia de baterias de eletrólito sólido, Cobée avançou dados muito concretos sobre a comparação com as atuais baterias de iões de Lítio.

Esses dados mostram a limitada evolução desse novo tipo de baterias, onde alguns têm investido fortunas, mas que ainda não estão perto da produção em grande série.

Os números de Cobée

Segundo os números de Cobée, hoje, uma bateria de iões de Lítio precisa de 5 kg de peso para ter 1 kWh de capacidade e o custo de cada kWh, para o cliente final, é de 120 euros.

Nas futuras baterias de eletrólito sólido, bastam 2 kg de peso para obter o mesmo 1 kWh de capacidade e o custo unitário para o cliente final desce para os 80 euros.

Com estes valores unitários podemos fazer algumas contas, para ficar a saber quanto se ganha com a nova tecnologia. Por exemplo, uma das atuais baterias de 50 kWh, pesa cerca de 250 kg e tem um custo de 6000 euros para o cliente.

Passando para a tecnologia das baterias de eletrólito sólido, o peso de uma bateria de 50kWh seria de 100 kg e o custo para o cliente de 4000 euros.

O que se ganha em autonomia e custos

Ou seja, ganha-se 60% em peso, mas só se ganha 33% em custo e é aqui que as coisas parece não serem assim tão brilhantes para as baterias de eletrólito sólido.

Podemos fazer as contas de outra maneira, do ponto de vista da autonomia. Considerando um consumo médio de 14 kWh/100 km, uma bateria atual de 50 kWh (úteis) terá uma autonomia de 357 km, pesando os tais 250 kg.

Passando a uma bateria de eletrólito sólido, com os mesmos 250 kg de massa seria possível ter uma bateria de 125 kWh de capacidade. Considerando o mesmo consumo médio de 14 kWh/100 km, seria possível chegar a uma autonomia de 892 Km. Só que a bateria iria custar 10 000 euros.

É por isso que Cobée diz que a resposta não está nas baterias de eletrólito sólido, pelos menos com os custos de produção atuais e já nem entrando em linha de conta com os custos de desenvolvimento. A redução nos custos não é tão atrativa quanto o aumento da autonomia.

Conclusão

Por isso, Cobée diz que uma subida substancial dos pontos de recarga de baterias é um investimento muito mais rentável. Isto para se acabar com a ansiedade da autonomia e tornar a utilização dos carros elétricos tão fácil como a dos carros de motor térmico. Mas como fazer isso?… Será assunto para discutir noutra crónica.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Primeiro Teste – Citroën Ë-C4: 2021 estreia-se com um elétrico

TAGGED:BEVCitroënCitroën C4Electric carsfeaturedPeugeot
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

RAPPORT FINANCIER 2015
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares abandona ACEA: grito do Ipiranga ou tiro no pé?

Por Francisco Mota 17 de Junho, 2022
CL 22.005.006
1
Estive Lá

Primeiro teste – Citroën C5 X: Para quem já não quer um SUV

Por Francisco Mota 9 de Março, 2022
_02w8894
1
Sabia Que?

Méhari, era jipe, camião e… avô dos SUV

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2019
Targa 67 - Nissan XTRAIL_Thumbnail_1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan X-Trail: um híbrido diferente dos outros

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo Cars tests new wireless charging technology
1
Sabia Que?

Volvo mostra como vai carregar os elétricos mais depressa

Por Francisco Mota 27 de Abril, 2022
Targa 67 - Toyota Bz4x_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Toyota bZ4X: a estreia nos elétricos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?