Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200702_144753
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Fiat 500X Sport: e dizem que não há coincidências…

IMG_20220601_121911
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Jeep e-Hybrid: um pouco mais que “mild-hybrid”

Corolla_5_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Corolla Cross Hybrid: 1.8 melhor que 2.0?

_JCO4159
1
Estive LáVídeos

Targa 67 estreia vídeo: Citroën C5 Aircross em teste

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – À conversa com Florian Huettl, o novo CEO da Opel
Crónica à 6ª

Crónica – À conversa com Florian Huettl, o novo CEO da Opel

Francisco Mota
Última atualização: 16 de Setembro, 2022 16:45
Por Francisco Mota 8 Min leitura
PARTILHAR

16/9/2022. Florian Huettl é o CEO da Opel desde Julho e esteve em Portugal para conhecer “in loco” a realidade da marca no nosso mercado. Foi a oportunidade para uma interessante conversa sobre o presente e o futuro desta nova Opel, que já vai com 5 anos de vida.

Conteúdos
O balanço de 5 anosA partir de 2028: só elétricosDesign “retro: não!German EnergyVamos por partesA Opel em PortugalConclusão

 

O ano de 2017 foi o mais recente ponto de viragem da Opel, uma marca alemã que comemora este ano os 160 anos de vida. Foi nesse ano que a GM vendeu a marca à então PSA, que entretanto se tornou na Stellantis, depois de se unir à FCA.

São muitas siglas, mas julgo que já todos conhecemos o seu significado e, sobretudo, o resultado final que é a Stellantis, o grupo que está no “top 3” dos lucros na indústria automóvel.

Em 2017, os objetivos traçados pela equipa de Carlos Tavares para a Opel eram simples, como recordou agora Huettl: atingir o lucro, investir na eletrificação e internacionalizar a operação.

O balanço de 5 anos

Ao fim destes cinco anos, Huettl fez o balanço da situação e avançou dados concretos que demonstram estarem a ser cumpridos os objetivos.

Depois de vinte anos a dar prejuízo à GM, a Opel passou aos lucros com a Stellantis e assim se tem mantido, incluindo em 2021, apesar das dificuldades que todos conhecemos.

O plano de eletrificação também está a percorrer o seu caminho, pois a gama já tem 12 modelos eletrificados, entre PHEV e BEV.

O CEO da Opel mostrou um dado interessante quando disse que a quota de mercado da Opel na Europa é de 4,2%, enquanto que a sua quota de veículos 100% elétrico é superior, atingindo os 4,8%. Um bom indício para os planos futuros.

A partir de 2028: só elétricos

Em 2024, todos os modelos da Opel vão ter uma versão eletrificada e a grande mudança continua a estar marcada para 2028, quando todos os Opel à venda na Europa vão ser 100% elétricos. A situação internacional (ainda?) não levou a nenhum adiamento.

Dentro de seis anos, a Opel só terá modelos 100% elétricos à venda na Europa

Quanto à estreia em novos mercados, Huettl aponta o facto de a marca ter entrado em 14 novos mercados desde 2017, mas 90% das suas vendas ainda são feitas na Europa.

Mas a conversa com o CEO da Opel, que era o anterior responsável pelas vendas e marketing; reportando agora diretamente a Carlos Tavares, esteve muito mais centrada no futuro que no passado.

Design “retro: não!

Os planos da Opel são ambiciosos, não só no que diz respeito à transferência energética, mas também na própria transferência de clientes, na renovação dos compradores dos modelos da marca.

Apesar do sucesso que o “restomod” do Opel Manta elétrico teve nas redes sociais, Huettl garantiu que o futuro do design da marca não está no passado. Ou seja, não esperemos por modelos nostálgicos, não vai haver modelos novos que copiam os antigos.

Na verdade, nem me parece que o experiente chefe do gabinete de estilo, Mark Adams, estivesse muito virado para um tipo de tendência que nunca apoiou, pelo contrário.

