Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
56
Crónica à 6ª

Crónica – “Não” das marcas ao COP 26 põe carros elétricos em perigo?

Honda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Civic: só híbrido será a opção certa?

Lexus_RX450h_Silver_72
1
Sabia Que?

Sabe qual é a marca que lidera nos híbridos premium?

Renault5_test
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault 5 E-Tech: Qual a autonomia real?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro
Crónica à 6ª

Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro

Francisco Mota
Última atualização: 19 de Fevereiro, 2021 14:04
Por Francisco Mota
PARTILHAR

19/2/2021. Como se melhora a utilização de um carro elétrico? A maioria dirá que é preciso aumentar a autonomia das baterias. Mas nem todos pensam assim, como fiquei a saber ouvindo o CEO da Citroën, Vincent Cobée, justificar por que a prioridade é outra.

Conteúdos
Baterias de eletrólito sólidoA opinião do CEO da CitroënOs números de CobéeO que se ganha em autonomia e custosConclusão

 

Tornou-se senso comum pensar que o grande problema dos carros elétricos é a autonomia das suas baterias. E que para resolver esse problema é obrigatório aumentar a sua capacidade.

A Tesla tem tido um papel nesta convicção, ao propor nos seus modelos baterias cada vez maiores, para fazer subir a autonomia. Mas, não se pode esquecer, também tem feito um trabalho na implantação dos seus próprios carregadores em espaços mais ou menos públicos.

Outros protagonistas desta transição energética estão convictos que a solução não está nas atuais baterias de iões de Lítio cada vez maiores, mas num novo tipo de baterias.

Baterias de eletrólito sólido

Há quem aposte tudo nas futuras baterias de eletrólito sólido, defendendo que a sua maior densidade energética poderá significar o salto fundamental para a solução do problema da autonomia. Mas nem todos estão de acordo com isso.

Há poucos dias participei numa mesa redonda virtual com Vincent Cobée, o novo CEO da Citroën, em que se falou sobre a eletrificação da marca, a respeito do lançamento do novo ë-C4, a versão elétrica do regressado e profundamente renovado C4.

Questionado sobre se a marca tinha planos para montar uma bateria maior no ë-C4, no futuro, Cobée não negou essa hipótese, mas apontou outros caminhos.

A opinião do CEO da Citroën

Na sua opinião, a solução da utilização dos carros elétricos, no que diz respeito à chamada ansiedade da autonomia, não está na montagem de baterias com maior capacidade, mas no aumento substancial da rede de carregadores públicos.

Quanto à futura tecnologia de baterias de eletrólito sólido, Cobée avançou dados muito concretos sobre a comparação com as atuais baterias de iões de Lítio.

Esses dados mostram a limitada evolução desse novo tipo de baterias, onde alguns têm investido fortunas, mas que ainda não estão perto da produção em grande série.

Os números de Cobée

Segundo os números de Cobée, hoje, uma bateria de iões de Lítio precisa de 5 kg de peso para ter 1 kWh de capacidade e o custo de cada kWh, para o cliente final, é de 120 euros.

Nas futuras baterias de eletrólito sólido, bastam 2 kg de peso para obter o mesmo 1 kWh de capacidade e o custo unitário para o cliente final desce para os 80 euros.

Com estes valores unitários podemos fazer algumas contas, para ficar a saber quanto se ganha com a nova tecnologia. Por exemplo, uma das atuais baterias de 50 kWh, pesa cerca de 250 kg e tem um custo de 6000 euros para o cliente.

Passando para a tecnologia das baterias de eletrólito sólido, o peso de uma bateria de 50kWh seria de 100 kg e o custo para o cliente de 4000 euros.

O que se ganha em autonomia e custos

Ou seja, ganha-se 60% em peso, mas só se ganha 33% em custo e é aqui que as coisas parece não serem assim tão brilhantes para as baterias de eletrólito sólido.

Podemos fazer as contas de outra maneira, do ponto de vista da autonomia. Considerando um consumo médio de 14 kWh/100 km, uma bateria atual de 50 kWh (úteis) terá uma autonomia de 357 km, pesando os tais 250 kg.

Passando a uma bateria de eletrólito sólido, com os mesmos 250 kg de massa seria possível ter uma bateria de 125 kWh de capacidade. Considerando o mesmo consumo médio de 14 kWh/100 km, seria possível chegar a uma autonomia de 892 Km. Só que a bateria iria custar 10 000 euros.

É por isso que Cobée diz que a resposta não está nas baterias de eletrólito sólido, pelos menos com os custos de produção atuais e já nem entrando em linha de conta com os custos de desenvolvimento. A redução nos custos não é tão atrativa quanto o aumento da autonomia.

Conclusão

Por isso, Cobée diz que uma subida substancial dos pontos de recarga de baterias é um investimento muito mais rentável. Isto para se acabar com a ansiedade da autonomia e tornar a utilização dos carros elétricos tão fácil como a dos carros de motor térmico. Mas como fazer isso?… Será assunto para discutir noutra crónica.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Primeiro Teste – Citroën Ë-C4: 2021 estreia-se com um elétrico

TAGGED:BEVCitroënCitroën C4Electric carsfeaturedPeugeot
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa-67-Megane_Thumbnail_1-Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Renault Megane E-Tech EV60: Elétrico com sal e pimenta

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
200k - 3 - 1950s production
1
Sabia Que?

Bentley: como se faziam carros de luxo há 75 anos

Por Francisco Mota 9 de Junho, 2021
car-doors-industry-automobiles-factory
1
Crónica à 6ª

Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel

Por Francisco Mota 13 de Março, 2020
diesel-truck-reflection-1506530105jmf
Estive Lá

Então há (mesmo) greve dos camionistas… E agora?!

Por Francisco Mota 11 de Agosto, 2019
ID_1
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – Volkswagen ID. 5 GTX: Será este o GTI dos elétricos?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
VIDEO-KEYNOTE2
1
Crónica à 6ª

Futuro da mobilidade?… Conheça as 7 Mega-tendências

Por Francisco Mota 5 de Julho, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?