Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
industrial-robotic-arms-of-kuka-ag-mount-body-parts-to-a-news-photo-1583768548
1
Crónica à 6ª

Crónica – Indústria automóvel: como será o “day after”?

Audi_A8_Multimaterial_Space_Frame_720p_H264_EN_thumb_03
1
Crónica à 6ª

Não deviam os carros ser já todos em Alumínio?

IMG_20201211_104821
1
Hoje Guiei Um...

Contacto – Dacia Sandero Stepway: melhor em tudo pelo mesmo preço

IMG_20210524_152521
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai Electric: o elétrico do povo?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Portugal é o terceiro mercado menos poluente da Europa
Crónica à 6ª

Crónica – Portugal é o terceiro mercado menos poluente da Europa

Francisco Mota
Última atualização: 23 de Abril, 2021 15:57
Por Francisco Mota
PARTILHAR

23/04/2021. Feitas as contas aos automóveis novos vendidos em 2020, Portugal foi o terceiro mercado com menos emissões de CO2. Na Europa, a descida foi de 12% e os elétricos já tiveram influência.

Conteúdos
Descida não foi causada pela pandemiaSubida nas vendas dos eletrificados ajudouSUV a contribuir melhorSeis países abaixo das 100 g/km de CO2Portugal vai em terceiro

 

Fundada em 1984, a Jato Dynamics é uma empresa especializada na recolha e tratamento de dados relativos à indústria e mercado automóvel global. Está presente em 51 países e fornece os seus serviços tanto aos construtores, como à imprensa.

O seu último relatório foi publicado esta semana e refere-se às emissões de CO2 nos carros novos vendidos em 21 países europeus, entre os quais Portugal.

Feitas as contas, a Jato concluiu que as emissões de CO2 dos carros novos vendidos em 2020 desceram, em média, 12% face ao ano anterior, situando-se precisamente nos 106,7 g/km.

Descida não foi causada pela pandemia

Note-se que esta descida da média europeia se refere aos carros novos vendidos e aos valores de CO2 declarados pelos construtores.

É por isso um valor perfeitamente comparável com 2019. O facto de, em 2020, muitos carros terem estado parados devido à pandemia, não tem influência direta neste resultado.

Evolução das emissões de CO2 nos carros novos

Mas tem influência indireta, como afirma Felipe Munoz, analista global da Jato: “a pandemia levou muitos compradores a alteraram as suas intenções de compra de carro novo, tendo muitos optado por veículos eletrificados.”

Subida nas vendas dos eletrificados ajudou

Segundo a Jato, este quebra de emissões de CO2 está ligada à subida das vendas de carros 100% elétricos e de híbridos “plug-in”.

Em 2020, estes dois tipos de motorizações atingiram os 1,21 milhões de unidades vendidas, representando 10,6% do total de carros vendidos no ano, o que se traduz numa subida de 3,1% relativamente a 2019.

Emissões e quota de mercado por tipo de combustível

Claro que os incentivos financeiros oferecidos por alguns governos para a compra de carros eletrificados também tiveram uma importância decisiva na opção de compra.

Contudo, a venda de modelos com motores de combustão interna ainda é largamente maioritária. Segundo a Jato, um em cada quatro carros vendidos em 2020 ainda tinha exclusivamente um motor a gasolina ou gasóleo.

As vendas deste tipo de veículos desceram dos 14,7 milhões, em 2019, para os 8,6 milhões, em 2020, mas aqui a pandemia teve um papel fundamental.

Ranking da média de emissões por grupo

O grupo industrial com melhor performance na Europa é a Toyota, com uma média de 97,5 g/km de CO2, superando por pouco o grupo PSA, com 97,8 g/km de CO2. Todos os outros grupos ficam acima da barreira dos 100 g/km de CO2.

SUV a contribuir melhor

Entre os cinco principais segmentos do mercado europeu, o dos SUV já representa 40% e foi aquele onde a quebra de emissões de CO2 foi maior, tendo descido, em média, 16,2 g/km.

A justificação para isto está diretamente ligada ao crescimento da oferta de SUV elétricos e eletrificados ao longo de 2020.

Comparação de emissões por segmento

Mas a verdade é que os SUV ainda continuam a ser o tipo de carro que emite mais CO2, por serem mais pesados e por terem pior aerodinâmica que os carros convencionais. Pelas contas da Jato, os SUV são 18% mais poluentes.

Seis países abaixo das 100 g/km de CO2

Talvez o dado mais interessante seja que, em 2020, as emissões dos automóveis novos vendidos em seis países europeus já ficaram abaixo dos 100 g/km de CO2.

Sem surpresa, tendo em conta os incentivos dos governos locais, na Suécia, 32% dos carros vendidos já foram eletrificados. Segue-se a Holanda onde 25% dos compradores leva um eletrificado para casa.

As emissões de CO2 por país, na Europa

Em termos de emissões médias dos carros novos vendidos em 2020, a Holanda tem o valor mais baixo de 83,1 g/km, a Dinamarca fica-se pelos 90,1 g/km e logo a seguir vem Portugal, em terceiro lugar, com 90,8 g/Km.

Portugal vai em terceiro

Pelas contas da Jato, Portugal foi o terceiro país menos poluidor em 2020, no que às vendas de carros novos diz respeito e considerando as emissões de CO2 anunciadas pelas marcas.

Portugal bateu assim a Suécia, França e Finlândia. Um facto que bem poderia acalmar a fúria reformista de alguns dos nossos governantes, no que toca às próximas restrições de emissões de CO2 provenientes dos automóveis.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Teste – Peugeot e-2008: o elétrico mais vendido em Portugal

TAGGED:featuredJatoPeugeotPeugeot 2008PSAToyotaYaris
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

06_opel_519435-62c299175d5a8
1
Estive Lá

Primeiro teste – Opel Astra ST: Gosta?… Vai ter que esperar

Por Francisco Mota 7 de Julho, 2022
targa67
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – WRC 2022: O que têm em comum os carros de ralis e os de série?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
The new Volkswagen ID.3
1
Sabia Que?

VW ID.3 em Setembro: 6 perguntas a compradores portugueses

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2020
IMG_20210122_114525 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot e-2008: o elétrico mais vendido em Portugal

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2021
IMG_20200629_145659
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Puma 125 cv: este felino tem garra que chegue?…

Por Francisco Mota 15 de Julho, 2020
35
1
Crónica à 6ª

Crónica – Sandero e ID.3 dominam vendas e confundem tendências

Por Francisco Mota 1 de Outubro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?