Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

Motorsport Classic 2023 RZ.indd
1
Sabia Que?

Quatro presentes de Natal para quem gosta de carros

Opel Corsa A
1
Sabia Que?

1982: quem se lembra do (seu) primeiro Corsa?…

Targa 67 - Polestar 2_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Polestar 2 MY24: Mais autonomia e tração atrás

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Chegou o ID.4: o pesadelo elétrico do VW Tiguan
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Chegou o ID.4: o pesadelo elétrico do VW Tiguan

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

2/4/2021. Depois do ID.3, o primo elétrico do Golf, chega ao nosso país o ID.4, a opção elétrica ao SUV Tiguan. É o pior pesadelo do modelo mais vendido da Volkswagen em todo o mundo.

Conteúdos
ID.4 é ameaça para o TiguanPrimeiro elétrico global da VWID.4 versus TiguanTiguan é mais rápidoID.4 mais pesadoEletricidade (muito) mais barata que gasolinaPouca diferença de preçoA gama ID.4Mais funcionalidadesConclusão

 

Há duas tendências que se reforçaram durante o inesquecível ano de 2020, no que às vendas de automóveis diz respeito: por um lado, a esperada subida dos veículos elétricos, por outro lado a continuação do crescimento dos SUV.

Podem parecer duas tendências contraditórias – e são mesmo – mas o cliente tem sempre razão e o cliente prefere um SUV a uma berlina equivalente mais leve, menos gastadora, menos poluente e mais barata.

Lentamente, mas mais depressa do que se previa há um ano, as vendas de veículos elétricos também estão a subir, resultado da maior procura e, sobretudo, da crescente oferta de modelos elétricos a um nível de preço menos caro.

Este parece assim o momento ideal para a VW lançar no mercado o ID.4, que junta as duas tendências: é um SUV e é elétrico.

O ID.4 é feito com base na mesma plataforma do ID.3, a já famosa MEB, concebida pela VW exclusivamente para modelos elétricos.

ID.4 é ameaça para o Tiguan

Mas o ID.4 pode mesmo ser o maior pesadelo para o modelo mais vendido da VW em todo o mundo, o SUV Tiguan, que destronou o Golf dessa posição em 2019, ao fim de 40 anos de domínio. Uma situação esperada há algum tempo, tendo em conta a subida dos SUV nas preferências dos compradores.

Para a VW, esta provável transferência de clientes do Tiguan para o ID.4, não será um grande problema, desde que a produção consiga acompanhar a procura, o que não será fácil nos primeiros tempos.

Primeiro elétrico global da VW

O ID.4 é também o primeiro modelo elétrico da VW a ter uma pegada mundial, pois vai ser produzido também nos EUA e na China, depois de ter começado na fábrica de Zwickau, na Alemanha.

É por isso que representa uma “ameaça” tão concreta ao Tiguan, também ele um modelo global da Volkswagen.

Mas afinal, o que torna o ID.4 num SUV elétrico tão apelativo, face ao Tiguan?…

ID.4 versus Tiguan

A versão base do ID.4 tem uma bateria de 52 kWh e um motor elétrico de 150 cv e 220 Nm, com tração atrás.

Podemos comparar com a versão de igual potência do Tiguan, o 1.5 TSI de 150 cv e 250 Nm.

O comprimento é o mesmo, em redor dos 4,5 metros, mas a distância entre-eixos do ID.4 é 88 mm maior, o que lhe deverá dar melhor habitabilidade. Terei que o testar para confirmar.

Devido ao formato mais inclinado do vidro traseiro e da presença do motor junto do eixo de trás, a mala do ID.4 é de 543 litros, menos 72 litros que a mala de 615 litros do Tiguan.

Tiguan é mais rápido

Quanto a performances, o ID.4 está limitado aos 160 km/h, enquanto o Tiguan chega aos 202 km/h, o que será relevante apenas para os troços das autoestradas alemãs, que ainda não têm limite de velocidade.

Mais importante, a aceleração 0-100 km/h do ID.4 é feita em 10,9 segundos enquanto no Tiguan 1.5 TSI de 150 cv com caixa DSG7, a mesma aceleração demora apenas 9,2 segundos.

O binário máximo é muito semelhante, mas a sua disponibilidade no ID.4 é imediata, o que lhe deverá permitir recuperações mais rápidas. Outro ponto a confirmar.

ID.4 mais pesado

Claro que a bateria do ID.4 o torna mais pesado: 1541 kg, para o Tiguan e 1966 kg, para o ID.4, considerando as duas motorizações indicadas. São 425 kg de diferença o que se irá repercutir no desgaste dos pneus, por exemplo.

