Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200206_154529
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Peugeot 208 1.2 PureTech GT-Line

Audi Q5 40 TDI
1
Sabia Que?

Restyling Audi Q5: só “plug-in” e Diesel “mild hybrid” ou o melhor de dois mundos

R-DAM_1432744
1
Estive Lá

Dacia Manifesto Concept: carro de sonho para vida de sonho

BMW_23
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 330e: Retocar a maquilhagem

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Construir a casa (elétrica) pelo telhado
Crónica à 6ª

Construir a casa (elétrica) pelo telhado

Francisco Mota
Última atualização: 26 de Julho, 2019 18:58
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”3198″]26/07/2019 A rede de abastecimento pública de veículos elétricos está numa “situação insustentável” diz a associação dos utilizadores. É o que acontece, quando se começa a construir a casa pelo telhado…

Conteúdos
Não há dinheiro…Elétricos pouco democráticosComeçar pelo telhadoMais carregadores rápidosPagamento e faturação são uma dor de cabeçaConclusão

 

O manifesto da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) mais parece um pré-aviso de greve, o que não deixaria de ter a sua graça…

Diz a UVE que a rede pública de postos de carregamento de veículos elétricos é insuficiente, não é fiável, está degradada, não lhe é feita a manutenção, parte dela está desligada e outra parte à espera de ser instalada. Não é coisa pouca!

De quem é a culpa? Do governo, claro!… Foi o ministro da tutela que disse em 2016 que cada sede de conselho iria ter “pelo menos” um posto de carregamento e que “o Estado tinha de contribuir” para essa obra.

Pelos vistos, não contribuiu e não foi por o ministro ter mudado de ideias em relação aos elétricos, que defende de maneira por vezes questionável.

Não há dinheiro…

O problema, é fácil de adivinhar, é o dinheiro. Num país como o nosso, a verdade é que o problema é sempre o dinheiro, o dinheiro dos contribuintes, o “nosso” dinheiro.

Não chega para tudo. Para as obras de fachada há sempre orçamento, para outras empreitadas falta sempre.

Para rasgar os passeios com ciclovias que ninguém usa, há dinheiro, para investir numa rede de carregadores, já não há. E isto para ficar só no tema da mobilidade.

Elétricos pouco democráticos

Mas, mesmo que houvesse dinheiro, seria sempre o nosso dinheiro a pagar a rede de carregadores para veículos elétricos.

O dinheiro dos impostos de quem tem um carro elétrico e o dinheiro dos impostos de quem se arrasta num carro a gasóleo com vinte-e-tal anos, numa qualquer localidade esquecida do Interior, onde os únicos carregadores que existem são os dos telemóveis. Como diz Carlos Tavares, o líder da PSA: “os elétricos são pouco democráticos”.

Por que razão tem que ser o Estado a “contribuir” para a instalação da rede de carregadores elétricos? Sobretudo se não o faz bem.

A UVE também se queixa disso quando acusa o governo de ainda não ter concessionado alguns desses postos. Resta saber se há interessados.
O edifício da transição energética começou a ser feito pelo telhado, isso é mais que óbvio.

Começar pelo telhado

Antes de serem criadas as condições para que a rede de carregamento crescesse, optou-se pela propaganda ao carro elétrico como a cura de todos os males. Agora começam a haver carros elétricos a circular e não há rede para os alimentar. E ainda agora começámos.

Segundo a UVE, o parque circulante de automóveis elétricos em Portugal vai nos 12 000 unidades. Uma pequeníssima percentagem do total de 4,8 milhões de carros que circulam no nosso país, mas o suficiente para já haver problemas.

Segundo dados da Mobi.e, existem 1250 pontos de carregamento público em Portugal. Mas se formos ao seu site, está lá uma estatística que indica terem sido utilizados 998 pontos, desde 2010.

Fazendo as contas por baixo, neste momento haverá um ponto de carga para cada 10 carros elétricos, o que até está mais ou menos alinhado com as aspirações europeias.

Mas isso seria contar que esses postos estão a funcionar bem e ainda teriamos que somar os híbridos “plug-in” que também precisam de ser carregados.

Mais carregadores rápidos

Parte do problema poderia ser resolvida com mais postos de carga rápida, mas só há 63, nem todos estão a funcionar e a sua localização é tudo menos acessível.

Mas a UVE não se queixa só disso e levanta duas outras questões relevantes, pelas quais eu já passei durante os mais recentes testes que fiz a alguns carros elétricos.

Pagamento e faturação são uma dor de cabeça

Trata-se do processo de pagamento e faturação da energia elétrica, que se começou a pagar a partir do ano passado, depois de um período de transição longo em que tudo era “à borla”.

Se nunca fez a experiência, fique a saber que não pode pagar a energia no posto de carregamento, nem com dinheiro, nem com cartão de crédito.

A única maneira de o fazer é requisitar antecipadamente o seu cartão individual de mobilidade elétrica. Só com este cartão, emitido por um dos fornecedores de energia elétrica do país, poderá aceder a um carregador público.

A UVE queixa-se também da falta de transparência no pagamento, pois no final, quando desliga o carro do posto de carga, não recebe a informação de quanto vai pagar.

Apenas quando receber em casa a fatura da eletricidade, ficará a saber quanto pagou. Isto porque o total a pagar inclui várias taxas, fixas e variáveis, que mudam de posto para posto, de acordo com a empresa que o está a explorar. Não é simples.

Conclusão

No meio desta confusão toda, que me parece só terá tendência a piorar, confesso que começo a perceber os passeios que alguns condutores de modelos da Tesla fazem, traçando roteiros de “visita” aos supercarregadores que a marca americana já instalou no nosso país. Para já, são só seis, com um total de 52 pontos de carregamento, mas funcionam, por isso até merecem reverência.
Francisco Mota

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo este link:

Tesla Model 3 em teste: tudo o que queria saber

 

 

TAGGED:ElétricosEVfeaturedMobi-eTeslaUVE
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Ursula_von_der_Leyen_CDU_Parteitag_2014_by_Olaf_Kosinsky-8
1
Crónica à 6ª

Harakiri: Políticos asfixiam construtores de automóveis

Por Francisco Mota 14 de Dezembro, 2019
Mazda MX-30_Action (4)
1
Estive Lá

Teste (quase) secreto: MX-30, o primeiro elétrico da Mazda

Por Francisco Mota 4 de Dezembro, 2019
Leaf
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Nissan Leaf: pioneiro ainda tem muito para dar

Por Francisco Mota 13 de Fevereiro, 2023
02_Maserati Grecale Trofeo
1
Crónica à 6ª

Crónica: Maserati e o futuro: mais SUVs, elétricos e… para ontem!

Por Francisco Mota 25 de Março, 2022
CITROEN_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Citroën C5 X Plug-in: Aqui está algo de diferente

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2022
IMG_20200927_231401
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Porsche 911 Turbo S: 650 cv e… Feliz Natal!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?