Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ayrton-senna
1
Sabia Que?

Revelado quem tramou Senna depois de assinar pela Ferrari em 91

Tesla_33
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Tesla Model X Plaid: Isto é gozar com os SUV!

sebastien-loeb-volta-ao-mundial-de-rali-em-2018-para-competir-pela-citroen - Cópia
1
Crónica à 6ª

Loeb na Hyundai: porque virou costas à Citroën?

Hoje Guiei Um...Vídeos

VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – e se a VW vender a Bentley, Lamborghini e Bugatti?…
Crónica à 6ª

Crónica – e se a VW vender a Bentley, Lamborghini e Bugatti?…

Francisco Mota
Última atualização: 24 de Julho, 2020 12:15
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6438″]Fontes geralmente (muito) bem informadas da Alemanha, dizem que o grupo VW está a pensar vender as suas marcas de luxo. O que ganha, o que perde e porquê vender agora?…

Conteúdos
Bentley e Lamborghini salvas pelos SUVPiëch morre e tudo mudaOs dramas do grupo VWRazões para venderLuxo e elétrico, funciona?Marcas jurássicas?Conclusão

 

O líder histórico do grupo Volkswagen, Ferdinand Piëch, talvez o mais influente de toda a indústria, resolveu montar uma boutique de luxo com marcas de sonho, para completar o seu negócio de vender “carros do povo”.

É verdade que comprou marcas que, nos anos noventa, estavam em dificuldades, como a Bentley, a Lamborghini e a Bugatti.

E também comprou a Italdesign e a Ducatti. Não foi o custo da compra dos emblemas que causou mossa no orçamento.

Mas os investimentos que foram sendo feitos em cada uma destas marcas de luxo, isso já foi outra história.

Observadores bem informados afirmam que a Bugatti nunca teve lucro, considerando os custos de desenvolvimento.

Bentley e Lamborghini salvas pelos SUV

A Bentley teve um sobe e desce no seu gráfico de lucro ao longo dos “anos VW”, que ora deixava um sorriso nos lábios do enigmático Piëch, como o deixava verdadeiramente irado e mudava o CEO.

O SUV Bentayga veio trazer alguma estabilidade e acaba de receber um restyling para se proteger da concorrência.

A Lamborghini, também só depois do lançamento do SUV Urus começou a ter pretensões de ser mais do que uma excentricidade do grupo, tecnologicamente associada à Audi, para ver se reduzia os custos de desenvolvimento e produção.

Piëch morre e tudo muda

Entretanto, Piëch foi afastado da liderança do grupo em 2015 e morre subitamente a seguir a um jantar com a sua esposa num restaurante perto de sua casa, no ano passado.

Não se pode dizer que tenha sido o afastamento e morte de Piëch a fazer despoletar, na administração do grupo, a ideia de vender as marcas de luxo. Mas ajudou.

A vaidade de alguém que tinha conhecido os tempos difíceis da VW nos anos setenta e que conseguiu operar a reviravolta, era exacerbada com a posse de marcas de sonho. Os seus “brinquedos”.

Mas os novos administradores, certamente menos carismáticos, mais pragmáticos e mais pressionáveis pelos accionistas, não se deixam levar por sentimentos desse tipo.

Os dramas do grupo VW

A verdade é que o grupo VW passou (e ainda está a passar…) pelo gigantesco problema do Dieselgate, que lhe custou 30 mil milhões de euros em indemnizações e ainda poderá custar mais.

Logo a seguir, veio o enorme investimento do grupo nos modelos elétricos e na digitalização, num total estimado em mais de 60 mil milhões de euros.

Depois veio a Covid-19 e praticamente parou tudo durante quatro meses, arruinando um ano que até tinha começado bem para as marcas de luxo. Está por avaliar quanto terá custado a pandemia à VW, porque ainda não parou.

Razões para vender

Só pelo dinheiro, já se percebe que vender as marcas de luxo seria uma decisão mais do que lógica. Em conjunto, estão avaliadas em 16 mil milhões de euros.

É claro que a venda das marcas de luxo não iria compensar as despesas que a VW está a ter. Mas davam uma ajuda e davam mais alguma coisa.

A eletrificação é um problema para as marcas grandes, mas é ainda maior para as pequenas. E se está a pensar que a Tesla é uma exceção, não é: nunca deu lucro, até agora.

Por mais sinergias que se possam fazer, e o grupo VW é mestre neste assunto, a verdade é que, quando se fala de marcas com a imagem e a história da Bentley, Lamborghini e Bugatti, não se pode exagerar. Caso contrário, corre-se o risco de descaracterizar os seus modelos.

Luxo e elétrico, funciona?

Os custos e a demora de fazer a eletrificação certa destas marcas é mais um investimento de grande volume, com um retorno muito duvidoso.

Ninguém sabe como vão reagir os clientes destas marcas face à proposta de modelos 100% elétricos.

Se, muitas vezes, não têm paciência para esperar pela encomenda do seu carro, vão ter para esperar que as, necessariamente enormes, baterias dos seus carros carreguem?

A Covid-19 trouxe a crise económica mas não só. Pode ter trazido também uma mudança na relação das pessoas com os automóveis, a todos os níveis de preço. Aquilo que era o sonho de muitos, pode deixar de o ser, de um momento para o outro.

Marcas jurássicas?

Quem quer ser insultado na rua, enquanto conduz um milionário modelo da Lamborghini, Bentley ou Bugatti? – “Esses dinossauros sorvedores de petróleo que poluem tudo à sua passagem.”

Por tudo isto, a ideia de vender as suas marcas de luxo, faz cada vez mais sentido. A questão é saber se há quem as queira comprar.

Um qualquer grupo chinês, à procura de acrescentar vaidade ao seu portefólio? Pode ser uma hipótese, se tiver mais dinheiro que juízo.

Ou os investidores árabes, para controlarem a produção dos brinquedos de que são grandes consumidores?

Seja como for, negócios como este não se fazem entregando a chave da fábrica e recebendo um saco cheio de notas.

Ninguém compra se não tiver a garantia de acordos de cooperação técnica com a VW, pelos menos durante alguns anos. E será que a VW está disposta a isso?

Conclusão

Se não aparecerem compradores, a outra hipótese é deixar as marcas morrer. Fechar a torneira, deixar de investir, redimensionar para não gastar mais dinheiro. Até que o último cliente leve o último carro, para se fechar a porta assim que ele virar costas. O que não falta são casos destes na história da indústria automóvel.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo este LINK:

Morreu Ferdinand Piëch: “o déspota brilhante”

TAGGED:AudiBentleyBugattiDucattifeaturedGolfItaldesignLamborghiniSeatSkodaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa67_PorscheCayenne_PromoStill_02
1
Estive LáVídeos

Vídeo: Porsche Cayenne em teste no asfalto e na lama

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BYD_62
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Grandland GSe: 300 cv híbridos e mais alguma coisa

Por Francisco Mota 11 de Julho, 2023
8BEB3710-2018-4809-BD19-42A58B8C71FE_01
1
Crónica à 6ª

Crónica: Como a Covid-19 dá vida nova a um construtor

Por Francisco Mota 27 de Abril, 2020
Soul_1 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Kia e-Soul: O elétrico que quer ser diferente

Por Francisco Mota 22 de Setembro, 2022
MG_50
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – MG4 XPower: O elétrico que queria ser um Golf R

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2019-audi-e-tron_100682287_h
1
Sabia Que?Vídeos

Retrovisores vão acabar… finalmente!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?