Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Targa 67 - Kia Sportage 1.6 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia Sportage 1.6 T-GDI: SUV com personalidade

Tesla_2
Crónica à 6ª

Crónica – Porque a Tesla está sempre nas notícias

Técnica

Técnica – Audi A6 e-tron ao raio-X

Halle_4_Genf_2019_1Y7A5960
Crónica à 6ª

Crónica – Salão volta a Genebra em 2024, mas há um “se”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – A herança de Akio e o futuro da Toyota
Crónica à 6ª

Crónica – A herança de Akio e o futuro da Toyota

Francisco Mota
Última atualização: 10 de Fevereiro, 2023 14:42
Por Francisco Mota
toyota-20190724-006-3
PARTILHAR

10/2/2023. Akio Toyoda, o carismático presidente da Toyota vai deixar o lugar em Abril. Oficialmente, é uma surpresa mas que herança deixa Morizo ao seu sucessor e qual será o futuro da Toyota sem um “petrolhead” a liderar?

Conteúdos
Sair a tempoGerir a criseQuem é Morizo?Gazoo RacingMuitas vitóriasAtrasado nos elétricos?Em todas as frentesO futuro com SatoConclusão

 

Nasceu a 3 de Maio de 1956, completa este ano 67 anos, um jovem pelos padrões dos líderes das maiores empresas japonesas. Mas Akio Toyoda decidiu passar o leme da Toyota Motors a outro capitão, após um período de 14 anos à frente do maior construtor automóvel do mundo.

Oficialmente, os seus pares na cúpula da Toyota Motors mostraram surpresa pela decisão de Akio, mas a decisão foi dele e tem por trás uma estratégia clara, quando se conheceu quem será o seu sucessor e que papel Toyoda continuará a ter.

Koji Sato, até aqui líder da Lexus, será o próximo presidente da Toyota, ele próprio um “miúdo” de apenas 53 anos. Toyoda sobe para “chairman”, não abandona a companhia, por isso se espera que seja o professor ideal para Sato nos próximos anos.

Sair a tempo

Em vez de se eternizar no lugar até ser afastado por excesso de idade e perda de faculdades, Toyoda preferiu sair mais cedo e garantir uma sucessão o mais suave e segura possível. Uma decisão típica da sua personalidade.

Neto do fundador da Toyota Motors, Kiichiro Toyoda, Akio estudou direito no Japão e obteve um “master” de finanças nos EUA. Em 1984 começou a trabalhar na Toyota e em 2004 entrou para o conselho de administração, tornando-se vice-presidente cinco anos depois.

Segundo fontes da Toyota, Akio nunca se fez valer do seu nome para subir na empresa. Mas certamente isso terá sido um fator que o ajudou a ser eleito presidente em 2009, sucedendo a Katsuaki Watanabe, demitido na sequência da crise do controlo de qualidade.

Gerir a crise

Para quem não se lembra, entre 2009 e 2011 a Toyota viu-se envolvida num problema que obrigou a um monstruoso “recall” de nove milhões de automóveis. O problema era fácil de explicar: o acelerador de alguns dos seus modelos ficava preso, levando a despistes mais ou menos violentos.

A questão começou por ser atribuída à má colocação do tapete, que prendia o pedal do acelerador. Mais tarde foi identificado um problema no próprio mecanismo do pedal, que fazia o mesmo efeito. Depois ainda apareceu um problema de ABS defeituoso. Enfim, um pesadelo.

Akio geriu esta crise, que atingiu vários continentes, da melhor maneira e no final a marca acabou por sair reforçada. Foi uma primeira prova de fogo para o presidente, então com 53 anos.

Quem é Morizo?

Em 14 anos de liderança, Akio Toyoda será lembrado sobretudo pela sua paixão pelos automóveis que o levou a adotar o pseudónimo de Morizo Kinoshita, quando participava em corridas, para não levantar muita agitação.

A sua paixão pela condução desportiva levou-o a fazer o curso interno de piloto de testes da Toyota, função que passou a desempenhar em casos concretos, como o do desenvolvimento do GR Yaris. No primeiro contacto que teve com o protótipo inicial, teve um acidente e saiu do carro a dizer que não gostava do comportamento dinâmico.

Morizo/Akio participou em várias corridas, cada vez de forma menos discreta, por exemplo nas 24 horas de Nürburgring, onde guiou o mítico Lexus LFA. A sua paixão e competência levou-o a afirmar a certa altura que “não queria que se fizesse mais nenhum Toyota aborrecido de guiar”.

