Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
RENAULT CLIO E-TECH (BJA HEV)
1
Sabia Que?

E-Tech: Renault mostra segredos dos novos híbridos

IMG_20200108_134914
1
Hoje Guiei Um...

Teste VW T-Roc R: o carro “português” mais potente de sempre

Toyota_2_A
Sabia Que?

Conheça o Top 10 dos grandes grupos automóveis

VW22001_03361 - Cópia
Crónica à 6ª

Crónica – VW investe 10 mil milhões em Espanha. E a Autoeuropa?…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – A “chantagem” do Estado Francês sobre a Renault
Crónica à 6ª

Crónica – A “chantagem” do Estado Francês sobre a Renault

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Maio, 2020 19:08
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5853″]22/05/2020 – O ministro das finanças de França diz que a Renault pode “desaparecer” se não for ajudada imediatamente. Mas as ajudas só avançam mediante algumas condições…

Conteúdos
Quebra nas sinergiasEspace, Scenic, Talisman e… Alpine!Demasiados modelosEm França?… Não!Conclusão

 

Ao fim de dez anos de lucros, a Renault fechou 2019 com prejuízos. O problema, portanto, não é a Covid-19, já vem de trás.

A novela da prisão de Carlos Goshn terá sido o gatilho que fez disparar a bala. Não porque Goshn fosse insubstituível, outros há que poderiam fazer tão bem ou melhor o seu trabalho.

Não sei se será o caso da “estrela” Luca De Meo, o novo CEO da Renault “comprado” à Seat naquilo a que se pode considerar a “transferência do ano”, ao jeito do futebol.

Mas Goshn mantinha um equilíbrio delicado entre a Renault e a Nissan, geria muito bem a confiança entre os franceses e os japoneses.

Até ao dia em que adicionou a Mitsubishi à aliança e começou a falar em “fusão”, uma palavra maldita para os japoneses, que se viam ameaçados no seu estatuto de “grandes administradores”.

O que se seguiu, era o esperado, fora a cena da sua fuga “à 007” que continua mal explicada.

Quebra nas sinergias

A diminuição das sinergias entre a Renault e a Nissan começaram a surgir e os planos para o futuro em comum são cada vez mais raros.

A Renault já precisava de uma nova direção desde o ano passado, a Covid-19 só veio agravar a situação e torná-la mais urgente.

O ministro das finanças de França diz que a Renault pode “desaparecer” se não for ajudada de imediato. A ajuda está autorizada pelos poderes europeus, mas ainda não chegou.

O ministro quer garantias, como todos os ministros das finanças querem neste momento. Não é só na TAP que o dinheiro entra contra maior “controlo” por parte do Estado.

A Renault já precisava de uma nova estratégia, que até já tinha sido mais ou menos desenhada: fecho de fábricas, despedimentos e corte na oferta de modelos menos rentáveis.

Espace, Scenic, Talisman e… Alpine!

Neste último capítulo, já tinha sido anunciada uma aposta ainda mais forte nos SUV e crossovers, tirando do catálogo modelos históricos, mas hoje pouco rentáveis, como o Talisman, Scécnic e até a Espace.

Lançada em 1984, a mãe de todos os monovolumes, foi produzida em mais de 1,3 milhões até agora, mas a atual quinta geração está a agonizar: em 2019 vendeu 9500 unidades, descendo 20% face ao ano anterior.

O Scenic, outro modelo pioneiro que deu origem a um novo segmento, também não está melhor, com quebras de 16% em 2019.

Os cortes da Renault podem passar até pelo inimaginável cancelamento de todo o programa Alpine. O desportivo em alumínio feito em Dieppe seria uma vítima do fecho da histórica fábrica da Renault Sport. Que futuro para o Mégane RS ou o futuro Clio RS?…

Demasiados modelos

A realidade é que, entre as marcas do grupo Renault, onde se incluem a Dacia, Samsung e Lada, existem nada menos do que 45 modelos diferentes. É preciso cortar para metade, admite a marca.

Mas enquanto os cortes forem em modelos, o ministro não tem grande preocupação. O caso muda de figura quando se fala em fechar fábricas da Renault em França, claro.

Na sua mais recente entrevista, o ministro diz que “não se pode” fechar a fábrica de Flins, perto de Paris e se deve fazer o mínimo de despedimentos em solo francês.

Não é que isto traga algo de muito novo, mas é curioso ver como a hipótese de fechar fábricas na China, ou noutros países é vista com outro à vontade.

Em França?… Não!

O ministro não acha admissível estar a “dar” ajudas à Renault e, ao mesmo tempo, serem fechadas fábricas do construtor em França, lançando operários para o fundo de desemprego.

Diz que, em vez disso, “devem ser aumentadas as sinergias com a Nissan”, como se isso fosse algo que se faça da manhã para a tarde.

Mas diz mais. Numa tendência que se começa a generalizar nesta fase pós-confinamento, começa a falar-se que esta é uma boa oportunidade para os construtores de automóveis acelerarem a transferência para os elétricos.

Chamar a isto irrealista será fazer um elogio a quem acha que, no meio da maior crise dos últimos cem anos, é a altura de gastar mais dinheiro em carros que só 1% da população tem dinheiro para comprar. Mas é uma das condições para as ajudas à Renault.

Conclusão

O ministro foi mais longe e disse que o dinheiro (5 mil milhões de euros) só é entregue à Renault se o grupo garantir que vai sediar o desenvolvimento de novas tecnologias em França; e se se comprometer a trazer de volta as fábricas de automóveis para França. Se isto não é chantagem….

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK

Ghosn: depois da fuga, falou e arrasou justiça do Japão

TAGGED:AlpineDaciaEspacefeaturedLadaMeganeRenaultScenicTwingo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ayrton-senna
1
Sabia Que?

Revelado quem tramou Senna depois de assinar pela Ferrari em 91

Por Francisco Mota 10 de Setembro, 2020
EQS_41
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQS SUV: O Império contra-ataca

Por Francisco Mota 16 de Novembro, 2023
ccc
Crónica à 6ª

Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra

Por Francisco Mota 18 de Março, 2022
Experimental-Sicherheits-Fahrzeug (ESF) 2019 // The Experimental
1
Sabia Que?Vídeos

O triângulo-robót da Mercedes-Benz: veja-o em vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Macan: O último antes de passar a elétrico

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2022
Defender_23_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Land Rover Defender P400e: “Plug-in” poupa 20 000€

Por Francisco Mota 16 de Maio, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?