Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DB2012AU00868_blog
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como reduzir 55% no CO2 nos próximos 9 anos

img
Crónica à 6ª

Crónica – Gasolina sintética faz sentido? Porsche responde

lr_def_110_20my_off-road_100919_05-2
1
Crónica à 6ª

BMW compra Jaguar Land Rover… outra vez?

Jaguar_44
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jaguar F-Pace P400e PHEV: É como o vinho do Porto

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > O meu Top 10 do Salão de Paris
Estive Lá

O meu Top 10 do Salão de Paris

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Outubro, 2018 11:59
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”951″]Muitas marcas ausentes, praticamente todas as novidades mostradas antes das portas abrirem, por causa disto e não só, o Salão de Paris de 2018 não vai ficar na memória. Ainda assim, estava cheio de gente, logo nos dias de imprensa, antecipando uma afluência que o poderá manter como o mais visitado dos salões realizados na Europa.

Conteúdos
Para guiar ou para estar?Desportivos a um cantoComo será o futuro?Conclusão

As marcas presentes fizeram um esforço para ter uma representação digna no salão, com algumas a encher os seus stands de carros. Dos dois grupos franceses Renault/Nissan/Mitsubishi e PSA já se esperava isso, mas das marcas alemãs, nem por isso. É verdade que a VW decidiu pela falta de comparência, mas a Audi, Porsche, BMW e Mercedes-Benz ocupavam um pavilhão quase inteiro, mostrando muitos modelos acabados de estrear.

Para guiar ou para estar?

Claro que o destaque foi para os automóveis elétricos e para os autónomos, mas foi interessante ver que não há uma certeza de como estas tecnologias se vão apresentar ao público: mantendo uma estrutura convencional, ou apostando nas possibilidades que uma plataforma elétrica disponibiliza? Recuperando desenhos de inspiração nostálgica, ou apostando em silhuetas revolucionárias? Continuando a pensar na utilização do automóvel como ato de prazer de conduzir, ou escolhendo os módulos de transporte multi-pessoal com interiores tipo “lounge”? De tudo isto havia para ver no Salão de Paris.

A Tesla continua a sua bizarra política de não anunciar a potência dos motores, apenas as performances.

Curioso foi ver que a Tesla decidiu vir ao Salão de Paris, mas mostrando discretamente o seu novo Model 3, explicando as suas características principais, mas continuando a sua bizarra política de não anunciar a potência dos motores, apenas as performances. De preços, também nada foi dito.

Desportivos a um canto

Os desportivos e superdesportivos, que em tempos monopolizavam os holofotes de qualquer salão, estavam agora acantonados numa mini-exibição, longe dos modelos de grande produção ou dos “concept-cars” mais futuristas. Sinal dos tempos. Mas também sinal de que, com raras excepções, as marcas têm neste momento outras preocupações, no topo das quais está o cumprimento das irrealistas normas anti-poluição que as entidades reguladoras se preparam para instituir. Caso contrário vão ter que pagar multas. Aproxima-se um tempo em que os desportivos acessíveis devem ter os dias contados, a não ser que adiram à hibridização, o que os vai tornar forçosamente menos acessíveis.

Como será o futuro?

O futuro é dos carros elétricos? Sim. E dos semi-híbridos, dos híbridos, dos Plug-in e até dos Fuel Cell. Sem esquecer os Diesel, que não vão desaparecer em fumo, ou não tivessem na sua reduzida emissão de CO2 o seu grande trunfo.

Conclusão

De tudo o que vi, elegi o meu Top 10 dos automóveis que foram mostrados no salão de Paris, que pode ver na galeria acima:

1 – Peugeot e-Legend

2 – BMW Série 3

3 – Suzuki Jimny

4 – Porsche Speedster

5 – Audi Q3

6 – Kia Proceed

7 – Tesla Model 3

8 – Mercedes-Benz Classe B

9 – Ferrari Monza SP1

10 – BMW Z4

TAGGED:featuredParisSalão
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai N: A variante N continua a alastrar…

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2022
VIDEO-KEYNOTE2
1
Crónica à 6ª

Futuro da mobilidade?… Conheça as 7 Mega-tendências

Por Francisco Mota 5 de Julho, 2019
Leaf
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Nissan Leaf: pioneiro ainda tem muito para dar

Por Francisco Mota 13 de Fevereiro, 2023
renault_hybrid_33
1
Sabia Que?Vídeos

E-Tech: como funciona o (original) híbrido da Renault

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
AUDI
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q2 1.0 TFSI: Três cilindros e 1.0 chegam?…

Por Francisco Mota 13 de Setembro, 2022
Volvo Concept Recharge Exterior front view
1
Sabia Que?

Volvo investe milhares de milhões em novas baterias

Por Francisco Mota 23 de Fevereiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?