Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
CAR OF THE YEAR 2022
1
Sabia Que?The car of the year

Kia EV6 é o The Car Of The Year 2022: esta foi a minha votação

Volvo EX30 Cloud Blue Exterior
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Volvo EX30: Irresistível “descer” aos B-SUV

Targa 67 - DS4_thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – DS 4 E-Tense: Rivaliza com Audi, BMW e Mercedes?

Volkswagen T-Roc Cabriolet
1
Sabia Que?

T-Roc Cabrio: as razões do SUV descapotável da VW

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > VW Iltis é o antepassado do Audi Q8, não acredita?…
Estive Lá

VW Iltis é o antepassado do Audi Q8, não acredita?…

Francisco Mota
Última atualização: 25 de Setembro, 2018 12:08
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”882″]A apresentação nacional à imprensa do novo SUV da Audi, o Q8, que vem para dar luta ao BMW X6, Mercedes-Benz GLE Coupé e Range Rover Sport, foi feita no museu do importador, a SIVA. Além da estrela do dia, infelizmente pintado num anónimo branco que lhe retira toda a elegância, estavam lá alguns dos modelos do museu, que tinham sido arrumados a um canto, para dar espaço ao evento. Ao fundo da sala encontro um VW Iltis, totalmente recuperado nas suas cores de guerra, o verde tropa. Fiquei a saber que o seu restauro foi uma obra do centro técnico da SIVA, mas em que todos os trabalhadores da empresa deram o seu contributo, por mais pequeno que fosse. Um dos altos responsáveis da empresa declarou com orgulho que tinha participado no restauro dos bancos. Uma belíssima acção de “team building” que certamente ficará na memória de todos os que nela participaram.

Conteúdos
O que há de comum entre o Iltis e o Q8?O SUV em super-luxoTudo se liga ao primeiro quattroConclusão

O que há de comum entre o Iltis e o Q8?

O interessante da presença do Iltis e do Q8 sob o mesmo teto é que existem laços entre os dois. Não acredita? Ora vejamos… Recuperando um pouco a história do Iltis, tratou-se da resposta do grupo VW a um concurso público na Alemanha, para o fornecimento às forças armadas de um pequeno veículo de transporte, uma espécie de cópia do Jeep. Isto aconteceu nos anos setenta e o Iltis acabaria por ser o escolhido, sendo produzido entre 1978 e 1988.

Até poderia ter-se chamado Audi, mas o Grupo achou que VW seria politicamente melhor aceite, e tiveram razão

A parte da ligação ao Q8 vem de quem o projetou e desenvolveu. Pois é!… Foram mesmo engenheiros da Audi que pegaram num anterior veículo do mesmo tipo, o Munga, produzido pela DKW, uma das marcas que deu origem à Audi, e desenvolveram o Iltis. A transmissão às quatro rodas usava alguns componentes do Audi 100 da altura e o motor era um 1.7 de quatro cilindros, a gasolina com 75 cv. Até poderia ter-se chamado Audi, mas o Grupo achou que VW seria politicamente melhor aceite, e tiveram razão. Apesar da sua simplicidade, do teto de lona, das portas de tirar, a verdade é que o Iltis até ganhou o rali Paris-Dakar, quando a prova era uma verdadeira aventura africana e não a atual corrida desenfreada.

O SUV em super-luxo

O Q8 é um produto completamente diferente, destinado a disputar vendas entre os SUV de luxo, com um desenho inovador (para os padrões da Audi), um interior luxuoso e super-equipado e, para já, com um motor 3.0 V6 Diesel de 286 cv, caixa automática e tração às quatro rodas. Nesta versão de lançamento chama-se Q8 50 TDI, com o “50” a indicar o nível de potência, segundo uma lógica inventada pela Audi que ninguém percebe. Fica acima do 45 TDI, que terá 231 cv e será lançado mais tarde e abaixo do SQ8 4.0 BiTDI de 435 cv. O 50 TDI custa 110 mil euros, mas, mesmo assim, a SIVA espera vender 60 por ano, sabendo-se que o X6 e o GLE Coupé juntos só vendem 100.

Tudo se liga ao primeiro quattro

Tentei encontrar mais algum ponto em comum entre o Iltis militar e o Q8 SUV coupé de luxo e, para minha surpresa, consegui! Segundo os estilistas da Audi, os alargamentos dos guarda-lamas do Q8 são inspirados nos do primeiro Audi quattro, o que ganhou nos ralis dos anos oitenta. Quanto ao Iltis, foi o carro que deu o seu sistema de transmissão integral precisamente a esse primeiro quattro.

Conclusão

Duvido que muitos dos engenheiros que trabalharam no projeto do Q8 tenham conhecimento de que foram os seus antecessores que fizeram o Iltis e que, de algum modo, lançaram no mercado aquele que pode ser visto como o primeiro TT do Grupo VW. Em certa medida, ainda que muito ténue, o Iltis é o “pai” de todos os SUV que o grupo produz atualmente.

TAGGED:AudiIltisQ8SUVVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20190909_205942
1
Estive Lá

Top 13 do (último?…) Salão Automóvel de Frankfurt

Por Francisco Mota 15 de Setembro, 2019
p12-0428-a5-8156148979535733676
1
Sabia Que?

Porsche pondera voltar a ter motores Diesel

Por Francisco Mota 6 de Junho, 2019
Hyundai IONIQ 5 N estreia-se no Goodwood Festival of Speed e estabelece-se como uma nova referência para os veículos elétricos de alta performance (3)
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Hyundai Ioniq 5 N: Segredos do elétrico de 650 cv

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Dynamic_01_0915 copy
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Zeekr X: SUV chinês quer dar luta ao BMW iX1

Por Francisco Mota 5 de Outubro, 2023
210810M
1
Estive Lá

Levante Hybrid: o Maserati mais aguardado chega em Junho

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2021
Holger Maske Juli 2020
1
Estive LáVídeos

Porsche 911 GT3: nova geração pode ser a última

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?