Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190101_144108
1
Hoje Guiei Um...

Jeep Wrangler Unlimited: de volta à tropa!

Primeiro teste – Skoda Karoq 2022: Descubra as diferenças…

fuel-pump-eco-driving-tips - Cópia
1
Sabia Que?

Como baixar os consumos: 10 dicas para poupar 10%

10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 530e Touring: adeus Diesel, olá híbrido “plug-in”!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Kia EV6 elétrico foi inspirado no Lancia Stratos
Estive LáVídeos

Kia EV6 elétrico foi inspirado no Lancia Stratos

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

Saiba como o Lancia Stratos, o icónico carro de ralis dos anos setenta, inspirou o estilo do novo crossover Kia EV6 elétrico.

Conteúdos
Stratos um “extraterrestre”Como o Stratos pode influenciar o EV6?Quem é Luc D.EV6 usa nova plataforma E-GMP da HyundaiConclusão

 

Em mais uma conferência digital internacional, desta vez organizada pela Kia Motors para apresentar os detalhes do seu novo modelo elétrico, o EV6, fiquei a saber que o meu carro de ralis preferido influenciou o estilo de um elétrico de cinco portas, com formato crossover.

E não foi imaginação minha. Luc Donckerwolke, o chefe criativo do grupo Hyundai, começou a sua intervenção na conferência dizendo que levou um modelo reduzido do Lancia Stratos para o estúdio, de forma a inspirar os seus colaboradores responsáveis pelo desenho do elétrico EV6.

Mas o que viu o belga de 56 anos num carro de ralis dos anos setenta que pudesse influenciar um crossover elétrico em 2021? Sem surpresa, o antigo responsável de estilo da Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda e Seat disse que o Stratos representou um rotura radical quando foi apresentado. Era isso que ele queria para o EV6.

Stratos um “extraterrestre”

A história do Stratos é bem conhecida e começa por um concept-car ainda mais radical que a versão final de ralis. Mas quando foi tomada a decisão de o usar para substituir o antiquado Lancia Fulvia, tudo foi desenhado em função da eficácia nas estradas do mundial de ralis.

Dimensões ultra-compactas, para aumentar a agilidade; frente baixa e para-brisas panorâmico, para facilitar a visibilidade e um motor Ferrari V6 montado em posição central transversal, logo atrás do habitáculo de dois exíguos lugares.

Um visual “extraterreste” no panorama dos carros convencionais de ralis dos anos setenta, que lhe valeu um domínio total durante metade da década.

Como o Stratos pode influenciar o EV6?

À partida, pouco disto poderia ser aproveitado para um crossover elétrico, passados mais de quarenta anos. Mas o curioso é que, olhando bem para o EV6, consigo encontrar na carroçaria linhas do Stratos.

A forma arredondada do para-brisas do EV6, como se fosse a viseira de um capacete, segue o conceito do Stratos, adaptado a outras dimensões, é claro. E até a curva da zona vidrada, junto ao pilar traseiro do tejadilho, é quase igual aos vidros laterais do Stratos.

Depois há a frente bastante inclinada, para um crossover, e despojada de grandes adornos, tal como no Stratos. Claro que lá não estão os faróis escamoteáveis do campeão mundial de ralis, mas até a grelha tradicional da Kia, o “tiger nose” desapareceu.

Continuando a escrutinar as linhas do EV6, consigo detetar mais uma inspiração do Stratos na forma da linha de LED na traseira, que, aos meus olhos, me faz lembrar a linha da asa traseira do Stratos, visto de onde os outros concorrentes o costumavam ver: bem de trás.

Quem é Luc D.

Luc D. é um apaixonado por carros antigos e por carros de competição e o seu trabalho no grupo VW mostrou isso mesmo, tendo participado no desenho do Audi R8 que venceu Le Mans múltiplas vezes.

Mas talvez as suas obras primas tenham sido os Lamborghini Murcielago e Gallardo, ou mesmo o vanguardista Audi A2.

Desde 2015 que Luc D. está no grupo Hyundai, no ano passado, em plena pandemia, decidiu sair em Abril, mas voltou em Novembro para junto do seu mentor e ex-chefe no grupo VW, Peter Schreyer, vice-presidente do grupo Hyundai.

EV6 usa nova plataforma E-GMP da Hyundai

Quanto ao EV6, é um salto importante para a Kia, que assim se estreia nos elétricos nascidos para ser apenas elétricos, usando a nova plataforma elétrica do grupo Hyundai, a E-GMP que serve de base também ao novo Hyundai Ioniq 5.

O EV6 vai estar disponível em cinco versões. A versão de base tem um motor elétrico no eixo traseiro com 169 cv e uma bateria de 58 kWh, que lhe permite atingir 400 km de autonomia. A segunda versão troca a bateria por uma de 77,4 kWh, o que faz subir a potência para os 228 cv e a autonomia para os 510 km.

Depois há duas versões com tração às quatro rodas, acrescentando um segundo motor no eixo da frente. Com a bateria mais pequena, a potência é de 235 cv e a autonomia de 380 km; com a bateria maior, sobe para os 325 cv e os 490 km.

No topo, está o EV6 GT, que usa dois motores mais potentes num total de 585 cv, que lhe permite anunciar os 0-100 km/h em 3,5 segundos, mas a autonomia desce aos 400 km.

O sistema permite trabalhar a 400 ou 800 Volt e o carregamento anunciado entre 10 e 80% demora 18 minutos, segundo a marca, que não anunciou em que carregador isso será possível.

Conclusão

A Kia entra assim numa nova fase de eletrificação que prevê o lançamento de 11 veículos elétricos até 2027, sete dos quais feitos em plataformas dedicadas e os outros quatro ainda usando plataformas aptas a vários tipos de motorização.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Vídeo – Teste Kia e-Niro: à procura da autonomia

TAGGED:Audicarros elétricosElétricosEV carsfeaturedHyundaiKiaKia EVSeatSkoda
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

PEUGEOT_308_TESTDRIVE_0921TC 189
1
Sabia Que?

Peugeot e-308: Elétrico em 2023 com 400 km de autonomia

Por Francisco Mota 13 de Janeiro, 2022
56
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Golf R: o melhor desportivo do mundo real

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2021
NewOpelMokkaElectric
Estive Lá

Primeiro Teste – Opel Mokka: Retoques e novo motor

Por Francisco Mota 20 de Fevereiro, 2025
Dacia_Sandero(2)
1
Sabia Que?

Novo Dacia Sandero: mais moderno mas vai continuar barato

Por Francisco Mota 7 de Setembro, 2020
BMW_7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW X1 18i: Três cilindros para um SUV bastam?

Por Francisco Mota 20 de Fevereiro, 2023
IMG_20210112_083712
1
Hoje Guiei Um...

Contacto – Opel Astra 1.5 Turbo D: muda mais do que parece

Por Francisco Mota 14 de Janeiro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?