Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Car-Battery-1030x989
DestaqueSabia Que?

A bateria do seu carro tem os dias contados

CL16.074.001
1
Sabia Que?

Citroën “autorizada” a trazer de volta o C6 já em 2021

20230322_104754 (1)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid 2023: anda mais e gasta menos

HondaHRV_Detail-12
1
Crónica à 6ª

Ecrãs táteis são perigosos, mas não há lei para eles

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Audi mais premium e A3 vai ter elétrico
Crónica à 6ª

Crónica – Audi mais premium e A3 vai ter elétrico

Francisco Mota
Última atualização: 3 de Março, 2023 17:18
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

3/3/2023 Audi Vision Portugal foi como a marca dos quatro anéis chamou à apresentação de resultados no nosso país em 2022. Mas estavam reservadas algumas novidades sobre o futuro.

Conteúdos
Vendas de elétricosMuito caminho para andarNovidades na ofertaÚltimos ICE em 2026O “problema” de PortugalConclusão

 

Organizado no espetacular espaço do Convento do Beato, em Lisboa, a Audi Vision Portugal foi um evento que reuniu jornalistas, clientes e concessionários, além das figuras mais importantes do importador e alguns enviados especiais da Audi AG na Alemanha.

Como é óbvio, o evento não teria sido organizado se não existissem números positivos para mostrar, em relação aos resultados de 2022, particularmente em comparação com 2021.

Então, vamos aos números. Face a 2021, as vendas da Audi em Portugal subiram 8% (1% na Europa) atingindo as 3750 unidades.

No mesmo período, em Portugal, a BMW vendeu 9 695 unidades e a Mercedes-Benz vendeu 12 055. Portanto, ainda há aqui uma margem de progressão muito grande para que a Audi se aproxime das suas rivais diretas.

Vendas de elétricos

Quanto às vendas de veículos elétricos, os resultados são mais animadores, pelo menos em termos percentuais. Face a 2021, as vendas de elétricos Audi subiram 49% em Portugal (45%, na Europa).

Atualmente, 30% das vendas de novos modelos Audi em Portugal, já são de elétricos. O que encorajou a Siva, o importador, a decidir que a partir de 2030, só vai vender elétricos em Portugal, antecipando em três anos igual decisão que a Audi tomou para a totalidade do mercado europeu, dois anos antes de isso ter sido tornado obrigatório, pela Comissão Europeia.

A Siva diz que a Audi tem como objetivo ser Nº1 entre os elétricos premium em Portugal e assenta essa ambição na crescente procura de modelos elétricos, que regista dos seus clientes.

Muito caminho para andar

Em 2021, a Audi vendeu 570 unidades de modelos 100% elétricos em Portugal, em 2022 vendeu 850 unidades, os tais 49% de subida referidos acima.

Só para se ter um ponto de referência, a Tesla, que liderou entre os elétricos em Portugal durante 2022, entregou 2 616 unidades. A BMW, vendeu 1 583 elétricos.

Do lado da procura por modelos deste tipo, a Audi parece não ter problemas em Portugal, que vai à frente de vários outros países europeus.

Novidades na oferta

Do lado da oferta, estima que as dificuldades de entrega, nomeadamente do Q4 e-tron, registadas em 2022 possam diminuir substancialmente em 2023. Mas há muitos fatores internacionais impossíveis de controlar. Esperar para ver, parece ser o melhor.

Além dos números, que se podem sempre analisar do lado positivo, a Audi mostrou em Portugal o novo Q8 e-tron, que substitui o anterior SUV que se chamava apenas e-tron e passa a ter versões SUV e SUV-Coupé, o Sportback que chega até aos 600 km de autonomia.

Outra novidade, em solo nacional, foi a presença da carrinha A6 Avant e-tron, ainda em forma de “concept-car” mas muito próxima da versão final.

A Audi anuncia mais de 700 km de autonomia e aceleração 0-100 km/h em 4,0 segundos, garantindo que a versão final de 2024, feita com base na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric) terá números ainda melhores.

Últimos ICE em 2026

O plano da Audi é de lançar a sua última geração de motores a gasolina e Diesel em 2026, que terão sistema “mild hybrid” e um novo sistema de injeção ainda mais eficiente.

A partir de 2033, apenas terá modelos 100% elétricos no seu catálogo europeu. Uma avalanche de modelos elétricos vem a caminho.

O “problema” de Portugal

Em conversa com Jens Puttfarcken, Vice –Presidente de vendas na Europa da Audi AG, fiquei a saber que a “Audi em Portugal não tem o posicionamento premium que devia ter, estando muito longe da BMW e Mercedes-Benz.”

Puttfarcken disse-me ainda que isso é o resultado “de erros do passado feitos em Portugal, com a venda de versões demasiado baratas de modelos como o A3.”

Durante o evento, ouvi dezenas de vezes a palavra “premium” para classificar a Audi em Portugal, mas será que os planos são abandonar os segmentos abaixo do Q4 e-tron, por exemplo um A3 e-tron estará fora dos planos?

“Eu sei que anunciámos o fim do A1 e Q2, mas vamos definitivamente ter um A3 e-tron no futuro. Isso está decidido!” Respondeu-me o VP da Audi AG.

Conclusão

A imagem e a operação da Audi em Portugal degradou-se nos últimos anos, descendo a níveis de vendas muito abaixo dos seus rivais diretos. Mas a transição para a eletrificação poderá ser a oportunidade perfeita para reverter essa tendência. Tanto mais que a Audi afirma estar mais interessada nas margens de lucro do que com os volumes de vendas.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o Link:

Teste – Audi Q4 e-tron 40: no meio está a virtude?

TAGGED:AudiAudi A3 e-tronAudi A4Audi A6Audi e-tronAudi e-tron GTAudi Q8featured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Opel_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Astra Plug-in 180: Um genuíno alemão?

Por Francisco Mota 14 de Setembro, 2022
AUDI
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q2 1.0 TFSI: Três cilindros e 1.0 chegam?…

Por Francisco Mota 13 de Setembro, 2022
PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0058
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-2008: como o campeão se reforçou

Por Francisco Mota 25 de Junho, 2023
10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai N: A variante N continua a alastrar…

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2022
22 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Formentor VZ: mais desportivo que SUV

Por Francisco Mota 14 de Dezembro, 2021
CotY_Finalist_2024
1
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2024 – Apurados os 7 finalistas: Qual vai ganhar?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?