Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2023_TME_C-HR_MtE_Dynamics_012
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota C-HR: Muda mais do que parece

2022_AYGO_X_FD_DYNAMIC_029
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro teste – Toyota Aygo X: Pequeno, “crossover” e ágil, mas…

All-New COLT_14
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Mitsubishi Colt 1.0 MPI-T: Regresso 10 anos depois

IMG_20191212_142938
1
Hoje Guiei Um...

Teste CLA 200d SB: Mercedes melhora uma boa ideia

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto
Crónica à 6ª

Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Novembro, 2018 17:38
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”1155″]9/11/2018. A ACEA, associação dos construtores automóveis europeus, testou 270 novos modelos Diesel e concluiu que as suas emissões de NOx são “muito baixas”. O ADAC, automóvel clube alemão também fez os seus testes e vai mais longe: “seria bom haver incentivos financeiros para a compra de veículos com baixas emissões de NOx” entre os quais se encontram alguns Diesel, segundo os seus próprios testes independentes.

Conteúdos
Governos recuamGasolina vende maisDe 528 para… 8!Conclusão

Confesso que estas duas notícias, emitidas esta semana pela ACEA e pelo ADAC, só me surpreendem por tardias. É mais que óbvio que o caso Dieselgate projetou uma exagerada sombra de desconfiança sobre todos os motores Diesel, uma desconfiança que não se justifica face às mais recentes gerações de motores Diesel. “Uma coisa são os motores Diesel antigos, outra coisa são os modernos” diz a ACEA, uma declaração com que eu não poderia concordar mais. Mas a associação dos construtores demorou a tomar uma atitude pública em defesa dos seus representados, que são os quinze maiores construtores baseados na Europa. Os resultados são convincentes, mas podem já vir tarde, tendo em conta as dimensões de “papão” que o Diesel tomou aos olhos dos consumidores.

Governos recuam

No entanto, há aqui uma coincidência temporal com aquilo que alguns governos começam a dizer, quando afirmam que o Diesel ainda vai ter um papel importante na redução de CO2. Talvez lhes tenham chegado às mãos outros relatórios, os que dizem que, com a descida nas vendas dos carros Diesel na Europa, trocados por carros com motores a gasolina, as emissões de CO2 voltaram a subir. Não é preciso ter um mestrado em poluição para perceber o óbvio: as emissões de CO2 são diretamente proporcionais ao consumo de combustível. Ou seja, motores que gastem mais, emitem mais. É o que se passa com os motores a gasolina, face aos Diesel, apesar das evoluções dos primeiros.

“Muitos dos carros testados ficam abaixo das normas que só vão entrar em vigor em 2020”, diz a ACEA

A ACEA revelou que, dos 270 modelos Diesel que testou segundo as normas WLTP – com o sistema RDE (Real Driving Emissions) em que um aparelho de medições é montado na traseira do carro e o teste é feito na estrada, não é uma simulação em laboratório – todos cumpriram a norma Euro6d-Temp atualmente em vigor. Este teste mede as emissões de NOx e de partículas, aquelas em que os motores Diesel são piores. “Muitos dos carros testados ficam abaixo das normas que só vão entrar em vigor em 2020”, diz a ACEA, sublinhando que os 270 modelos testados representam famílias de versões, estimando o ADAC que estejamos a falar de 1200 versões Diesel que cumprem a norma.

Gasolina vende mais

No terceiro quadrimestre deste ano, as vendas de veículos de passageiros na Europa dividiram-se da seguinte forma: 58% a gasolina, 33% a gasóleo, 7,8% de outros combustíveis e 2% elétricos e “Plug-in”. São números que não deixam esperanças de redução de emissões de CO2, pelo menos no curto prazo. Por isso é importante que os Diesel recuperem, enquanto os elétricos e “Plug-in” não ganham expressão.

“Os construtores fizeram grandes investimentos para conseguir rapidamente atingir as reduções enormes de NOx. É importante que se pare de demonizar a tecnologia Diesel como um todo. Em vez disso, devemos diferenciar entre os antigos Diesel e os da nova geração” afirmou Erik Jonnaert, secretário geral da ACEA.

Ele acrescentou ainda que “os Diesel modernos, em conjunto com políticas de renovação de frotas e combinados com motorizações alternativas, vão ter um papel importante no esforço das cidades para atingirem as suas metas de poluição” concluíndo: “os Diesel vão continuar a ser importantes para reduzir as emissões de CO2 no curto e médio prazos.”

Os melhores automóveis medidos são 95 a 99% melhores do que os medidos pelo ADAC em 2012

Alguns poderão dizer que a ACEA apenas está a fazer lóbi a favor dos construtores de automóveis, uma verdade de La Palisse, pois é exatamente para isso que esta associação existe. Mas os números, são os números.

O ADAC, clube automóvel alemão, está a fazer os seus próprios testes RDE, para já tem 25 modelos medidos e as conclusões são interessantes. Todos cumprem a norma em vigor para o NOx e, face à antiga norma EU5 emitem, em média, menos 85% de NOx. Os melhores automóveis medidos são 95 a 99% melhores do que os medidos pelo ADAC em 2012.

Concretizando, o ADAC anuncia que 52% dos Diesel medidos fica abaixo da norma que impõe um limite de 80 mg/km de NOx. Os restantes ficam dentro da margem de tolerância.

De 528 para… 8!

Só para dar um exemplo, a média de NOx dos carros medidos pelo ADAC em 2012, segundo a norma EU5, era de 528 mg/km. Nos testes que está a fazer, o melhor carro medido até agora foi o BMW X1 sDrive 18d com apenas 8 mg/km de NOx.

Numa altura em que alguns governos, como o britânico, estão a retirar os incentivos à compra de carros “Plug-in” e a reduzir os reservados aos elétricos, não deixa de ser curioso observar a conclusão do ADAC, quando sugere que seria bom existirem incentivos financeiros para os carros que menos NOx emitissem, como alguns dos modernos Diesel.

Conclusão

Para quem pensava que o motor Diesel estava morto, aqui está uma inesperada prova de vida. A propalada subida nas vendas dos carros elétricos não é para já, como os números o demonstram, nem se trata de uma solução que vá acabar com todas as outras. Como me disse Robert Irlinger, líder do departamento i na BMW, em conversa durante o recente salão de Paris: “a influência da política é muito forte nesta área”, só espero que desta vez a influência seja no bom sentido.

Francisco Mota

TAGGED:DieselElétricosfeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Audi A6 Avant e-tron concept
1
Crónica à 6ª

Crónica – Audi mais premium e A3 vai ter elétrico

Por Francisco Mota 3 de Março, 2023
201804115685
1
Estive Lá

508 SW: para arrasar com a Passat

Por Francisco Mota 23 de Novembro, 2018
GM1_9241
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – Alfa Tonale x Cupra Formentor: acesso à liga Premium

Por Francisco Mota 22 de Novembro, 2022
Mirai_DPL_2021_Detail_028
1
Crónica à 6ª

Crónica – Hidrogénio: VW diz não, Toyota diz sim. Quem tem razão?

Por Francisco Mota 21 de Maio, 2021
01_220301_jeep_A
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares quer eletrificar 14 marcas em 8 anos

Por Francisco Mota 4 de Março, 2022
Renault_Espace_56
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Renault Espace E-Tech: Passa de monovolume a SUV

Por Francisco Mota 8 de Junho, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?