Na questão da autonomia, as diferenças também são sensíveis, pois este ID.4 anuncia 346 km como valor máximo, enquanto o Tiguan consegue fazer 754 km, tendo em conta o consumo anunciado de 6,9 l/100 km e o depósito de 58 litros de gasolina.

E depois temos a questão da recarga da bateria, que a VW anuncia demorar 7h30, num posto de corrente alternada de 11 kW ou 38 minutos, para ir dos 0 aos 80%, num posto rápido de corrente contínua de 125 kW, o máximo que o sistema admite.

Abastecer os 58 litros de gasolina do Tiguan demora uns cinco minutos, ou menos.

Eletricidade (muito) mais barata que gasolina

Encher o depósito do Tiguan de gasolina 95 custa 96 euros, enquanto a carga total da bateria, num posto rápido de 50 kW, custará cerca de 24 euros, contabilizando todas as taxas.

Ou seja, cada 100 km no Tiguan custam 12,7 euros, enquanto que a mesma distância num ID.4, carregado num posto público de 50 kW, custa 6,9 euros.

E o preço de carregar a bateria do ID.4 pode descer consideravelmente se for carregado numa tomada doméstica: 9,5 euros para uma carga completa, o que faz descer o preço por cada 100 km para os 2,6 euros.

Pouca diferença de preço

Finalmente, o preço. Um Tiguan 1.5 TSI de 150 cv com caixa DSG7 no nível menos equipado custa 37 911 euros. Um ID.4 com bateria de 52 kWh e 150 cv, também no nível menos equipado, custa 39 356 euros.

A diferença é de apenas 1445 euros, mas isto sem analisar ao detalhe o equipamento de série em cada um, que é superior no ID.4.

A gama ID.4

Claro que a gama do ID.4 não se fica por aqui, estando disponível uma versão de 170 cv e 310 Nm, também com apenas um motor e a mesma bateria de 52 kWh, com igual autonomia.

Há uma bateria maior de 77 kWh, com motor de 204 cv e 310 Nm, que anuncia 522 km de autonomia e faz os 0-100 km/h em 8,5 segundos.

Mas ainda se espera a versão desportiva ID.4 R, com dois motores, um por eixo para ter tração às quatro rodas e com potência máxima de 306 cv.

Mais funcionalidades

Ao contrário do ID.3, o ID.4 já disponibiliza desde o início o Head Up Display com realidade aumentada como opcional, bem como um sistema de infotainment que permite atualizações “over the air” graças a um cartão SIM integrado, com subscrição grátis durante três anos.

Outros destaques do ID.4 são o cruise control adaptativo com regulação da velocidade segundo os sinais de trânsito e segundo a deteção de curvas perigosas ou cruzamentos, além de manter o ID.4 centrado na sua faixa de rodagem, guardando a distância para o carro da frente e funcionando ainda no para-arranca.

E depois há uma aplicação para smartphone que permite controlar o carregamento e pré-aquecimento do habitáculo à distância, entre outras funcionalidades.

Conclusão

Nos próximos dez anos, o Grupo VW vai lançar 70 modelos elétricos, com base na plataforma MEB mas também na PPE, usada pelo Porsche Taycan e Audi e-tron GT e ainda uma terceira.

Nesta mega-transferência energética em que o Grupo VW está a investir milhares de milhões de euros, espera-se que, até 2030 já tenha vendido 26 milhões de veículos elétricos e sete milhões de híbridos “plug-in”. O ID.4 é só o segundo da marca VW, mas destina-se ao segmento mais vendido no momento, daí a sua fundamental importância para o negócio.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Teste em vídeo – VW ID.3 vai revolucionar os elétricos?

TAGGED:BEVcarros elétricosEVEV carsfeaturedID.3ID.4VolkswagenVoltswagenVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

4_01Sport
1
Sabia Que?

Lynk & Co: a marca que não quer vender carros chega no Verão

Por Francisco Mota 24 de Junho, 2020
IMG_20190810_115159
1
Sabia Que?

Quiz em 15 fotos: sabe que carros são estes?…

Por Francisco Mota 31 de Março, 2020
Dacia-Sandero-Stepway-Essential-SCe-75-6
1
Crónica à 6ª

Quais os 10 carros mais comprados (por privados) na Europa?…

Por Francisco Mota 21 de Junho, 2019
Tesla-Battery-Day
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tesla silencia RP ou é mais um golpe de RP?

Por Francisco Mota 9 de Outubro, 2020
2019 Opel Corsa-e
1
Estive Lá

Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?

Por Francisco Mota 10 de Junho, 2019
EQE_39
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQE 350+ SUV: Tempo de reação

Por Francisco Mota 31 de Janeiro, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?