Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volvo Concept Recharge Exterior front view
1
Sabia Que?

Volvo investe milhares de milhões em novas baterias

30102018-DSCF0859
1
Estive Lá

Audi A6 chega a Portugal: o Diesel ainda é que manda

Mazda_8_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda MX-5 RF 2022: Era preciso mudar alguma coisa?…

IMG_20191016_133034
1
Hoje Guiei Um...

Teste BMW Z4 20i: o lado negro da Força

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Como fazer um carro elétrico por 25 000 euros
Crónica à 6ª

Crónica – Como fazer um carro elétrico por 25 000 euros

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Julho, 2023 17:25
Por Francisco Mota
OLI1.jpeg_A
PARTILHAR

28/7/2023. Não era teoria da conspiração, como alguns pensavam. A “invasão” chinesa da Europa no setor automóvel está a acontecer. Mas como vão as marcas ocidentais reagir a esta concorrência? Conheça quais os planos, em mais uma “Crónica à 6ª feira” no blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
A “invasão” está em marchaComo reagir?Tavares quer ë-C3 a 25 000€VW e XpengConclusão

 

Carlos Tavares, o português CEO da Stellantis, o grupo industrial do setor automóvel que juntou 14 marcas diferentes, disse em Outubro de 2022 que o maior perigo para as marcas ocidentais seria a “invasão” dos construtores chineses na Europa.

Na altura, o seu aviso ia no sentido de que as marcas chinesas, desconhecidas na Europa, tinham como plano exportar para a Europa carros baratos, provavelmente vendidos abaixo do preço de custo, para ganhar quota de mercado.

Depois de conquistada essa quota de mercado, o segundo passo seria subir os preços gradualmente, expulsando as marcas ocidentais mais frágeis dos mercados. O aviso era sério e não tinha nada de teoria da conspiração.

A “invasão” está em marcha

Menos de um ano depois, a “invasão” chinesa do mercado europeu está em marcha, com uma sucessão de marcas chinesas a desembarcar na Europa, propondo novos modelos elétricos. Desde marcas pequenas a marcas gigantes, de tudo está a chegar e o processo vai acelerar nos próximos meses.

Só para se ter uma ideia, em 2022 a China ultrapassou a Alemanha – 3,2 contra 2,6 milhões – como o segundo país exportador de automóveis e este ano os números apontam para que chegue a Dezembro no primeiro lugar, ultrapassando o Japão, na liderança. A subida está a ser impulsionada pelas vendas de carros elétricos e não tem a Europa como único alvo.

Como reagir?

Como estão as marcas ocidentais e reagir a esta “invasão” é a questão que se coloca e as vias escolhidas são variadas. Por exemplo, a Renault anunciou esta semana que quer reduzir em 40% os custos de desenvolvimento e produção dos seus veículos elétricos a partir de 2027.

A marca acredita que se aproxima uma descida de preços das matérias primas no segundo semestre deste ano e que isso pode ajudar. Mais importante foi a criação da unidade de negócios Ampere, dedicada às atividades relativas aos veículos elétricos, na qual a Nissan já se tornou parceira e que entrará na bolsa em breve.

Trata-se de um sinal do fortalecimento das relações entre a Renault e a Nissan, com o objetivo também de equilibrar as posições entre as duas empresas dentro da Aliança. Uma parceria estratégica que só peca por tardia.

Tavares quer ë-C3 a 25 000€

Carlos Tavares afirmou que as marcas chinesas têm uma vantagem de 25% em termos de custos de produção de carros elétricos, devido à mão de obra mais barata na China e acesso a baterias em condições privilegiadas.

Para contrariar esta desvantagem, Tavares diz que a Stellantis tem de lutar com as mesmas armas, procurando fornecedores que vendam a preços mais baratos, sendo muito claro ao dizer que vai à procura desses fornecedores nos países onde eles estiverem.

Reduzir os custos dos elétricos mais acessíveis é o principal objetivo, diz Tavares, reforçando que o novo Citroën e-C3 elétrico terá de custar 25 000 euros e dar lucro, quando for lançado em 2024.

A nova geração tem no concept-car Oli uma antevisão do que vão ser algumas das soluções estéticas da nova geração do C3. O segredo para o preço baixo poderá ser a produção deslocada… para a China.

VW e Xpeng

Outras opções podem ir ainda mais longe do que produzir na China. A Volkswagen anunciou que fez um acordo com a marca chinesa Xpeng para desenvolver veículos elétricos de custos mais baixos, com base numa plataforma da marca chinesa.

O curioso da questão é que essa plataforma, conhecida como Edward e servindo de base ao seus modelos G9 e P7, é de uma geração anterior à que a Xpeng utiliza nos seus modelos mais recentes. Mas a VW garante que esta base, apesar de mais antiga, será equipada com sistema modernos alemães.

Para já, o objetivo desta parceria é o mercado chinês mas, se resultar, não é de afastar a hipótese de ser aplicada noutras regiões do globo, quem sabe até a Europa.

Lutar com as mesmas armas, como diz Carlos Tavares, pode passar pela deslocalização da produção para a China, nada que a Tesla não tenha já feito, sendo um dos principais construtores a exportar da China.

Conclusão

Depois de ter chamado a atenção, junto da classe política europeia, acerca das assimetrias entre as iniciativas económicas de empresas estrangeiras, entre a Europa e a China, com muito mais facilidades e incentivos dados aos chineses para entrar na Europa, Tavares parece ter mudado para uma estratégia do tipo “se não os podes vencer, junta-te a eles.” A não ser que seja mais uma forma de pressão sobre os políticos europeus.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o Link:

Primeiro Teste – Zeekr 001: elétrico chinês ao gosto europeu

TAGGED:AmpereCitroënfeaturedNissanPeugeotRenaultStellantisTeslaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

P21_0029_a5_rgb
1
Sabia Que?Vídeos

Taycan Cross Turismo: a Allroad elétrica da Porsche

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
210810M
1
Estive Lá

Levante Hybrid: o Maserati mais aguardado chega em Junho

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2021
Targa 67 - Nissan Ariya_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Ariya: um elétrico com classe

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DSC01145
1
Estive Lá

O meu Top 10 do Salão de Paris

Por Francisco Mota 6 de Outubro, 2018
IMG_20190101_144108
1
Hoje Guiei Um...

Jeep Wrangler Unlimited: de volta à tropa!

Por Francisco Mota 14 de Janeiro, 2019
IMG_20201101_120747
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Yaris Hybrid: “verdadeiro” híbrido traz surpresa

Por Francisco Mota 5 de Novembro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?