Gazoo Racing

Este mote levou ao lançamento de modelos como o GT86, que evoluiu para o GR86, seguido pelo GR Yaris e pelo GR Supra, transformando por completo a oferta e a imagem da Toyota. Mas também nos modelos mais comuns se notou a diferença.

O envolvimento na competição ao mais alto nível fez da Gazoo Racing o departamento desportivo da empresa, responsável pela participação no WRC, no WEC e Le Mans e também no rali Dakar. E os resultados dificilmente poderiam ter sido melhores.

Muitas vitórias

Depois de muitos anos a tentar, a Toyota conseguiu vencer em Le Mans pela primeira vez em 2018 e não perdeu mais nenhuma edição até hoje, acumulando cinco vitórias consecutivas. Além de três títulos de marcas no WEC.

Nos ralis, venceu o campeonato de marcas do WRC por três vezes e o de pilotos por quatro vezes e ainda ganhou o rali Dakar por três vezes. Na verdade, só faltou voltar à Fórmula 1.

Atrasado nos elétricos?

Muitos acusam a Toyota de ter chegado tarde aos veículos elétricos, com o lançamento só este ano do bZ4X. Mas a política global da Toyota pondera a sua presença em todos os mercados e não apenas naqueles em que os BEV se tornaram numa prioridade, provocada pela política.

Por ser dos poucos construtores de automóveis presentes em todos os continentes, a Toyota tem uma visão que escapa a outros. E o resultado da sua estratégia, não podia ser melhor ao solidificar a posição de maior construtor de automóveis do mundo, mantendo-se nos dez milhões de unidades produzidas anualmente.

Numa conferência de imprensa organizada em 2021, Akio Toyoda mostrou que a sua marca não estava atrasada na entrada na eletrificação, mas estava no tempo certo. Nesse dia, desvendou nada menos do que 15 novos modelos eletrificados para lançar nos próximos anos, o que deixou a concorrência de queixo caído.

Em todas as frentes

E não se pode esquecer que a Toyota foi até hoje a marca que mais contribuiu para a diminuição de CO2 dos seus automóveis, através dos seus eficientes híbridos. O programa Prius começou há 25 anos e a marca já produziu mais de 20 milhões de diferentes modelos híbridos até hoje.

Akio nunca deixou de mostrar como a Toyota estava implicada no desenvolvimento de outras tecnologias que não apenas a dos híbridos ou dos 100% elétricos, investindo também nos motores de Hidrogénio e nas Fuel Cells. O futuro da mobilidade será a várias velocidades e recorrendo a várias fontes de energia.

O futuro com Sato

Quanto ao futuro da Toyota, não se espere por mudanças de rumo radicais. Koji Sato esteve envolvido na planificação da eletrificação na Toyota mas também foi presidente da Gazoo Racing. A continuidade das políticas de Akio Toyoda parece estar assegurada. Tanto mais que o sucessivo aumento de valor da empresa em bolsa na última década, prova que o caminho percorrido tem sido o correto.

Conclusão

Quando, a 1 de Abril de 2023, Akio Toyoda passar o testemunho a Koji Sato, este terá a missão de continuar a seguir a “Toyota Ruote” a caminho de transformar a empresa numa marca de mobilidade. Mas não se espere por medidas radicais, nem globais. Toyoda não se vai propriamente reformar e Sato está longe de ser um rebelde.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Um país onde se vendem mais Tesla que Skoda

TAGGED:Akio ToyodafeaturedToyodaToyotaToyota CorollaToyota Prius
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Mercedes_22
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz E220d: O regresso de um clássico

Por Francisco Mota 13 de Dezembro, 2023
DS9_25 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – DS 9 E-Tense 250 Plug-in: quer ser rival do A4 e Série 3

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Dacia_2 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Sandero Stepway 1.0: O segredo do sucesso

Por Francisco Mota 15 de Março, 2023
Targa 67 - VW ID3 vs ID4_thumbnail_3 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – VW ID.4 será melhor elétrico que ID.3?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
524157
1
Crónica à 6ª

Quando o Porto era campeão dos Lamborghini

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2020
JOGGER_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Eco-G: Como poupar 50% a GPL

Por Francisco Mota 25 de Agosto, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?