Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Mustang_12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Mustang Mach-E RWD: Mais barato é o melhor?

NewOpelMokkaElectric
Estive Lá

Primeiro Teste – Opel Mokka: Retoques e novo motor

Jeep
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Compass e-hybrid: um “mild hybrid” com bónus

CotY_Finalist_2020
1
Estive LáThe car of the year

Anunciados os 7 finalistas do Car Of The Year 2020. Quer saber quais são?…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Andam a roubar catalisadores… também em Portugal
Sabia Que?

Andam a roubar catalisadores… também em Portugal

Francisco Mota
Última atualização: 29 de Abril, 2021 16:55
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

Há dois anos, escrevi no Targa 67 sobre os roubos de catalisadores no Reino Unido. Agora, o fenómeno chegou a Portugal e nem os carros guardados nas garagens comuns se safam.

Conteúdos
Para quê, roubar catalisadores?Os carros preferidosPorquê os híbridos?“Gaiolas” de proteçãoFaz lembrar o roubo de autorádiosConclusão

 

Em 2019 escrevi aqui no Blog Targa 67 sobre o fenómeno de roubo de catalisadores no Reino Unido. Um crime que estava a tomar proporções muito grandes como o mostravam os números da altura.

Só nos primeiros seis meses, tinham sido registados na área de Londres 2894 roubos de catalisadores, uma subida brutal face aos 1674 roubados durante os 12 meses de 2018.

O procedimento era descrito como muito simples e rápido: os ladrões procuravam o carro certo, enfiavam-se por baixo dele, cortavam o tubo de escape, antes e depois do catalisador e desapareciam.

Pois bem, este crime chegou a Lisboa, como fiquei a saber de fonte oficial. E os ladrões até já refinaram os procedimentos.

Para quê, roubar catalisadores?

As motivações para este tipo de roubos são duas e ambas andam à volta do mesmo tema, o elevado valor de um catalisador.

Alguns dos roubos são feitos a carros semi-novos, com o intuito de revender os catalisadores a oficinas menos sérias, que depois os usam para substituir os catalisadores usados ou danificados dos carros dos seus clientes. Ou até dos carros a que foram roubados!…

A outra razão é ainda mais incrível e tem a ver com o valor dos metais nobres contidos no catalisador, sobretudo a Platina, o Ródio e o Paládio.

Alguns catalisadores são roubados e depois entregues a empresas que fazem a sua reciclagem, para aproveitar a Platina, o Ródio e o Paládio.

Os carros preferidos

Em Portugal ainda não conheço dados concretos, mas no Reino Unido os carros preferidos pelos ladrões para o furto dos catalisadores eram três modelos da Toyota: a segunda e terceira geração do Prius e a segunda-geração do Auris Hybrid. Mas os carros em que os ladrões preferem “trabalhar” são os SUV, porque têm maior altura ao solo, o que lhes facilita a operação.

Porquê os híbridos?

A preferência dos ladrões pelos híbridos da Toyota tem duas razões de ser. A primeira é que os catalisadores dos híbridos são menos solicitados que os de motores convencionais, por isso estão em melhor estado.

A segunda razão é que os catalisadores da Toyota estão num local de fácil acesso aos ladrões, a meio do carro, ao contrário do que se passa noutros carros, em que estão dentro do compartimento do motor.

Os melhores “artistas” deste crime conseguem completar a operação em um minuto e meio, o que é notável. Mas não fazem um serviço “limpo”, danificando a área em redor do catalisador.

No entanto, os criminosos que atuam em Portugal parece terem desenvolvido duas técnica alternativas, uma mais ruidosa, recorrendo a uma serra circular elétrica, e uma mais silenciosa, feita com corte a quente.

“Gaiolas” de proteção

Para contrariar este crime, no Reino Unido foram surgindo no “aftermarket” soluções para proteger os catalisadores dos roubos. As mais populares são uma espécie de “gaiolas” que são colocadas em redor dos catalisadores para dissuadir os ladrões de o tentar roubar.

No Reino Unido, a polícia aconselhava a guardar o carro numa garagem, durante a noite. Mas isso não parece ser problema em Lisboa.

Por cá, os criminosos estão a entrar em garagens de condomínios, a meio da noite, arrombando portas comuns e depois fazendo ligações diretas nos elevadores, para chegar aos pisos de garagem, pois os elevadores só descem a esses pisos mediante o uso de uma chave.

Depois é só controlar a ronda do eventual segurança e “trabalhar” tranquilamente, no conforto de uma garagem.

Faz lembrar o roubo de autorádios

Toda esta história me faz lembrar um “flagelo” que assolou todos os que tinham carro em Portugal, há umas duas a três décadas: o roubo de autorádios.

Quando os autorádios eram comprados separadamente do automóvel e tinham todos o mesmo “standard” de dimensões e ligações, os roubos subiram em flecha e raro era o condutor que, pelo menos uma vez, não via o seu carro assaltado e o autorádio roubado.

Conclusão

Já não bastava o custo de ter que substituir um catalisador, quando este se avaria, agora os condutores ainda estão sujeitos a que esse componente seja alvo de furto.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK

Audi Q4 e-tron elétrico: está instalada a confusão…

TAGGED:AudiBMWfeaturedMercedesroubo de carrosSUVToyota
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Velar_12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Velar P400e: Mexer mas sem estragar

Por Francisco Mota 23 de Janeiro, 2024
1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini JCW: 2.0 turbo de 231 cv bate recorde de vendas

Por Francisco Mota 18 de Janeiro, 2022
DSC06599
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BYD Seal AWD 3.8 S: O maior rival do Model 3

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2024
ST_43 (2)(1)_B
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Focus ST Pack Track: Gosto, gosto muito!

Por Francisco Mota 9 de Agosto, 2023
audi_54_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi A5 Cabrio TDI: Está fora de moda?

Por Francisco Mota 29 de Julho, 2023
IMG_20190428_084524
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Porsche 911 Carrera 4S: todos temos um sonho… (com vídeo)

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?