Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20180904_115840
1
Hoje Guiei Um...

Lexus UX250h, mas que grande coincidência!

BMW_29
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – BMW i7: O maior entre os elétricos

01_Lisboa dá as boas-vindas ao Lamborghini Temerario
Sabia Que?

Lamborghini Temerario já chegou e é um HPEV

Rapter_2_031_A
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Os meus 12 desejos para o automóvel em 2023

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Coisas que irritam 6: assistente de faixa de rodagem
Crónica à 6ª

Crónica – Coisas que irritam 6: assistente de faixa de rodagem

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Agosto, 2022 13:48
Por Francisco Mota 7 Min leitura
RENAULT ARKANA (LJL Europe), RENAULT ARKANA E-TECH (LJL HEV Europe)
PARTILHAR

12/8/2022 – Na utilização diária de um carro, há sempre coisas que irritam. Coisas mal pensadas ou vitimas do corte nos custos de produção. O assistente eletrónico de faixa de rodagem é um dos mais recentes… e mais irritantes!

Conteúdos
O perigo dos smartphonesA evolução do sistemaFalta mais desenvolvimentoÀs vezes é precisoEpisódios pouco segurosDesligar à partidaConclusão

 

A Crónica à 6ª feira no seu formato habitual foi de férias em Agosto. Regressa na primeira semana de Setembro. No seu lugar voltou a crónica de Verão “Coisas que Irritam”, que já tinha feito as férias da “6ª feira” no ano passado. Hoje, é dia do sexto episódio.

A ideia até era boa. Evitar que os condutores deixem o seu carro sair da sua faixa de rodagem, com o perigo que isso pode representar no meio do trânsito.

E se pensa que isso é desnecessário, basta olhar para as trajetórias em zigue-zague que muitos condutores fazem em estrada, mesmo em linha reta. Razões para isso?

Não é preciso grande investigação para descobrir a razão. E não é por estarem embriagados ou a precisar de mudar de óculos. É porque, muitos, insistem em usar o smartphone enquanto conduzem.

O perigo dos smartphones

E quando digo usar, não é carregar no botão do alta voz e falar, é pior que isso. É responder a e-mails, enviar SMS, conversar no WhatsApp ou mesmo postar “stories” no Instagram, para não referir outras redes sociais, escolhidas por outros condutores, enquanto conduzem.

Um ajudante eletrónico que mantenha o carro na faixa, quando o condutor está distraído com outra coisa, que até pode ser o sistema de infotainment do próprio carro, é uma boa ideia. Mas, como em tudo, uma coisa é a ideia, outra é a sua execução.

Tudo começou por avisos sonoros e luzes a piscar no painel de instrumentos. Já muito irritantes, para quem sabe que está a tocar na linha que delimita a sua faixa, mas que o está  a fazer de forma consciente, muitas vezes para evitar incidentes.

A evolução do sistema

Depois vieram os sistemas que, além de avisar, passaram a intervir na direção, rodando o volante. Claro que o condutor pode sempre fazer mais força que o sistema e anular o efeito, mas da primeira guinada eletrónica não se livra.

Alguns sistemas funcionam ao estilo bilhar às três tabelas

E depois os sistema refinaram-se. Primeiro os que mantêm o carro na faixa, mas deixando-o chegar ao limite da faixa. Dão uma guinada para o outro lado e, quando o carro atinge a linha do outro lado, uma nova guinada para o lado oposto, tipo bilhar às três tabelas.

Os melhores são os que conseguem manter o carro no centro da faixa, usando um complexo sistema de câmaras e sensores e uma gestão que demorou anos a desenvolver. E para quê?

Falta mais desenvolvimento

De todos os sistemas que tenho testado, e devo ter testado praticamente todos os que existem no mercado, são muito poucos os que não irritam. Porque não são nada suaves. Alguns dão guinadas no volante que quase o tiram das mãos do condutor.

Outros são mais suaves, mas empregam uma força que obriga o condutor a agarrar bem o volante para os contrariar. Outros porque são muito nervosos, intervindo demasiadas vezes.

Em geral, estes sistemas irritam muitos condutores, sobretudo os que sabem o que estão a fazer e até deixam o smartphone sossegado num porta-objetos ou no porta-copos.

Às vezes é preciso

Muitas vezes, pisa-se a linha que delimita a faixa para facilitar. Antecipando uma saída de via rápida para manter o trânsito a fluir. Ou passando um carro pela berma, quando está parado ao centro para virar à esquerda.

Ou para evitar um ciclista que roda tranquilamente à frente, ou para passar ao largo de um carro avariado e parado na berma. São muitas as situações em que se pisa a linha, mas por bons motivos.

Só que o assistente de manutenção de faixa de rodagem não sabe isso e faz cegamente o seu trabalho. Irrita quando a eletrónica nos está a corrigir, sabendo nós que não estamos a fazer nada de mal.

Episódios pouco seguros

Claro que, basta accionar o pisca antes de pisar a linha para evitar que o assistente entre em ação. Mas, por vezes, não há tempo para isso, as situações de trânsito nem sempre dão tempo para tudo.

Tive um episódio em que me estava a desviar de um ciclista, pisando obviamente a linha do centro da via e o sistema rodou o volante para a direita, querendo “atirar-me” para cima do ciclista. Depois de uma luta de décimas de segundo com o volante, consegui ganhar o braço de ferro e evitar o ciclista.

Todos oferecem ao condutor a possibilidade de desligar o sistema

A prova final de que os construtores sabem que o sistema não é do agrado de todos os condutores é que oferecem uma forma de o desligar. Seja através de um botão, seja algures numa página do infotainment.

Desligar à partida

Tive há pouco tempo um outro episódio bem revelador. No primeiro teste de um novo modelo, algures na Europa, o responsável da marca pela entrega dos carros aos jornalistas indicava logo à partida onde estava o botão para desligar o assistente de faixa. A isto chama-se confiança no produto…

Faz-me lembrar os primeiros sistema de ABS, que também tinham um botão para se desligar, imagine-se isso nos nossos dias… Ou o próprio ESC, que se pode desligar em cada vez menos modelos, porque é cada vez mais eficiente.

Conclusão

Como conceito, o assistente de faixa de rodagem é válido. Mas ainda precisa de maior desenvolvimento para não irritar tantos condutores, ao ponto de alguns o desligarem assim que entram no carro.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Coisas que irritam 5: a falta de roda sobresselente

TAGGED:BMWEuroNcapFaixa de rodagemfeaturedRenaultTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

RENAULT CLIO E-TECH (BJA HEV)
1
Sabia Que?

E-Tech: Renault mostra segredos dos novos híbridos

Por Francisco Mota 14 de Fevereiro, 2020
M21_Wolga,_GAZ-brand,_automobile,_lady,_changing_tyre_Fortepan_60525
1
Sabia Que?

Ainda sabe mudar uma roda?… Guia de 7 passos dá uma ajuda

Por Francisco Mota 24 de Abril, 2019
Renault_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Austral Full Hybrid: Não lhe falta nada, mas…

Por Francisco Mota 22 de Dezembro, 2022
ccc
Crónica à 6ª

Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra

Por Francisco Mota 18 de Março, 2022
IMG_20190225_154228
1
Estive Lá

Novo Mazda 3: os gloriosos malucos das máquinas “roladoras”

Por Francisco Mota 14 de Março, 2019
yarisdpl2020-dynamics-041-2
1
Sabia Que?The car of the year

Toyota Yaris vence The Car Of The Year 2021

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?