Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Rindt-RK-06-02_8.indd
1
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro: Rindt, o campeão de F1 a título póstumo

Bayon_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Bayon 1.0 DCT7: Margem de manobra

1 (1)
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Alfa Junior Q4: Não é para nós

IMG_20190130_165541
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

BMW 840d xDrive: Diesel, com muita honra!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Q2 35 TFSI: “restyling” dá nova vida ao SUV júnior da Audi
Hoje Guiei Um...

Teste – Q2 35 TFSI: “restyling” dá nova vida ao SUV júnior da Audi

Francisco Mota
Última atualização: 17 de Maio, 2021 16:45
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Lançado em 2016, o Audi Q2 teve uma carreira discreta, como o SUV mais pequeno da marca. Agora recebeu um restyling, pequeno mas suficiente para lhe dar uma nova vida.

Conteúdos
Por dentro, quase igualUltrapassado ou válido?Motor 1.5 de 150 cvPneus exageradosBoa dinâmicaConclusão

 

O crescimento quase semanal da procura por modelos SUV tem vários efeitos. Um deles é recuperar modelos que, quando foram lançados não causaram grande impacto no mercado. É o caso do Audi Q2.

Feito com base na primeira geração da plataforma MQB, o Q2 apareceu em 2016, posicionando-se algures entre o topo do segmento B e a base do segmento C, a exemplo do que aconteceu no ano seguinte com o VW T-Roc, com o qual o Q2 partilha muita coisa.

Cinco anos depois, a Audi aplica um “restyling” ao Q2, que se fica pelo redesenho dos faróis (passando a disponibilizar matriz de LED) e da grelha, bem como dos para-choques. Uma nova escolha de cores e de jantes e o trabalho está feito!

A verdade, é que o Q2 ganhou muito com estes retoques, ficando com um visual mais apelativo e uma pose “mais SUV”, apesar de a altura ao solo de 150 mm não ter aumentado.

Por dentro, quase igual

Por dentro, as diferenças são ainda menores, resumindo-se a pequenos detalhes nas grelhas da climatização, inspiradas nas do TT e nos punhos das caixas de velocidades. A unidade que testei tinha a S tronic de dupla embraiagem e seis velocidades, com patilhas fixas ao volante.

Claro que houve uma atualização do sistema de infotainment, da conetividade e das ajudas à condução. Mas o Q2 ainda não tem tudo o que está disponível no novo A3, que já usa a plataforma MQB Evo.

A filosofia do modelo não mudou, sendo mais um crossover que um SUV, dada a altura total ficar pelos 1,51 metros. Uma espécie de A3 “Allroad”, com uma posição de condução que não é tão alta como alguns concorrentes.

Ultrapassado ou válido?

O habitáculo tem o desenho dos Audi lançados há quase cinco anos, ainda mantendo o comando rotativo para o infotainment, que é a melhor solução em termos de ergonomia.

O monitor “plantado” no topo do tablier parece agora um pouco ultrapassado, mas pelo menos não é tão confuso como a última geração usada em vários modelos do grupo.

A qualidade é variável, no habitáculo, com alguns plásticos duros nas zonas mais baixas e o espaço é melhor para quatro que para cinco, com os 405 litros da mala a serem um bom valor.

Motor 1.5 de 150 cv

Na gama Q2, o número 35 que identifica esta versão significa que tem um motor 1.5 turbo a gasolina, de quatro cilindros e 150 cv. Está aqui acoplado à caixa S tronic de dupla embraiagem, tudo material bem conhecido do grupo e com provas dadas.

O volante tem um bom tato e posição adequada, além de ter o grande mérito de ser redondo, sem a base cortada. O mesmo se pode dizer do banco do condutor, que é confortável, sem ter muito apoio lateral.

O motor tem um desempenho muito “despachado” logo desde os regimes mais baixos, pois o binário máximo de 250 Nm está pronto logo às 1500 rpm.

Depois, dá o seu melhor nas rotações intermédias. Quando se faz subir a rotação perto das 5000 rpm, a vivacidade começa gradualmente a descer, o que é normal, num motor afinado para uma utilização familiar.

Pneus exagerados

A caixa S tronic é melhor a subir que a descer, não aceitando reduções antecipadas, para proteger a sua integridade. Mas isso não chega a ser um entrave para uma condução desenvolta, sobretudo na cidade.

A suspensão faz um bom trabalho a favor do conforto, se o piso não for muito mau. Mas quando piora, os pneus de medida 235/40 R19 (um exagero para a potência disponível) fazem pagar o baixo perfil em desagradáveis solavancos.

Mudando os modos de condução entre Efficient/Comfort/Auto/Dynamic/Individual é possível minorar um pouco a questão, devido à presença da suspensão com amortecimento adaptativo, mas não totalmente.

Boa dinâmica

Com estes pneus, é claro que o Q2 não tem falta de aderência lateral e muito menos de tração, mesmo quando se escolhem estradas com mais curvas e se decide procurar o que o motor tem para dar. A aceleração 0-100 km/h chega em 8,6 segundos.

Tendo em conta a suspensão mais alta, o Q2 nem tem demasiada inclinação lateral em curva. Nota-se, sobretudo, que a suspensão traseira de eixo de torção tem um pouco mais de dificuldade em manter as massas controladas, que a da frente.

Mas este Q2 também sabe divertir, para os condutores que quiserem um pouco mais de ação. Uma desaceleração brusca, já a curvar, deixa a traseira deslizar uns graus, alinhando a frente com a saída da curva.

Quanto a consumos, as notícias não são fantásticas. Não recorrendo a qualquer tipo de ajuda híbrida, o 1.5 TFSI, montado neste Q2 de 1365 kg, registou 8,2 l/100 km, em cidade e 7,1 l/100 km, em auto estrada.

Conclusão

O Q2 ganhou mais do que se poderia esperar com este “restyling”. Não só a nível de aspeto, como de equipamento disponível. Mas o seu ciclo aproxima-se do fim e não é barato. A unidade que ensaiei, de seu nome Audi Q2 35 TFSI S-Line S tronic custa 37 514 euros. A versão base, com caixa manual, fica nos 32 403 euros, existindo ainda o 30 TFSI de 110 cv a partir dos 30 992 euros.

Francisco Mota

Audi Q2 35 TFSi S-Line S tronic

Potência: 150 cv

Preço: 37 514 euros

Veredicto: 3 (0 a 5)

Ler também, seguindo o LINK

Audi Q4 e-tron elétrico: está instalada a confusão…

TAGGED:AudiAudi Q2featuredPHEVTDITFSIVolkswagenVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Base de donnée : Astuce Productions
1
Crónica à 6ª

Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro

Por Francisco Mota 19 de Fevereiro, 2021
Volkswagen initiates system changeover to e-mobility – Product
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 8 meses: hoje foi feito o primeiro em Zwickau

Por Francisco Mota 4 de Novembro, 2019
_02w8894
1
Sabia Que?

Méhari, era jipe, camião e… avô dos SUV

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2019
PR Honda _ Honda altera logótipo em campanha de sensibilização_1
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica: como as marcas sobrevivem ao Covid-19

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IBIZA_fiesta - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – Fiesta vs. Ibiza: Qual o melhor, qual o mais divertido?

Por Francisco Mota 11 de Maio, 2022
IMG_20180904_115840
1
Hoje Guiei Um...

Lexus UX250h, mas que grande coincidência!

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2018

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?