Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Montagem
1
Sabia Que?

Diesel ou híbrido: qual gasta menos? Vamos a contas!…

1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini JCW: 2.0 turbo de 231 cv bate recorde de vendas

IMG_20200211_114937
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Video Macan Soul: SUV Porsche em edição especial vale a pena?

09_opel_519436-62c298c1396d6
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste em PT – Opel Astra ST: carrinhas estão (bem) vivas

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Mais carregadores: quem tem obrigação de instalar?
Crónica à 6ª

Crónica – Mais carregadores: quem tem obrigação de instalar?

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Março, 2021 16:02
Por Francisco Mota
PARTILHAR

12/03/2021. Nos próximos dez anos vamos assistir à eletrificação de grande parte do parque automóvel. Mas onde estão os carregadores públicos e quem tem obrigação de os instalar?…

Conteúdos
Público ou privado?Litoral e interiorO papel das autarquiasConclusão

 

Desde que os carros elétricos começaram a ser vendidos em números visíveis, já há mais de dez anos, quando a Nissan lançou a primeira geração do Leaf, que se fala em expandir a rede de carregadores públicos para os alimentar.

“Começou-se a construir a casa pelo telhado” foi uma expressão que muitos usaram, quando viram os políticos pressionar a favor da expansão dos carros elétricos, mas nem tanto em relação à rede de carregadores.

Agora, chegámos a um ponto em que a apetência do mercado pelos carros elétricos e híbridos “plug-in” começa realmente a tomar proporções consideráveis, mas constata-se que a rede de carregadores públicos não é suficiente.

A rede precisa de crescer rapidamente, para dar resposta à previsível subida da procura, com o aumentos das vendas dos automóveis eletrificados. Mas quem tem a obrigação de instalar mais postos públicos de carregamento?

Público ou privado?

A questão divide-se entre a obrigação do setor público e a iniciativa do privado. Do primeiro campo, esperam-se incentivos, pelos menos numa primeira fase. Mas ninguém pode estar à espera que seja o Estado a montar uma rede de postos públicos.

Dos privados, espera-se que aproveitem um negócio que se adivinha de futuro, mas a sua iniciativa só será concretizada se as condições para atingir o lucro estiverem reunidas, como é óbvio.

Nas grandes cidades, onde se prevê que o parque automóvel faça mais depressa a transição para a eletrificação, o negócio da instalação e exploração de carregadores pode não ser ainda o melhor do mundo, mas vai crescer depressa.

Litoral e interior

No interior, que deverá ser mais lento a aderir à transição energética e onde a concentração de automóveis já é muito menor, podendo descer ainda mais com a passagem para os elétricos, o problema é de resolução mais complicada.

É claro que o Estado deverá criar incentivos para que entidades privadas possam instalar e explorar postos de carregamento em localidades onde o negócio talvez demore a ser lucrativo. Mas isso nunca poderá ser uma situação muito prolongada no tempo.

O papel das autarquias

As autoridade locais têm aqui uma palavra importante a dizer. As câmaras municipais estão em boa posição para facilitar a instalação de carregadores, seja através da disponibilização de locais, redução de taxas ou da mera simplificação burocrática.

As autarquias estão também na melhor posição para ajudar a otimizar a distribuição dos carregadores pelos locais onde realmente são necessários aos utilizadores e não apenas onde a sua instalação é mais fácil ou barata.

Conclusão

A partir do momento em que o Estado tomou a eletrificação como prioridade, não pode ficar apenas pela legislação, tem que criar as condições para que a transição se efetive. Mas tem também de perceber quando chegar a altura de se retirar e deixar as leis do mercado funcionar. Uma coisa parece certa, a transição energética vai ocorrer de forma muito mais rápida do que se pode prever neste momento e todos, setor público e privado, têm que estar preparados.

Francisco Mota

Ler também seguindo este LINK:

Crónica – Ionity: se queres uma coisa bem feita…

TAGGED:BEVCarregadoresEVfeaturedIonityMobi-eOeiras
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DSC01145
1
Estive Lá

O meu Top 10 do Salão de Paris

Por Francisco Mota 6 de Outubro, 2018
RAPPORT FINANCIER 2015
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares abandona ACEA: grito do Ipiranga ou tiro no pé?

Por Francisco Mota 17 de Junho, 2022
20230512_115148
1
Crónica à 6ª

Crónica – Ecar Show: Salão Automóvel de volta a Lisboa

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2023
150802-F-MZ237-054
1
Sabia Que?

Viagem de férias: como evitar os 5 pecados de Verão

Por Francisco Mota 1 de Agosto, 2019
Maserati_MC20_Bianco_Audace (34)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – MC20: o Maserati que não quer ser um Ferrari

Por Francisco Mota 13 de Maio, 2021
DS9_25 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – DS 9 E-Tense 250 Plug-in: quer ser rival do A4 e Série 3

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?