Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
58
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda ZR-V: Híbrido diferente

6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda MX-5 100 anos: um belo fim de tarde

Supra_9 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota GR Supra 3.0i manual: a relação Homem-Máquina

Apresentac╠ºa╠ao_100Alpine A290_317
Hoje Guiei Um...

Teste – Alpine A290 GTS: Há sempre um “mas…”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > App Nissan permite aos pais controlar a condução dos filhos
Crónica à 6ª

App Nissan permite aos pais controlar a condução dos filhos

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Outubro, 2019 18:45
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”3871″] 11/10/2019. A NissanConnect propõe novas funções, como uma App que permite aos pais controlar a condução dos filhos. Saiba como funciona este “controlo parental”.

Conteúdos
Andar nos limitesInformação remotaNavegação e OTAControlo parental nos carrosOs novos limitesConclusão

 

Tirar a carta era uma ambição para todos os adolescentes da minha geração. Nunca mais chegavam os 18 anos para nos podermos inscrever numa escola de condução e fazer o exame.

Para quem gostava de carros, o desejo de poder ter um volante nas mãos, nem que fosse o carro do pai e guiar finalmente (e de forma legal…) nas estradas, era o grande objetivo.

Mas para os outros, o que interessava mesmo era a liberdade de movimentos, a possibilidade de ir para onde se quisesse, sem as limitações dos percursos e horários dos transportes públicos. E com a privacidade que só um carro pode proporcionar…

Andar nos limites

Claro que havia sempre limites, o mais comum era o dinheiro disponível para a gasolina.

Metia-se o mínimo indispensável para o depósito não andar abaixo da reserva. E nas viagens em grupo dividia-se o custo da gasolina pelos amigos. O resto era gozar a recém adquirida liberdade sobre rodas.

Claro que os pais queriam sempre saber para onde íamos, com quem íamos e o que íamos fazer. Obviamente que só tinham direito a saber o essencial, ou nem isso, mas desde que o carro chegasse a casa sem danos, não havia problemas de maior.

Informação remota

Lembrei-me disto durante uma conversa com um engenheiro da Nissan que me apresentava algumas das novas funcionalidades da NissanConnect Services, uma plataforma que inclui várias aplicações para smartphone que ligam o condutor ao carro.

Depois de registado o VIN no respetivo site e descarregada a aplicação certa é possível controlar o carro à distância, mediante vários parâmetros.

Por exemplo, pode tirar-se aquela dúvida eterna: “será que fechei as portas do carro?” sem ter que voltar ao sítio onde ficou estacionado. Basta consultar a App, e até é possível dar ordem para fechar as portas a partir do smartphone.

Também é possível ligar as luzes do carro, para descobrir onde está estacionado, muito útil naqueles parques de estacionamento a perder de vista.

Depois é possível consultar informações como a pressão dos pneus, nível do óleo do motor, estado dos travões e do ABS. Tudo isto através do smartphone.

Navegação e OTA

Outras funções disponíveis por esta via são a possibilidade de estabelecer um percurso no smartphone e depois enviá-lo pela App para o sistema de navegação do carro.

O sistema a bordo está também preparado para receber atualizações OTA (Over The Air) da Nissan, evitando assim algumas idas à oficina.
Tudo isto é útil e pacífico, o que talvez já não seja tão assim é o que vem a seguir.

Controlo parental nos carros

Uma das funções disponíveis é o controlo da utilização do carro por terceiros.

O engenheiro com quem falei dava-me o exemplo do pai que empresta o carro ao filho, mas que quer controlar a sua utilização à distância. O chamado controlo parental, aplicado aos automóveis.

Lembrei-me logo das minhas saídas com o carro do meu pai e o “resumo” que lhe fazia de por onde tinha andado e o que tinha andado a fazer…

Esta aplicação permite agora ao pai saber exatamente em que área geográfica o seu filho está a conduzir o carro, a que velocidade e durante quanto tempo. Tudo através do seu smartphone.

Os novos limites

Pode até estabelecer limites para estes três parâmetros e accionar alertas se algum deles for excedido. Depois é só ligar para o filho e dar-lhe o raspanete devido.

O engenheiro que me explicava tudo isto, fazia-o com um ar de satisfação pelo trabalho realizado. Não o posso censurar por isso, claro.

Para muitos pais, será um produto com imenso interesse, pois permite-lhes ampliar a bolha de super-proteção onde os seus filhos vivem.

Mas duvido que ele o tivesse apreciado, enquanto filho que guiava o carro do seu pai, quando era mais jovem.

Conclusão

O mundo mudou, nem sempre para melhor, ao longo das últimas décadas. É clara a super-proteção que hoje os pais dão aos filhos, que por vezes substitui a verdadeira educação.

Mas não é preciso muita imaginação para perceber que um jovem, sujeito a este tipo de vigilância remota, deixe de ver o acesso ao carro do pai como um instrumento de liberdade de movimentos.

Já não chegava a intensa vigilância policial, agora também esta!… O mais certo é o jovem preferir outro tipo de mobilidade, em vez de pedir as chaves do carro emprestadas ao pai. Mais uma pedrada no fascínio dos mais novos pelo automóvel?…

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo este link:

Será que o novo Juke ainda é o que era?

TAGGED:featuredNissanNissanConnectsmartphone
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20191120_114102
1
Estive Lá

Reportagem Salão de Los Angeles: alemães “invadem” americanos

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2019
The new Volkswagen T-Roc
1
Estive Lá

Primeiro teste – VW T-ROC@PT: Restyling e versão especial portuguesa

Por Francisco Mota 7 de Abril, 2022
BMW - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste –  BMW 218d Active Tourer: Regresso às aulas

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2022
007_Dacia Duster Journey Guincho
1
Crónica à 6ª

Crónica – Por que os Dacia são como são

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2023
_VDV6403
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – BYD Atto 3: Elétrico chinês está à altura?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_9462
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Integrale regressa como elétrico mas não é da Lancia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?