O Manta Electric vai ver a luz do dia, mas só herda o nome do passado, numa carroçaria de SUV-coupé de quatro portas e posicionado no segmento C. Vai ser o segundo 100% elétrico da marca, depois do Corsa-e.

German Energy

Sendo alemão e ex-chefe do marketing, não seria de esperar outra coisa do novo CEO que não fosse um plano claro e cheio de nomes, conceitos e chavões. Nem os vou traduzir do inglês em que foram criados.

Como Tavares também gosta, o plano tem um nome e chama-se “German Energy”, um novo mote para o que vem a seguir. E divide-se em três áreas com os nomes Detox, Modern German e Greenovation.

Vamos por partes

No Detox, o objetivo é simplificar. Simplificar a gama em termos de versões e de opcionais, simplificar o contacto dos clientes com a marca, através de um site mais simples e simplificar o habitáculo dos carros.

Quanto ao Modern German, a ideia é reforçar a mensagem da engenharia alemã, do “made in Germany”, mesmo partilhando plataformas e motores que têm origem francesa.

Depois, é trabalhar na comunicação da marca que deve “falar por sí própria” e reforçar um estilo mais simples e puro das carroçarias.

Finalmente, no capítulo Greenovation, a estratégia assenta na transformação das instalações históricas de Rüsselsheim num campus de inovação, a construção de uma Gigafactory em Kaiserslautern e a venda apenas de carros 100% elétricos a partir de 2028, na Europa.

A Opel em Portugal

Quanto à presença da Opel em Portugal, Huettl afirma que se trata de um país importante para a marca, mais ainda depois do início da produção do Opel Combo na fábrica do grupo, em Mangualde, numa altura em que os comerciais ligeiros estão em alta na Europa.

Também no que às vendas da Opel em Portugal diz respeito, Huettl se mostrou satisfeito com os 20% de subida em 2021, o que permitiu voltar ao “Top 10” das marcas mais vendidas.

Em 2021, as vendas da Opel em Portugal subiram 20% face ao ano anterior

Huettl registou também que a gama de produtos está bem adaptada ao nosso mercado e foram ultrapassadas questões como a da classificação de classe 2 nas portagens das autoestrada que afligiu alguns modelos no passado.

Talvez o melhor sinal que o novo CEO leva de Portugal seja que o Corsa-e foi o segundo carro elétrico mais vendido em Portugal em Julho deste ano. Um sinal de que o nosso mercado está em linha com as ambições de eletrificação da Opel.

Conclusão

A Opel tem um passado muito rico no nosso mercado. Durante décadas esteve entre as marcas mais vendidas, graças a uma adaptação rápida e eficiente às particularidades (anormalidades?…) da nossa fiscalidade e não só. Mas o passado está lá atrás e agora é preciso renovar os clientes da marca. O marketing vai dar uma ajuda nesse sentido, dirigindo a mensagem para os mais jovens, mas é preciso que o produto acompanhe. O restyling do Corsa e o novo Insignia vão ser marcos importantes, mas disso, Huettl nada disse.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Teste – Opel Astra Plug-in 180: Um genuíno alemão?

TAGGED:AstraComboCorsafeaturedMantaOpelOpel AstraOpel ComboOpel CorsaOpel Manta
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DB2023AU01344_medium
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Volkswagen ID.7: O irmão 100% elétrico do Passat

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
YARIS
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Yaris GR Sport: híbrido e (um pouco) desportivo

Por Francisco Mota 4 de Outubro, 2022
Jeep_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Compass 4xe: “Plug-in” e tração às quatro

Por Francisco Mota 3 de Janeiro, 2023
3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Born: O gémeo falso do VW ID.3

Por Francisco Mota 25 de Abril, 2022
38
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Qashqai: Nissan acerta no jackpot três vezes?

Por Francisco Mota 26 de Julho, 2021
Dynamic_01_0915 copy
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Zeekr X: SUV chinês quer dar luta ao BMW iX1

Por Francisco Mota 5 de Outubro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?