Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
BYD_62
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Grandland GSe: 300 cv híbridos e mais alguma coisa

IMG_20191212_142938
1
Hoje Guiei Um...

Teste CLA 200d SB: Mercedes melhora uma boa ideia

XPENG G6 (8)
Estive Lá

Novidade – Xpeng: Caetano traz outra chinesa

1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Mégane RS Trophy: um belo dia na montanha

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Falta de “chips” encolhe listas de opcionais
Crónica à 6ª

Crónica – Falta de “chips” encolhe listas de opcionais

Francisco Mota
Última atualização: 25 de Junho, 2021 21:41
Por Francisco Mota
PARTILHAR

25/6/2021. No outro dia, um amigo encomendou um B-SUV. O negócio ficou fechado, com duas contrariedades: a entrega vai demorar três meses e o painel de instrumento vai ter que ser o analógico. Não há “chips” disponíveis para o painel digital opcional.

Conteúdos
O que fazer?Equipamentos ficam de foraCasos mais gravesAs consequênciasLição para o futuro?Conclusão

 

Esta história é uma de milhares que está a acontecer aos compradores de automóveis neste momento e a “culpa” é da falta mundial de “chips”, ou semi-condutores.

A indústria automóvel está a ser afetada fortemente pela insuficiente produção mundial de “chips” e as marcas têm que tomar decisões, difíceis de aceitar pelos compradores.

A insuficiência destes componentes fundamentais para qualquer máquina, mais ainda para os automóveis, que os utilizam aos milhares, são um grande problema.

Estima-se que, num modelo utilitário moderno, 30% dos “chips” necessários sejam destinados a sistemas de segurança e ajuda à condução, outros 30% vão para sistemas de conforto e entretenimento, 25% para sistemas de conetividade e apenas 15% para o motor e transmissão. Por tudo isto, os construtores foram obrigados a tomar opções.

O que fazer?

A primeira decisão é pura e simplesmente deixar de fabricar alguns modelos. A escolha é fácil: produzem-se os que dão mais lucro, entre os que mais se vendem. Os outros ficam suspensos até melhores dias.

A segunda opção é produzir modelos para os quais as encomendas de “chips” em falta têm chegada prevista para um prazo aceitável. Fabricam-se esses modelos, e estacionam-se nos parques da fábrica, à espera que cheguem os “chips” para terminar o trabalho.

A terceira opção é a mais interessante. Poupar nos “chips” disponíveis e deixar de disponibilizar equipamentos que não são essenciais ao funcionamento do carro. E vendê-los assim mesmo.

Equipamentos ficam de fora

Os casos deste último exemplo são mais que muitos. Nos EUA, a Tesla deixou de equipar os seus modelos com o apoio lombar regulável no banco do passageiro da frente. A GM, ainda no mercado americano, deixou de equipar alguns modelos com start/stop.

Na Europa, também há muitos exemplos. Na VW, o “head up display” com realidade aumentada do ID.3 está temporariamente indisponível na lista de opcionais. O mesmo se passa com o ecrã tátil de maiores dimensões, em alguns modelos Renault, tal como o carregador de telemóvel por indução.

No caso do meu amigo que comprou o B-SUV, era o painel de instrumentos digital que estava indisponível no Ford Puma. Há vários casos de indisponibilidade momentânea de faróis de LED.

Casos mais graves

Mais preocupante, é a ausência temporária de algumas listas de opcionais e mesmo da lista de equipamento de série de funções nas ajudas eletrónicas à condução, que colocam em causa a segurança.

São também vários os casos em que os sistemas de conetividade estão a ficar de fora, impedindo a ligação do carro à Internet e anulando assim uma série de funções de informação e entretenimento.

Claro que o cliente é devidamente informado do assunto antes de pagar. Mas algumas destas ausências não vão poder ser colmatadas no futuro, pois montar alguns destes componentes à posteriori seria demasiado caro.

As consequências

Toda esta crise dos semi-condutores está a pôr em causa um dos fundamentos da fabricação moderna de automóveis, o “just-in-time” em que as peças chegam à fábrica poucas horas antes de serem montadas nos carros, na linha de produção.

A redução de stocks de peças é um dos maiores benefícios deste princípio, inventado há décadas pela Toyota. Mas agora está a chegar-se à conclusão que, afinal, ter alguns stocks talvez não seja má ideia.

Lição para o futuro?

Outra consequência da crise é que os construtores estão a perceber que, se calhar, deviam estar mais envolvidos na produção dos semi-condutores e não apenas encomendar a um dos poucos grandes fabricantes mundiais que existem no sudeste asiático.

Os próprios Estados estão a perceber que devem fazer algo e começam a planear ajudas aos pequenos fabricantes europeus de “chips”, para que os possam fazer em maior quantidade e mais depressa. Nos EUA isso já acontece.

De um momento para o outro, os “chips” passaram a ser uma matéria estratégica, quase ao nível do petróleo. E não se pense que os carros elétricos escapam a esta “seca” de “chips”, pois precisam deles ainda mais do que os modelos com motores de combustão.

Conclusão

Os mais otimistas dizem que esta crise vai passar daqui a seis meses. Mas se “passar” significa voltar ao que existia antes, não me parece que algum construtor possa dizer que fica livre de lhe voltar a cair uma crise semelhante em cima. É que, nas palavras de um CEO de uma marca conhecida, que não me parece estar a ver bem o problema: “os chips são tão baratos que, quem os faz, até podia triplicar o preço.”

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – smartphones “roubam” chips aos automóveis

TAGGED:China Taiwanchipsfeaturedsemi-condutoresToyota
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

1
1
Estive Lá

Primeiro comparativo – Astra contra 308: Gémeos ou primos afastados?

Por Francisco Mota 22 de Fevereiro, 2022
Otavia_49
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Octavia RS: não é bem o Golf GTI checo

Por Francisco Mota 2 de Novembro, 2022
65
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Compass 4xe Trailhawk: “Plug-in” com vocação offroad

Por Francisco Mota 14 de Março, 2022
Story "CO2 neutral ID.3: like that"
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 6 meses: neutralidade de CO2, sabe o que é?…

Por Francisco Mota 27 de Janeiro, 2020
Night views of the Rue de la Loi
Crónica à 6ª

Crónica – Norma Euro 7: Afinal, o que está em causa?

Por Francisco Mota 11 de Novembro, 2022
IMG_20190813_113701
1
Hoje Guiei Um...

Teste Kodiaq RS de 239 cv: “isto” é mesmo um Skoda?…

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?