Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2020-Porsche-Taycan-Turbo-S-white-exterior_1 - Cópia_2
1
Sabia Que?

Audi e-tron GT e Porsche Taycan: descubra as diferenças

2
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota Yaris Cross quer bater Captur e 2008

6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth F595 C: O escorpião volta a atacar!

Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Coisas que irritam 4 – o GPS que nunca funciona bem
Crónica à 6ª

Coisas que irritam 4 – o GPS que nunca funciona bem

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Agosto, 2021 16:40
Por Francisco Mota
PARTILHAR

27/8/2021. Na utilização diária de um carro, há coisas que irritam. Coisas mal pensadas ou que se desatualizam depressa. Os GPS que não cumprem o que prometem são das coisas mais irritantes.

Conteúdos
Introduzir o destino…O destino não foi encontradoConfigurações que atrapalhamMapas desatualizadosAlternativa na palma da mãoTudo atualizado e simplesConclusão

 

É um opcional e promete orientar o condutor por ruas e estradas desconhecidas. Promete indicar locais de interesse e serviços úteis. Promete muita coisa, só que nem sempre cumpre a promessa.

Gráficos cada vez mais apelativos à vista, com melhor definição, com vistas em perspectiva e até com efeito 3D fazem parte dos atributos dos mais modernos sistemas de navegação, vulgo GPS, disponíveis em cada vez mais modelos.

Só que, nem sempre funcionam como devem. A experiência da sua utilização é muitas vezes frustrante, começando pela ergonomia dos seus comandos e terminando, no pior dos cenários, na incapacidade de realizarem a tarefa que se lhes pede.

Introduzir o destino…

Tudo começa com a introdução do destino. Alguns sistemas admitem o comando por voz, mas num processo lento, quase sempre com erros de “entendimento” por parte do GPS e obrigando o condutor a usar um determinado conjunto de palavras específicas.

A introdução do destino através do ecrã tátil nem sempre é muito melhor. Começa pela disposição do teclado e do tamanho das teclas virtuais, geralmente pequenas o que dificulta a sua utilização com o carro parado, quanto mais a andar.

A procura inteligente, que vai sugerindo destinos à medida que se vai teclando o local escolhido, muitas vezes atrapalha mais do que ajuda, avançando com hipóteses rocambolescas, algumas vezes de locais com o mesmo nome mas em países diferentes.

O destino não foi encontrado

Mas o pior é quando se insere o destino, e o GPS responde dizendo que não o encontra, estando o condutor mais do que certo de que existe o que procura. Muito irritante…

Escolher o destino através de coordenadas também nem sempre funciona. Já me aconteceu o GPS levar-me para um caminho paralelo, meio obscuro e depois ter que descobrir à minha custa o local para onde queria ir.

Configurações que atrapalham

Quando começa a marcha, começam outro tipo de irritações. Sobretudo se o condutor se esqueceu de configurar as suas preferências de percurso, que são sempre mais que muitas: caminho mais curto, mais rápido, mais bonito, mais ecológico, com menos trânsito, com portagens, sem portagens, com “ferry-boat” ou sem. E estas são apenas algumas.

Por isso, não é raro o GPS levar-nos por caminhos que nem conhecemos, numa deslocação que, pelo menos em parte, até conhecemos e costumamos fazer por outro lado.

Mas isso ainda é o menos. A irritação começa quando o GPS insiste num dado percurso, que até pode ser mais curto em quilómetros medidos, mas é muito mais lento e difícil. A parte boa é que já descobri ruas e vielas que nem imaginava existirem, a poucos quilómetros de casa.

Mapas desatualizados

Depois vem o clássico: a rotunda que não está ainda atualizada no sistema e onde o GPS manda seguir em frente. À noite, com pouca iluminação na rua, pode chegar para alguns sustos.

Mas a mais desesperante é a indicação de “zona não cartografada” quando se está numa via que parece tudo menos recente.

Pode ser um mapa desatualizado ou um erro das empresas que fazem o levantamento de estradas e ruas. Gente que tem um trabalho que nunca mais acaba, eu sei…

“O seu destino é à direita” é uma das indicações mais irritantes, quando se chega ao final do percurso, se olha em redor e nada parece ter o aspeto daquilo que procuramos. E agora?…

Alternativa na palma da mão

Tudo isto acontece geralmente quando o carro é novo e se quer experimentar tudo, incluindo o GPS. Mas quando a experiência tem tantas irritações, raramente se volta a usar o sistema.

A alternativa está na palma da mão e chama-se “smartphone”. O que não falta são aplicações que funcionam muito melhor que a maioria dos GPS embarcados nos carros.

Com poucos toques no ecrã tátil do smarphone é fácil definir o destino de um percurso, é fácil configurar como se quer lá chegar e é fácil acompanhar as indicações que vão sendo dadas.

Tudo atualizado e simples

As aplicações têm a vantagem de estar mais atualizadas, de ter indicação de trânsito em tempo real de série, radares de velocidade e de indicarem alternativas, se for necessário. Só é preciso ter acesso aos dados móveis e esse pode ser um grande problema, quando se circula em locais mais remotos.

Não admira, por isso, que muitos condutores desprezem os GPS embarcados no seu carro e usem, sempre que necessário, as aplicações de navegação dos seus smartphones.

Conclusão

Sabendo disso, algumas marcas deixaram de dotar os seus modelos mais baratos da opção sistema de navegação, substituída por um bom suporte para o smartphone. Maa não é solução com grande sucesso. Apesar de usarem pouco o sistema de GPS embarcado, muitos condutores não gostam de ver o interior do seu carro sem um ecrã brilhante com um belo mapa a cores e em movimento.

Francisco Mota

Nota: “As coisas que irritam” estiveram a fazer as férias da “Crónica à 6ª feira” durante o mês de Agosto. Na próxima semana, regressa a “Crónica à 6ª feira”, com assuntos mais “sérios” mas nem sempre menos divertidos.

Ler também, seguindo o LINK:

Coisas que irritam 2 – o ajuste do banco por “cliques”

TAGGED:AudifeaturedFiatGPSPeugeotTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

csm_1_NAC_Lancamento_carreira_electrica_Carris-6914_9abb31dace
1
Crónica à 6ª

Crónica – Barcos e autocarros elétricos em Lisboa: o mau da fita não é o automóvel

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2021
lr_def_110_20my_off-road_100919_05-2
1
Crónica à 6ª

BMW compra Jaguar Land Rover… outra vez?

Por Francisco Mota 20 de Setembro, 2019
Local
Sabia Que?

Manual do proprietário está a desaparecer

Por Francisco Mota 6 de Novembro, 2018
ASX_3
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Mitsubishi ASX 1.6 PHEV: Por portas e travessas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Targa-67-Megane_Thumbnail_1-Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Renault Megane E-Tech EV60: Elétrico com sal e pimenta

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
ElétricosEstive Lá

Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal

Por Francisco Mota 8 de Julho, 2025

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?