Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
RR_22MY_09_LWB_SV_Serenity_261021_1019
1
Sabia Que?

Novo Range Rover: Rei dos SUV custa (desde) 140 624,83 euros

DSC05807
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante – Lexus rende-se aos elétricos com o UX 300e

Type R_61
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Civic Type R: “Singing in the rain!”

2-3-609
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Lancia Delta vai voltar como elétrico: ainda bem!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel
Crónica à 6ª

Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel

Francisco Mota
Última atualização: 13 de Março, 2020 16:33
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”5151″]13/03/2020 – Carros mais caros? Menos carros para vender? Marcas falidas? Como vai ser afetada a indústria automóvel pelo Coronavírus?

Conteúdos
Colapso nas vendasO caso italianoO problema não é a produçãoConclusão

 

Após um mês de encerramento, a indústria de Wuhan, na China, regressa lentamente à atividade.

Não em todos os setores, apenas nos relativos a bens essenciais e a áreas com “uma grande importância na cadeia de produção nacional e internacional” estipularam as autoridades chinesas. E a indústria automóvel é uma delas.

Wuhan, uma zona altamente industrializada, tem várias fábricas de construtores nacionais e estrangeiros, casos da PSA, Renault, Honda e também do gigante local Dongfeng.

Com a forte redução de casos de Coronavírus na região, a produção retoma lentamente o ritmo.

Primeiro com turnos simples e produção a “meio gás”, mas algumas fábricas já vão começar com o segundo turno durante a próxima semana e até dia 21 de Março, espera-se que tudo volte ao normal.

Colapso nas vendas

Os efeitos do Coronavírus no mercado automóvel chinês fizeram-se sentir com uma redução de 92% nas matrículas em Fevereiro, algo de que será muito difícil recuperar até ao final do ano.

Segundo a Moody’s, a previsão é que o mercado chinês feche o ano com uma quebra de 2,9%, quando estava prevista uma subida de 1%, para este ano.

Mas a paragem da produção na China também teve efeitos noutros países produtores de automóveis.

Com a globalização da indústria e os métodos de fabricação “just in time”, que dispensam grandes armazenamentos de componentes para alimentar as linhas de produção, a paragem da China teve efeitos negativos para muitas fábricas noutros países.

Contudo, “insiders” da indústria afirmam que os atrasos provocados pelo fornecimento de componentes feitos na China, são recuperáveis até ao final do ano, mas só se o Covid-19 for contido até ao final de Março.

Os efeitos na cadeia de produção não são tão dramáticos quanto se poderia pensar e o encerramento temporário de fábricas não está a ser tão generalizado quanto o temido, pelo menos por agora.

A verdade é que todos os construtores trabalham com stock de carros produzidos e isso dá-lhes uma margem no fornecimento da rede. Sobretudo nos modelos mais populares.

O caso italiano

Claro que o caso italiano é diferente. A Fiat Chrysler Automobiles já anunciou o fecho temporário de quatro unidades no território, seguindo as diretivas governamentais. O grupo VW também fechou a produção da Lamborghini.

Antes disso, já tinham sido implementadas medidas de higienização, trabalho a partir de casa para os funcionários administrativos e outras iniciativas do género.

Com o regime de quarentena em Itália, a venda de automóveis não está na lista das atividades consideradas prioritárias e autorizadas. Mas o mesmo já não se passa com a assistência técnica.

Pelo menos os veículos de emergência, os carros de médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da área da saúde têm garantida a assistência.

Nos restantes países, ainda é cedo para prever o efeito final do Coronavírus na indústria e nas vendas.

Em Fevereiro, na Europa, a Alemanha foi o único mercado a registar uma descida superior a 10%, ficando a Espanha em segundo lugar, com uma descida de 6%. Espera-se a evolução nos próximos meses.

Segundo a Moody’s, a quebra de vendas de automóveis no mercado mundial deverá atingir os 2,5% em 2020, quando esteva prevista uma subida de 0,9%.

Esta estimativa de descida é grave, sobretudo porque se acumula a uma descida de 4,6%, em 2019. Mas as estimativas para 2021 são de franca subida.

O problema não é a produção

A crescente automatização das linhas de produção foi transformando a fabricação de um automóvel numa atividade com menor concentração de operários que no passado, sendo mais fácil agora garantir a chamada distância social entre os trabalhadores.

Os efeitos da esperada recessão económica que se seguirá à atual emergência médica, vão ser provavelmente muito mais sérios.

Num ano que já não tinha começado bem, em parte devido à pressão das novas normas anti emissões poluentes, o efeito do Coronavírus na economia terá consequências no comércio automóvel.

Conclusão

Para os construtores que menos investiram na China, talvez seja altura para respirar momentaneamente de alívio. Os mais implicados e dependentes do mercado chinês, vão ter a vida mais difícil. Mas a crise de vendas é muito provável que atinja todos os mercados e todos os construtores.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este Link:

Vírus ataca Genebra: e agora, como é a vida sem salões?

 

TAGGED:CitroënCoronavírusDongfengFCAfeaturedLamborghiniPeugeotPSARenault
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2022
408_38
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 408 Plug-in 180: Vamos ver se é suficiente

Por Francisco Mota 8 de Agosto, 2023
29
1
Estive LáThe car of the year

Car Of The Year 2020: quer saber a minha votação?…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BMW - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste –  BMW 218d Active Tourer: Regresso às aulas

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2022
2348670_taycan_factory_stuttgart_zuffenhausen_2019_porsche_ag
1
Estive Lá

Por dentro da fábrica do Taycan: como se faz o anti-Tesla

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2019
New Generation ASX_ 53
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Mitsubishi ASX: base Renault faz todo o sentido

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?