Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Teste – BMW 520d Touring: Ainda faz sentido?

Volvo 360c Exterior Detail
1
Sabia Que?

Volvo 360c: o autónomo perfeito para a era Covid-19

20230615_123426_A
1
Crónica à 6ª

Crónica – Visita ao museu da Ferrari em Maranello

Kia EV9 GT Line 6
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Kia EV9: SUV elétrico quer rivalizar com BMW iX

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – 100 anos de Mazda e o regresso do motor Wankel
Crónica à 6ª

Crónica – 100 anos de Mazda e o regresso do motor Wankel

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Setembro, 2020 12:13
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6893″]18/09/2020. A Mazda faz 100 anos em 2020, teve um percurso difícil mas completa o centenário em melhor estado que outras marcas japonesas. A história mostra como a Mazda chegou até aqui e a sua estratégia para o futuro desvenda as suas ambições.

Conteúdos
A paixão pelo motor WankelEntra a FordSai a Ford e entra a ToyotaPresença em todos os continentesA estratégia do futuroDiesel e regresso do WankelMazda em PortugalConclusão

 

Basta olhar para as fotos publicitárias que mostram a atual gama Mazda, bem alinhada e com todos os modelos pintados no vermelho metalizado escuro que se tornou a cor da marca, para perceber algo de imediato: o sucesso do departamento de estilo.

A Mazda procurou um desenho que fosse tipicamente japonês e ao mesmo tempo elegante, capaz de atrair o olhar de compradores nos mercados mais distintos. E acertou em cheio.

Mas nem sempre foi assim, ao longo de 100 anos de vida. Fundada em 1920 como Toyo Kogyo, a primeira atividade foi a produção de máquinas-ferramenta. Mas nem tudo correu bem e esteve perto da falência logo no início, sendo necessário o auxílio dos bancos de Hiroshima.

O primeiro veículo aparece em 1930 e tratava-se ainda de um “rickshaw” motorizado. O primeiro automóvel só é lançado em 1960, o Mazda R360.

A paixão pelo motor Wankel

Foi também por essa altura que começou a paixão da Mazda pelo motor rotativo Wankel, juntando-se à NSU para o desenvolver mas acabando por ficar sozinha, quando a marca alemã faliu.

Para a Mazda, o motor rotativo era uma maneira de se diferenciar das outras marcas japonesas, mas também tinha méritos em mercados tão inesperados como o da América do Norte, onde as reduzidas dimensões e eficiência do motor Wankel eram apreciadas.

A Mazda foi a única marca a produzir uma “pick-up” com motor Wankel, mesmo se esteve longe de ser um sucesso.

A crise energética do início dos anos setenta trouxe ao de cima a falta de eficiência do sistema de produção da Mazda e também do próprio motor Wankel, que já tinha sido um dos motivos para a falência da NSU.

Entra a Ford

O banco Sumitomo entrou no negócio em 1975 e salvou a Mazda da falência. Mas não foi o único.

Por essa altura, já a Ford tinha feito um acordo de colaboração com a Mazda, que em 1979 se concretiza na compra de 24,5% das ações da marca japonesa.

Segue-se uma parceria que inclui partilha de componentes, plataformas e também de capacidade de produção em várias fábricas da Ford, o que permitiu à Mazda expandir-se em novos mercados.

Em 1995 a Ford assume 33,4% das ações da Mazda e ganha o direito de nomear um CEO de sua confiança. Foi assim que Henry Wallace se torna o primeiro estrangeiro a liderar um construtor japonês.

Até 2002, seguiram-se mais três homens da Ford com destaque para Mark Fields que esteve à frente da companhia entre 1999 e 2002. Foi ele que liderou um “salto” importante em termos de produto e de qualidade.

Sai a Ford e entra a Toyota

A crise de 2008 levou a Ford a recuar, após muitos anos em que a Mazda poupou milhões em desenvolvimento e em produção. Tal como a Ford. Mas a companhia americana decide vender 20% da sua participação, com a Mazda a reagir no dia seguinte, comprando à Ford 6,8% das ações.

Em 2015 a Ford vende os 3% que ainda tinha da Mazda e entra em cena outro parceiro, a Toyota. As duas marcas japonesas decidem-se por um acordo a longo prazo, com troca de 5% de ações e planos para partilha de tecnologia.

