Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190123_145453
1
Hoje Guiei Um...

VW Up! GTI: porque quero ter um?

ccc
Crónica à 6ª

Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra

Buzz_50_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.Buzz: Parece um “pão de forma” só que elétrico

GIMS2017_13032017_052
Crónica à 6ª

Crónica – Salão de Genebra volta em 2024 em versão “low cost”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Carlos Tavares defende Europa da “invasão” chinesa
Crónica à 6ª

Crónica – Carlos Tavares defende Europa da “invasão” chinesa

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Outubro, 2022 11:05
Por Francisco Mota
Tav
PARTILHAR

21/10/2022. Enquanto alguns países da Sul da Europa “estendem passadeiras vermelhas” aos construtores chineses, Carlos Tavares, o CEO português do grupo Stellantis, defende maiores taxas à importação de elétricos “made in China”.

Conteúdos
Macron diz que sim…Não há unanimidadeJoint-ventures coercivasFábricas chinesas na EuropaStellantis sai da China?Conclusão

 

Esta semana, Carlos Tavares, o CEO português do grupo Stellantis, o quinto maior do mundo, que agrupa marcas como a Peugeot, Jeep, Alfa Romeo e mais onze emblemas, falou sobre a fortíssima ofensiva que os construtores chineses estão a fazer na Europa.

Segundo Tavares, a Europa está a “estender uma passadeira vermelha” aos construtores chineses, que poderá prejudicar os construtores europeus. Tavares não teme a concorrência dos chineses, desde que seja em pé de igualdade.

Tavares disse que, enquanto as marcas chinesas pagam taxas de exportação para a Europa de 10%, as marcas europeias pagam entre 15 a 20% para exportar para a China. “Tem que existir uma paridade de tratamento,” disse o português.

Macron diz que sim…

O assunto foi tema de conversa com o presidente Macron, durante o Salão de Paris, com o político a responder que uma alteração ao acordo de comércio entre a China e a União Europeia teria que ser tratado ao nível europeu.

Macron defende uma reforma nas taxas aos automóveis elétricos, favorecendo os que forem fabricados em França e na Europa, numa tomada de posição que segue os planos que foram anunciados no mesmo sentido em relação ao mercado dos EUA.

Não há unanimidade

Mas a unanimidade em torno deste assunto pode não ser fácil de alcançar. As marcas alemãs têm investido muito no mercado interno chinês nos últimos 15 anos, fazendo crescer o peso dos seus resultados na China no seu negócio global.

Um aumento de taxas de importação de automóveis “made in China” para a Europa, poderia ser visto como uma provocação às entidades chinesas, que levaria inevitavelmente a retaliações às marcas ocidentais que operam na China.

Tanto mais que o desempenho das marcas estrangeiras na China tem estado a descer nos últimos tempos. Com o aumento de qualidade dos produtos fabricados pelas marca locais, os compradores deixaram de ter razão para comprar produtos de marcas estrangeiras.

Joint-ventures coercivas

Recorde-se que, quando as marcas ocidentais começaram a entrar na China, só o podiam fazer através de “joint-ventures” coercivas com grupos industriais locais, quase sempre liderados por organismos estatais.

Passada uma década e meia, parece que as marcas locais que se associaram às ocidentais já aprenderam o suficiente para dominar a produção automóvel e estão a caminho da Europa. Como aliás ficou patente na sua forte presença no salão de Paris.

Tavares diz que, com taxas tão baixas, as marcas chinesas podem até entrar nos mercados europeus a perder dinheiro, com preços abaixo dos custos de produção, para ganhar quota de mercado e, mais tarde, subir preços para o valor de mercado.

Fábricas chinesas na Europa

No entanto, a resposta à entrada da marcas chinesas na Europa pode ser ainda mais complicada do que parece. Segundo os líderes da BYD, um dos maiores grupos chineses, pode estar em hipótese a instalação de fábricas chinesas na Europa.

Essa notícia terá já levado alguns países do “Sul da Europa” a propor condições muito vantajosas para a instalação dessas fábricas nos seus países, captando o investimento chinês. Os homens da BYD disseram mesmo que “nem na China temos condições tão vantajosas.”

Mais uma vez, aumentar as taxas de importação de automóveis para a Europa, poderia pôr em risco esse hipotético investimento dos chineses na Europa, muito desejado por alguns políticos europeus.

Stellantis sai da China?

Por outro lado, Tavares disse que está em hipótese a retirada da presença da Stellantis na China, afirmando que “não tenho a certeza que seja necessário ter fábricas na China”.

Alguns observadores dizem que se trata de uma reação ao fecho da fábrica chinesa da Stellantis/GAC que produzia modelos da Jeep para o mercado local. O fecho terá tido como origem interferências do governo chinês.

Numa fase de transição para a eletrificação, que se anuncia tudo menos tranquila, a Stellantis já confirmou que vai duplicar a sua quota de veículos elétricos fabricados na Europa.

Até 2024, terá 12 veículos elétricos em produção em cinco fábricas francesas, o que deixou o ministro das finanças, Bruno Le Maire, satisfeito, depois de ter afirmado que o Estado (accionista da Stellantis e do Group Renault) esperava que as marcas francesas mantivessem a produção no país, na transição para a eletrificação.

Conclusão

Esta “invasão” chinesa da Europa é algo que se encarava como inevitável, sobretudo tendo em conta as condições proporcionadas pelos políticos europeus. Mais uma vez, Carlos Tavares, pôs o dedo na ferida de mais um assunto que pode causar sérias dificuldades à indústria automóvel europeia, com tudo o que isso significa em termos sociais.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Tavares abandona ACEA: grito do Ipiranga ou tiro no pé?

 

TAGGED:Alfa RomeoCarlos TavaresCitroënDodgefeaturedFiatJeepLanciaOpelPeugeotStellantisTavares
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

_DSC7741
1
Estive Lá

Ao volante da Superb Scout: palavra de escuteiro!…

Por Francisco Mota 25 de Junho, 2019
4-5
1
Sabia Que?

Novo Aygo Cross: como a Toyota quer salvar os citadinos

Por Francisco Mota 17 de Março, 2021
408_38
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 408 Plug-in 180: Vamos ver se é suficiente

Por Francisco Mota 8 de Agosto, 2023
HILLUX_68
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Toyota Hilux: É para isto que serve uma pick-up!…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
details_ds_21_01
1
Sabia Que?

O recorde do Citroën DS que só foi batido pelo Tesla Model 3

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2019
20241014_083416
Estive Lá

Salão de Paris – O renascimento dos salões?

Por Francisco Mota 18 de Outubro, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?