Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200203_145823
1
Hoje Guiei Um...

Fechado em casa?… Leia “Um teste por dia”: BMW 118i

5
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – GTI contra GTE: qual o melhor VW Golf desportivo?

IMG_20210715_102150_1
1
Estive Lá

DS4 custa 30 mil euros e vem para lutar com Classe A e Série 1

3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Born: O gémeo falso do VW ID.3

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Comissão Europeia investiga fusão PSA/FCA
Crónica à 6ª

Crónica – Comissão Europeia investiga fusão PSA/FCA

Francisco Mota
Última atualização: 19 de Junho, 2020 15:47
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6133″]Crónica à 6ª Feira, 19/06/2020. A Comissão Europeia abriu uma investigação à fusão entre a PSA e a FCA. As razões são de rotina, mas os tempos excecionais que vivemos exigiam uma atitude menos burocrática de Bruxelas.

Conteúdos
Como se nada fosseAnti-concorrênciaVendas a cairO (mau) exemplo do CO2Decisão em OutubroConclusão

 

Burocracia em tempos de “guerra” é sempre um tema polémico, sobretudo quando as regras não se abreviam para melhor lidar com as condições excecionais que vivemos.

Estou a falar da investigação que a Comissão Europeia abriu para analisar os efeitos da fusão entre a FCA e a PSA, no que às leis da concorrência diz respeito.

O processo é de rotina, dizem, sendo aberto a todas as fusões que se queira fazer na Europa, entre quaisquer tipos de empresas.

Só que as condições que vivemos são tudo menos de rotina. Só para falar dos grupos empresariais em questão e dos efeitos que já estão a sofrer em consequência da Covid-19, os números já são preocupantes.

No primeiro trimestre deste ano, a quebra de vendas da FCA foi de 21%, enquanto a PSA vendeu menos 29%, do que no primeiro trimestre de 2019. E o pior ainda está para vir.

Os números do segundo trimestre vão ser muito maiores, desenhando um cenário de grandes dificuldades para o setor automóvel, a que a FCA e a PSA não vão escapar.

Como se nada fosse

No meio de uma crise profunda, da qual ninguém sabe quando e a que velocidade se vai sair, a Comissão Europeia continua o seu trabalho rotineiro, como se nada fosse.

O problema dos políticos de Bruxelas quanto ao cumprimento das leis da concorrência nesta fusão, está relacionado com os comerciais ligeiros.

A comissão europeia, que está a receber toda a colaboração das duas partes envolvidas, diz que, somando as vendas dos comerciais ligeiros de ambos os grupos, a quota de mercado vai subir aos 34%, duas vezes mais do que o segundo posicionado neste ranking, o grupo Renault, com 16,4%.

Diz a comissão que, assim, se retira uma fatia considerável de concorrência neste mercado, um mercado feito de veículos com baixo conteúdo tecnológico e altos lucros.

Anti-concorrência

Traduzindo isto por miúdos, a comissão receia que, com 34% do mercado, a FCA/PSA possam adotar uma política de preços inflacionados para este tipo de veículos, pois dominariam o segmento.

Pensar que isto é uma possibilidade nos tempos mais próximos é viver dentro de uma bolha. O que não é nada de novo, para os políticos de Bruxelas.

Os comerciais ligeiros são um segmento do mercado automóvel diretamente ligado à saúde da economia. Sempre que as coisas correm bem, as empresas investem neste tipo de veículos polivalentes. Quase todas as empresas precisam deles.

Mas numa altura em que as empresas estão a lidar com realidades muito difíceis, com o pagamento de salários e a manutenção de postos de trabalho a ser a prioridade, renovar a frota dos seus comerciais ligeiros passa para o fim da lista de coisas a fazer.

Vendas a cair

As vendas de comerciais ligeiros vão ter ainda mais dificuldade em recuperar que a de ligeiros de passageiros, mas a comissão europeia acha que é a altura certa para colocar questões sobre o assunto.

Na verdade, não é a primeira vez que a Comissão é criticada por ter uma política tão ortodoxa no que às leis da concorrência diz respeito.

Muitos acusam a comissão de impedir que cresçam na Europa grupos grande e poderosos, capazes de fazer frente a concorrentes de outros continentes, onde a legislação a este nível não é tão rígida.

Aliás, em muitas outras áreas, os políticos de Bruxelas têm uma atitude de quererem ser mais papista que o Papa, que só tem levantado dificuldades às empresas a trabalhar na Europa e lhe rouba competitividade face a rivais de outras paragens.

O (mau) exemplo do CO2

Mantendo-me pelo setor automóvel, não são raros os líderes da indústria que criticam violentamente as políticas anti-emissões de CO2 e a maneira como têm sido implantadas na Europa.

Por mais que se procurem, não há paralelo nos outros grande mercados, face ao que se está a fazer na Europa sobre as emissões de CO2 de origem automóvel, pondo em causa a viabilidade de empresas e postos de trabalho.

Aliás, está em cima da mesa recuar nesta área, na sequência dos efeitos económicos da pandemia.

Decisão em Outubro

A comissão terá que tomar uma decisão sobre a fusão FCA/PSA até Outubro deste ano, mas não acredito que tenha a coragem de levantar problemas. Por dois motivos.

Em primeiro lugar, o histórico de processos deste tipo diz que apenas 30 fusões foram bloqueadas, em mais de 6000 analisadas nos últimos anos, à luz da lei da concorrência. Apesar de uma das bloqueadas ter sido de alto perfil: entre a Siemens e a Alstom.

Em segundo lugar, tendo em conta que o Estado francês é acionista da PSA e que o Estado italiano está diretamente envolvido na FCA, não me parece que seja um grupo de políticos ortodoxos de Bruxelas que vá ter coragem de exercer o seu direito de veto.

Conclusão

No final, talvez tudo isto não passe de mais um capítulo no dossier da fusão FCA/PSA, mas esta atitude dos políticos europeus, por vezes isolada da realidade, tem influência na competitividade das empresas europeias. Não me parece que isto pudesse acontecer na China, nem sequer nos EUA.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Fusão Peugeot/Fiat: quem tem mais a ganhar com o negócio?

TAGGED:Alfa RomeoCitroënFCAfeaturedFiatJeepOpelPeugeotPSA
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

LR_DEF_90_X_P400_GONDWANA_STONE_DRIVING_281020_001
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Os 12 desejos para o ano 2021 do Automóvel

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Zwickau vehicle plant resuming production of the ID.3 slowly and
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 3 meses: medidas para regressar à produção

Por Francisco Mota 30 de Abril, 2020
_U7A5064
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – VW Polo retocou a maquilhagem

Por Francisco Mota 21 de Setembro, 2021
DACIA_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Hybrid 140: Vôos mais altos

Por Francisco Mota 22 de Junho, 2023
2023_TME_C-HR_MtE_Dynamics_012
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota C-HR: Muda mais do que parece

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2023
Giulia GTA Montreal Green (1)
1
Crónica à 6ª

Crónica – Alfa, Lancia e DS têm 10 anos para mostrar o que valem

Por Francisco Mota 28 de Maio, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?