Depois de muitos anos a partilhar modelos completos com a Ford, em que só o emblema da grelha mudava, (alguém se lembra do Mazda 121, feito com base no Fiesta?…) a Mazda entra na sua melhor fase, com produtos genuínos e bem identificados.

Presença em todos os continentes

Dos tempos da Ford ficaram a saúde financeira e uma alargada presença em mercados de todos os continentes. Isto permite-lhe não estar dependente dos resultados de uma dada região o que resultou num volume de vendas de 1,4 milhões em 2019.

O mercado europeu valeu “só” 228 000 unidades em 2019, mas isso não quer dizer que a Mazda esteja a pensar abandonar a Europa, seguindo a Mitsubishi.

Para a Mazda, o mercado europeu tem um peso respeitável, marcando presença em 37 mercados com uma rede de 1500 concessionários. Mas não é só por isso que por cá vão ficando.

Para a Mazda, estar na Europa é estar na região mais prestigiada para a indústria automóvel, aquela que marca as tendência e onde se reúnem as melhores marcas “premium” do mundo.

A estratégia do futuro

E isso tem tudo a ver com a estratégia da Mazda para o futuro. Contrariamente ao que se passava nos anos setenta, subir o volume não é um objetivo. O que a Mazda pretende é continuar no caminho de posicionar os seus modelos a um nível cada vez mais premium.

O SUV elétrico MX-30 é o último exemplo desta estratégia, posicionando-se como um elétrico urbano familiar de alta qualidade. O que não quer dizer alto preço.

Dos planos imediatos da Mazda fazem parte nove alterações de produto em 2021, todas com redução de emissões de CO2, incluindo modelos “plug-in” com motor Diesel e o lançamento de um novo SUV.

A eletrificação não poderia deixar de estar nos planos da Mazda, com a promessa de chegar a uma oferta que inclua 95% de modelos eletrificados até 2030, dos quais 5% vão ser modelos elétricos.

Diesel e regresso do Wankel

Mas a marca não vê só elétricos na sua bola de cristal. Prova disso é o anúncio de que está a desenvolver um novo motor Diesel, mais eficiente e com menos emissões de CO2 e NOx.

E o regresso do motor Wankel também está garantido, mas numa utilização bem diferente. Vai ser usado como gerador de eletricidade para carregar a bateria numa versão com extensor de autonomia do MX-30, que estará no mercado durante 2021.

Mazda em Portugal

Em Portugal, a Mazda está presente oficialmente há 25 anos, tendo ultrapassado já a barreira das 65 000 unidades vendidas. Atualmente tem 24 concessionários e 37 pontos de venda, sendo o mais antigo o Santos Cunha de Braga, que já trabalha há 47 anos com a marca.

O seu recorde de vendas em Portugal foi de 5191 unidades em 2008, um valor que se tornou num novo objetivo, tendo em conta a continua atualização da gama.

Conclusão

Ahura Mazda, o antigo deus da luz, terá servido de inspiração para o nome da marca. Acredito que Ahura continuará a iluminar a marca, agora em direção aos veículos eletrificados.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo este LINK:

Ao volante Mazda MX-30: elétrico de charme por menos de 30 mil euros

TAGGED:featuredFordMazdaMX-30MX-5RX-7Toyota
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2019-Geneva-Motor-Show-exhibition-hall-01
Crónica à 6ª

Crónica – O fantasma do salão automóvel

Por Francisco Mota 12 de Fevereiro, 2021
20230112_135843(1)
1
Crónica à 6ªThe car of the year

Crónica – Jeep Avenger venceu o The Car Of The Year 2023

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
architecture-backlit-buildings-237325 - Cópia
1
Crónica à 6ª

Novas normas CO2: vão acabar com o seu carro?

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2019
D_03 (1)
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como os elétricos (pouco) evoluíram em 30 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo Cars and Uber present production vehicle ready for self-driving
1
Sabia Que?

Volvo vai devolver uma semana de tempo livre aos clientes

Por Francisco Mota 3 de Março, 2020
SEAT-Arona-Xperience_04_HQ
1
Sabia Que?

Seat Arona renovado: agora sim, já parece um SUV

Por Francisco Mota 15 de Abril, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?