Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
C0217.MP4.18_54_17_12.Still001
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia EV6: Elétrico com ascendência italiana

6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda MX-5 100 anos: um belo fim de tarde

IMG_20200617_135309
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Fiat Panda Hybrid: híbridos não se medem aos palmos

Volvo C40_2
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Volvo C40 Twin Drive Recharge: SUV, coupé, elétrico e… desportivo?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novo Aygo Cross: como a Toyota quer salvar os citadinos
Sabia Que?

Novo Aygo Cross: como a Toyota quer salvar os citadinos

Francisco Mota
Última atualização: 17 de Março, 2021 19:03
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Estava prometido: a Toyota revelou a nova geração Aygo, que acrescenta o nome Cross e mostra que os citadinos a gasolina não morreram. Saiba como a Toyota os salvou.

Conteúdos
Fábrica ganha nova vida“Concept-car” muito realistaVisual crossoverConclusão

 

Vários construtores saíram ou vão sair do segmento dos citadinos puros, por uma razão simples: não são rentáveis. O pequeno lucro que dão, não dá para o trabalho de os projetar e construir.

Na Toyota, não se pensa assim. Há futuro para os citadinos, pequenos, atrativos e acessíveis. E com motor a gasolina.

Desde 2005 que o Aygo tem conseguido estabelecer o seu lugar na oferta de citadinos na Europa. Construído na fábrica Checa de Kolin, o Aygo foi o resultado de uma joint-venture com a PSA.

Os trigémios Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 108 tiveram percursos diferentes até a que a PSA se desinteressou do negócio e vendeu a sua parte da fábrica à Toyota.

Fábrica ganha nova vida

Os japoneses não perderam tempo, reestruturaram a linha de produção de Kolin e adaptaram-na para a produção da nova geração do Yaris, que assim passou a ser feito em duas fábricas da Europa.

Mas faltava a última peça do puzzle para o quadro ficar completo. O novo Aygo, que agora se vai chamar Aygo Cross, completa o plano industrial, ao ser concebido numa versão encurtada da plataforma GA-B que serve o Yaris.

É dos livros que, fazer um carro pequeno a partir de uma plataforma maior, não costuma dar grandes resultados e os exemplos são muitos. Mas a Toyota não tem tradição de entrar em aventuras, por isso as contas de certeza que foram bem feitas.

“Concept-car” muito realista

Para já, a marca mostrou o Aygo X Prologue, mais um “concept-car” que estava programado para o salão de Genebra de 2021 que nunca se realizou devido à pandemia. Mas a Toyota tinha que o mostrar agora.

Sem dar muita informação técnica, apenas garante que o modelo vai ter um motor a gasolina, para se manter competitivo. Não há muitas dúvidas que será o 1.0 VVT-i atmosférico de três cilindros de 72 cv.

O que realmente muda é o estilo, inspirado no Yaris mas ainda mais ousado, com um ar de crossover que lhe é dado pelas rodas maiores.

Visual crossover

Com rodas maiores, a altura ao solo sobe, a posição de condução também e com ela a visibilidade no trânsito citadino. Tudo aquilo que os condutores do anterior Aygo pediam.

“Proteções” de carroçaria ao melhor estilo “off road”, novas e vivas combinações de cores, desenhos de jantes mais vistosos, tudo isso é anunciado no “concept-car e vai passar à produção.

Mas a câmara estilo “Go-Pro” nos retrovisores exteriores deverá ficar pelo “show car”. O novo suporte para bicicletas e as barras de tejadilho mais versáteis têm uma boa hipótese de chegar à lista de opcionais.

O Aygo X Prologue, que terá o nome final Aygo Cross mostra como a Toyota quer salvar o segmento “A” dos citadinos: usando uma plataforma do segmento acima e beneficiando das economias de escala.

Não é nada de muito novo, mas é uma fórmula que tem tudo para funcionar, sobretudo quando se ouve a estimativa de meio milhão de veículos a produzir por ano sobre a GA-B. O Yaris Cross também está envolvido.

Conclusão

Feito na Europa, para a Europa, o Aygo Cross foi desenhado no estúdio ED2 da Toyota, em Nice e quer mostrar que ainda existe mercado para um pequeno citadino, de aspeto moderno e seguindo as tendências de estilo atuais.

Ler também, seguindo este LINK:

Toyota Yaris Cross: SUV anti-Captur é híbrido e 4×4. Saiba tudo…

TAGGED:AygoAygo CrossCitroënfeaturedPeugeotPSAToyotaYaris
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

All-new Renault Captur Atacama Orange_002
1
Estive Lá

Ao volante do novo Captur: como será a segunda vez?

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2019
2177754-suqiro6mfv
Crónica à 6ª

Crónica – Restyling?… Fatal como o destino

Por Francisco Mota 26 de Maio, 2023
plug-in-range_rover
Crónica à 6ª

Crónica – Porque vendas de “plug-in” caíram 25% na Europa

Por Francisco Mota 2 de Setembro, 2022
DSC03118_open
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo – VW ID.3 vai revolucionar os elétricos?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
New Generation ASX_ 53
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Mitsubishi ASX: base Renault faz todo o sentido

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2023
09_FJ MOTA
1
Hoje Guiei Um...

Teste em pista – BMW i4: Sim!… Há elétricos bem divertidos

Por Francisco Mota 27 de Junho, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?