Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
open-1024x640
Crónica à 6ª

Crónica – Novos radares e limites de velocidade: como lhes escapar

IMG_20190123_145453
1
Hoje Guiei Um...

VW Up! GTI: porque quero ter um?

IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Targa 67 - Mustang Mach-e_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E RWD: O mais acessível

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Carros chineses custam metade na China
Crónica à 6ª

Crónica – Carros chineses custam metade na China

Francisco Mota
Última atualização: 29 de Setembro, 2023 18:27
Por Francisco Mota 6 Min leitura
Dolphin Atlantis Grey City 6
PARTILHAR

29/9/2023. Se a Comissão Europeia se queixa que o governo chinês está a subsidiar os carro elétricos para serem mais competitivos na Europa, a verdade é que os construtores chineses têm margem para baixar ainda mais os preços. A Crónica à 6ª feira assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Mais subsídios?Chineses 2x mais baratosMudança de táticaAparentemente…Alemanha não é fãConclusão

 

Como aqui escrevi na passada semana, a Comissão Europeia decidiu lançar uma investigação às subvenções do governo chinês aos fabricantes locais de carros elétricos, com o objetivo de os tornar mais competitivos, quando exportados para a Europa. Uma prática considerada ilegal.

Em paralelo, foi avançada a hipótese de criar taxas à importação de carros elétricos chineses para a Europa.

A Comissão Europeia destacou um enviado especial à China para discutir o problema com as autoridades locais, que começaram por reagir dizendo que se tratava de uma tentativa de proteccionismo económico para beneficiar os construtores europeus.

Mais subsídios?

Algumas marcas da Europa não param de pedir mais subsídios aos governos europeus, para aumentar a competitivade dos seus modelos elétricos à venda na Europa, alegando que, só assim, vão conseguir captar mais clientes e competir de igual para igual com as novas marcas chinesas que não param de chegar ao nosso continente.

O problema é muito mais complexo do que parece, pois não tem que ver apenas com o mercado dos elétricos, abarcando obviamente a sua produção. E a produção de alguns dos elétricos de marcas europeias é feita precisamente na China.

Para os que são fabricados na Europa, a questão dos incentivos passa também pela manutenção dos postos de trabalho, um tema social a que os políticos não podem deixar de dar atenção, mais ainda nos casos em que os próprios estados têm participação no capital dos construtores.

Chineses 2x mais baratos

É um desafio difícil, aquele com que os construtores europeus se deparam em relação aos construtores chineses, que a Comissão Europeia estima estarem a vender carros elétricos na Europa 20% mais baratos, em média, do que os rivais europeus.

Mas as notícias que chegam da China são mais preocupantes do que isso. Para modelos idênticos, algumas marcas chinesas estão a vender no mercado chinês a metade do preço que vendem na Europa. Isso mostra duas coisas.

Que a margem de lucro na Europa é muito grande, apesar dos preços baixos, e que as marcas chinesas ainda têm margem para descer mais os preços. Duplamente preocupante…

Mudança de tática

Por isso é que o enviado especial da Comissão Europeia, Dombrovskis, foi recebido na China com um discurso das autoridades locais que mudou radicalmente em apenas uma semana.

Agora, o governo chinês diz estar pronto a dialogar sobre este tema, deixando cair a ideia das retaliações. É uma postura típica do Presidente Xi Jinping, que prefere sempre a via do diálogo à do confronto, a bem da economia.

A China não tem nenhum interesse em abrir uma guerra económica com a Europa, da qual nada teria a ganhar. Pelo contrário, por isso anunciou a formação de grupos de trabalho com a Comissão Europeia sobre o tema dos carros elétricos.

Aparentemente…

Na verdade, a posição da Comissão Europeia “aparentemente” até terá ganho força, pois uma reação negativa da China às pretensões europeias de uma relação comercial mais equilibrada, poderia desencorajar investidores a entrar ou permanecer na China, e não só os originários da Europa.

Para a China, a Europa é um parceiro económico importante, sobretudo face às maiores dificuldades que tem em lidar com os EUA. Por isso não pode hostilizar os investidores europeus.

Alemanha não é fã

Mas nem todos os agentes económicos europeus são a favor de grandes incentivos à compra de automóveis elétricos fabricados por marcas europeias na Europa ou a taxas sobre os chineses.

O chanceler alemão Olaf Scholz disse que os produtos europeus se devem impor pela sua competitividade, em vez de usar a muleta dos incentivos, ou das taxas sobre as importações da China.

Scholz relembrou reações semelhantes da Europa quando chegaram os construtores japoneses e depois os Sul-Coreanos, concluindo que “apesar disso, os construtores europeus conseguiram manter a sua posição.”

Tendo em conta os enormes investimentos dos construtores alemães na China e a consequente dependência com que ficaram do mercado chinês e da produção dos seus modelos elétricos na China, talvez seja lógico ter esta posição.

Conclusão

A ameaça da “invasão” dos carros chineses na Europa continua bem viva, disso não restem dúvidas. Mas o mais provável é que isso aconteça de forma progressiva e subtil. Se for como nos smartphones, quando dermos conta já temos todos um carro elétrico chinês estacionado à porta de casa.

Francisco Mota

Ler também seguindo o link:

Crónica – Qual vai ser a primeira Nokia dos automóveis?

TAGGED:AudiBMWBYDChinafeaturedMGTeslaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

high_factory_opening_for_the_taycan_in_stuttgart_zuffenhausen_2019_porsche_ag
1
Estive Lá

Porsche Taycan: trabalhadores “pagaram” 25% da fábrica

Por Francisco Mota 18 de Setembro, 2019
The new 2021 Opel Astra
1
Estive Lá

Sexta geração do Opel Astra – e nada será como dantes

Por Francisco Mota 2 de Setembro, 2021
Volkswagen ID. 2all concept car
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – VW ID.2: Polo elétrico por menos de 25 000€

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
P1J14894l
1
Crónica à 6ª

Crónica – 100 anos de Mazda e o regresso do motor Wankel

Por Francisco Mota 18 de Setembro, 2020
Tonale_19
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Alfa Romeo Tonale PHEV Q4: Plug-in perde a alma?

Por Francisco Mota 19 de Julho, 2023
1993_ItalDesign_Cinquecento_Lucciola_01
1
Sabia Que?

Matiz: o Chevrolet que ia ser Fiat e virou Daewoo

Por Francisco Mota 23 de Maio, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?