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Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Coisas que irritam 3 – botão do fecho central de portas
Crónica à 6ª

Coisas que irritam 3 – botão do fecho central de portas

Francisco Mota
Última atualização: 20 de Agosto, 2021 18:59
Por Francisco Mota
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20/8/2021. Na utilização diária de um carro, há coisas que irritam. Coisas mal pensadas ou resolvidas à pressa. A localização incerta do botão do fecho central de portas é uma das que mais causam desespero e irritação.

Conteúdos
Em busca do botão “perdido”Afinal…O botão perdeu importânciaNão está padronizadoConclusão

 

Já aconteceu a todos. O carro está mal parado, se calhar até com aquela pressão adicional dos quatro piscas ligados. O condutor está ao volante à espera de alguém que “foi ali num instante tratar de um assunto rápido”.

O trânsito tem que se desviar para evitar o estorvo, com algumas caras zangadas ao volante e até uma ou outra buzinadela. Mas vai ser por pouco tempo e o condutor aguenta as críticas.

Eis que chega o amigo ou familiar, aproxima-se do carro, puxa o fecho exterior da porta e… nada. A porta foi automaticamente trancada pelo fecho central. E começa mais uma pequena “odisseia”.

Em busca do botão “perdido”

O condutor, que poucas vezes se tem de preocupar com o botão do fecho central de portas, inicia uma procura desenfreada do botão. Procura na consola junto do travão de mão, procura mais acima, perto dos comandos da climatização e não o encontra.

Depois procura mais acima enquanto deixa sair entre dentes: “mas, tem que estar aqui!” Mas não encontra. Lá fora, o amigo ou familiar começa a bater com os nós dos dedos no vidro da porta e a gritar: “vá lá, abre lá a porta!”

Mas o condutor não dá com o maldito botão. Procura na porta do condutor e também não o consegue descobrir. Desiste, tira o seu cinto de segurança e atira-se na direção da porta do passageiro da frente, deita a mão ao fecho interior e abre a porta à mão.

Afinal…

Quando o amigo ou familiar entra, quando ambos colocam os cintos de segurança e está tudo pronto para retomar viagem, pelo canto do olho o condutor descobre finalmente o botão do fecho central de portas: “afinal estava ali…”

Numa altura em que se fala da ansiedade da autonomia nos carros elétricos, ninguém fala da ansiedade de momentos como este, gerada por erros de ergonomia na distribuição dos botões pelo interior.

O botão perdeu importância

O botão do fecho central deixou de ser de uso frequente, por isso baixou na hierarquia no que à disposição dos comandos no habitáculo diz respeito. Isto porque o funcionamento do fecho central passou a ser automático em muitos carros.

Assim que se arranca, o fecho central é atuado automaticamente e só volta a abrir quando se estaciona, se desliga o motor e se abre a porta do condutor.

Além disso, aqueles botões interiores que existiam nas portas e que subiam e desciam, assim o fecho de cada porta estivesse aberto ou fechado, também começaram a desaparecer. Eram uma solução de recurso para abrir as portas todas, quando não se dava com o botão do fecho central.

Com esta evolução, o condutor deixou de usar com frequência o botão para o bloqueio/desbloqueio do fecho central. E, já se sabe, quando não se usa uma coisa durante muito tempo, há tendência a ficar no esquecimento.

Não está padronizado

Os construtores também têm uma parte de responsabilidade nestes momentos de “stress” desnecessário. Não há uma localização padronizada para este botão, o que até nem se entende, sendo uma função que poderá ser importante em alguns casos de emergência.

Uns, colocam o botão no meio da consola vertical, outros escolhem a consola horizontal entre os bancos, outros preferem a porta do condutor e até me lembro de um que tinha o botão no tejadilho, perto do retrovisor interior.

E nem o funcionamento do botão é padronizado. Uns são botões balanceiros, alguns deixam perceber, pela posição em que ficam, se o fecho está bloqueado ou desbloqueado.

Outros são botões nos quais se carrega uma vez para abrir e duas para fechar (ou ao contrário) ficando para o ouvido do condutor a confirmação da posição em que estão, ouvindo o mecanismo a funcionar dentro das portas.

Há botões com uma luz avisadora associada, acesa para bloqueado ou ao contrário. Há marcas que usam dois botões gémeos, um para abrir e o do lado para fechar, enfim, há de tudo.

Claro que um condutor “estudioso” do manual de instruções sabe onde fica o botão e não se vai esquecer. Mas num momento de “stress” raros são os que acertam com o botão à primeira, antes que o amigo ou familiar comece do lado de fora a bater no vidro.

Conclusão

Com todas as normas a que os construtores têm de obedecer, não faria mal se existisse uma norma também para a posição padronizada do botão do fecho central e, já agora, para o seu tamanho e facilidade de identificação. Evitavam-se momentos de constrangimento e talvez se ganhasse alguma coisa na segurança.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Coisas que irritam 2 – o ajuste do banco por “cliques”

TAGGED:carroscarros elétricosErgonomiaEV carsfeatured
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