Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
S18_4111
1
Estive Lá

Novo Porsche 911: saiba (mesmo) tudo sobre a oitava geração

model-3-hero-desktop-v2
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Novo Tesla pode ser feito com base no VW ID.3

37 - Cópia
1
Sabia Que?

GPL ainda vale a pena? Dacia acredita que sim

2062793-8wynj8fkba
1
Sabia Que?

Saiba como funciona um híbrido “plug-in” em 5 passos simples

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Bentley: como se faziam carros de luxo há 75 anos
Sabia Que?

Bentley: como se faziam carros de luxo há 75 anos

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Junho, 2021 19:05
Por Francisco Mota 3 Min leitura
PARTILHAR

Luxo e Bentley são quase sinónimos. Mas a maneira como a marca britânica fabrica os seus carros de luxo mudou radicalmente. Dos artesãos do passado aos operários especializados do presente, é a história do automóvel que se reconhece.

Conteúdos
Vencer Le Mans cinco vezesEficiência subiu muito

 

Há marcas assim, que precisaram de encontrar o dono certo para terem realmente sucesso comercial. É o caso da Bentley, que só após a aquisição pelo Grupo Volkswagen, em 1998, começou a subir os seus níveis de produção para números significativos.

Um número divulgado pela marca há pouco tempo diz tudo: 81% de todos os Bentley fabricados desde que foi fundada em 1919, foram-no já sob a propriedade do Grupo Volkswagen.

Mas não foi o Grupo VW que construiu a fama da Bentley, nem a Rolls Royce, que foi dona da Bentley durante 71 anos, período durante o qual todos os modelos da Bentley ficaram “reféns”da marca dominadora, pois eram derivados de modelos Rolls Royce.

Vencer Le Mans cinco vezes

A fama da Bentley vem da segunda metade dos anos 1920, quando venceu as 24 horas de Le Mans por cinco vezes entre 1924 e 1930, as últimas quatro consecutivas. No ano seguinte, a Bentley entrou em processo de falência e acabou por ser comprada por um fundo, atrás do qual se escondia a rival Rolls Royce.

Desde 1946 que a Rolls Royce levou a Bentley para Crewe, uma fábrica feita num terreno onde se cultivavam batatas, faz agora 75 anos. A Rolls Royce tinha construído a fábrica em 1938 para aí fazer os motores Merlin, dos aviões de guerra Spitfire.

A evolução da produção nestes ¾ de século é ilustrada por alguns dados revelados pela Bentley. Em 1943, o primeiro modelo aí produzido foi o Bentley Mark VI. Seguiram-se 206 modelos diferentes até hoje.

Eficiência subiu muito

Em 1943, Crewe ocupava 10 000 trabalhadores, hoje tem 4000, mas a eficiência cresceu dramaticamente. Hoje, a fábrica faz 85 carros por dia, há vinte anos, esse era o volume mensal.

Depois dos investimentos feitos pela VW em 1998, neste momento, Crewe está novamente a passar por uma revolução em direção à eletrificação e a modelos exclusivamente elétricos, prevista estar concluída até 2030.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Bentley Continental GT Cabrio: 24 horas nas nuvens

TAGGED:BentleyBEVCreweElectric carsfeaturedGBHybrid CarsRolls RoyceUKVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

01_Maserati GranTurismo Folgore
1
Sabia Que?

Novidade – Maserati GranTurismo regressa com elétrico de 761 cv

Por Francisco Mota 3 de Outubro, 2022
5
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – GTI contra GTE: qual o melhor VW Golf desportivo?

Por Francisco Mota 11 de Maio, 2021
2021 - RENAULT 5 PROTOTYPE ET RENAULT 5 TL
1
Crónica à 6ª

Crónica – Moda dos elétricos retro explicada pelo designer da Renault

Por Francisco Mota 2 de Julho, 2021
IMG_20190123_145453
1
Hoje Guiei Um...

VW Up! GTI: porque quero ter um?

Por Francisco Mota 5 de Fevereiro, 2019
10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai N: A variante N continua a alastrar…

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2022
IMG_20191106_142438 (1)
1
Estive Lá

Ao volante do novo C-HR: traz segundo híbrido e continua sozinho

Por Francisco Mota 8 de Novembro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?