Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
X-Over Domination 2023
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Nissan Ariya e companhia: Eletrificados na neve

Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Leapmotor C10: “Value for Money”

IMG_20201210_150100
1
Estive LáVídeos

Contacto – Panamera 4S E-Hybrid: novo “plug-in” de 560 cv

2177754-suqiro6mfv
Crónica à 6ª

Crónica – Restyling?… Fatal como o destino

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > 20 previsões para 2020: o ano de todos os perigos
Crónica à 6ª

20 previsões para 2020: o ano de todos os perigos

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Dezembro, 2019 22:03
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”4562″]27/12/2019 – O ano de 2020 vai ficar na história como aquele em que a indústria automóvel começou a revolução em direção à eletrificação em massa. Saiba as 20 mudanças que vão acontecer.

Conteúdos
As 20 previsões para 2020Conclusão

“Aperte o cinto de segurança, vamos passar por uma zona de turbulência!” A frase bem conhecida das viagens de avião aplica-se perfeitamente ao que vai acontecer à indústria e comércio automóvel no ano de 2020.

A pressão política para a eletrificação já alastrou ao grande público e o movimento está em marcha, pelo menos do lado dos construtores. Vão ser 12 meses muito agitados, dominados pela redução da média de emissões de CO2 para os famigerados 95 g/km.Quem vai conseguir cumprir? Quem vai ter que pagar as multas? Que medidas vão ser tomadas para evitar as sanções?…

Reunindo toda a informação disponível, aqui fica a previsão dos 20 maiores acontecimentos que vão marcar o ano de 2020, o ano de todos os perigos para o setor automóvel.

Nota importante: se alguma(s) das previsões falhar, não me responsabilizo pelas consequências. Afinal, o Zandinga (aos mais novos sugiro que o vão “googlar”) nunca conseguiu acertar com a queda da ponte 25 de Abril e ele era um profissional do ramo…

As 20 previsões para 2020

20 – Subida das vendas dos carros elétricos. Organismos públicos e algumas empresas vão ser “incentivados” a substituir as suas frotas por veículos elétricos, fazendo subir as vendas.

19 – Oferta de veículos híbridos e híbridos “plug-in” vai disparar e contribuir fortemente para descer o volume de emissões de CO2. São as empresas que os vão comprar.

18 – A maioria dos veículos vai começar a ter um sistema “mild-hybrid”, na maioria será um “start/stop” melhorado.

17 – As vendas dos SUV vão continuar a crescer, apesar de serem veículos mais poluentes que as berlinas que lhes dão origem.

16 – Desaparecimento quase total de oferta de modelos descapotáveis. O mercado, neste momento, não os compra. A imagem social é negativa.

15 – Versões desportivas de vários modelos vão ser canceladas. A sua contribuição para as emissões não é compensada pelas vendas cada vez mais baixas.

14 – Vai continuar a “guerra” aos motores Diesel, que só vão sobreviver quando agregados a sistemas “mild-hybrid”e rebatizados de maneira a disfarçar que consomem gasóleo.

13 – Desaparecimento dos pequenos citadinos a gasolina. Os carros que são os menos poluentes do mercado vão deixar de ser feitos por não serem rentáveis.

12 – Jovens vão deixar, cada vez mais, de comprar um carro. Os custos e a maçada não compensam a ideia de liberdade do passado. TVDE chega.

11 – Aumento da oferta de transportes públicos coletivos elétricos irá diminuir um pouco a contribuição deste setor para as emissões nas cidades.

10 – Energia elétrica vai finalmente passar a ser paga em todos os carregadores públicos para carros elétricos. Espera-se que seja acompanhada por uma renovação e ampliação da oferta.

9 – A partir do meio do ano, algumas marcas, que não consigam cumprir a norma dos 95 g/km de CO2, vão deixar de fabricar os modelos mais poluentes.

8 – Como consequência da previsão anterior, vão fechar fábricas de automóveis, principalmente na Europa. Mais desemprego no setor.

7 – Aumento de preço dos automóveis, para os construtores fazerem face às multas por imcumprimento da diretiva dos 95 g/km de CO2

6 – Ainda não será em 2020 que vão surgir as tão esperadas baterias “sólidas”. Mas alguns construtores vão mostrar protótipos com evoluções significativas.

5 – Fuel Cell vai continuar a ser uma tecnologia falada ciclicamente. Mas os investimentos necessários à sua implementação vão travar o seu avanço.

4 – Ainda não vai ser em 2020 que vai aparecer um maior controlo de emissões de motores Diesel antigos a circular em carros mais velhos.

3 – Superdesportivos com preços de vários milhões de euros vão continuar a aparecer. Alguns deles híbridos, outros completamente elétricos.

2 – Políticos europeus vão começar a olhar para a falta de resultados das suas políticas contra as emissões poluentes. Mas não vão alterar nada.

1 – A média de emissões poluentes de carros novos vendidos em 2020 vai aumentar.

Conclusão

Espero que esteja enganado em algumas destas previsões. A minha “bola de cristal” por vezes tem problemas de conetividade e anda a gastar a bateria muito depressa.
Desejos de um bom ano de 2020.
Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o link:

Mercado da China tem as marcas de automóveis “by the balls”

TAGGED:BEVDieselEVfeaturedHEVMild-hybridPHEV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

FORD_KUGA_ST-LINE_PHEV_020
1
Sabia Que?

Novo Ford Kuga PHEV já tem preços em Portugal

Por Francisco Mota 20 de Março, 2020
The All-new Renault Espace (5)
1
Sabia Que?

Novidade – Renault Espace: Virou SUV híbrido de sete lugares

Por Francisco Mota 3 de Abril, 2023
P90391321_highRes_the-new-bmw-m5-compe
1
Crónica à 6ª

Crónica – BMW M vão ser elétricos: M5 será o primeiro

Por Francisco Mota 31 de Julho, 2020
ami_6_01_1620x1000
1
Estive LáVídeos

O Citroën Ami 6 do tio Manuel e outras histórias

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
SHOWCAR RENAULT
1
Sabia Que?

Renault 5 elétrico 2024 lidera mega plano na Europa

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2021
Skoda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Karoq TDI 4×4: Uma ferramenta especial

Por Francisco Mota 21 de Fevereiro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?