Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Renault5_test
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault 5 E-Tech: Qual a autonomia real?

Luca_DE_MEO_A
Crónica à 6ª

Crónica – Luca De Meo para salvar associação de construtores

BYD ATTO 3 (51)
Crónica à 6ª

Crónica – BYD chega antes de Junho: quem tem “medo” dos chineses?

IMG_20201123_114327
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Fiat Novo 500 elétrico: está na altura de mudar?…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – R5 elétrico e o dicionário Renault para sair da crise
Crónica à 6ª

Crónica – R5 elétrico e o dicionário Renault para sair da crise

Francisco Mota
Última atualização: 16 de Janeiro, 2021 14:52
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”8047″]16/1/2021. A Renault apresentou o plano para os próximos anos, que passa pelo reforço da eletrificação, mas não só. Hidrogénio, um R5 elétrico e muito mais formam o novo dicionário da marca.

Conteúdos
O dicionário da RenaultConclusão

 

Os resultados da Renault não têm sido famosos nos últimos tempos. As quebras de vendas em 2020 chegaram a andar pela casa dos trinta por cento e a “culpa” não foi toda da Covid-19. O fabricante com 120 anos de história teve mesmo que fazer cinco mil despedimentos em França. Não chegou a fechar fábricas, porque o Estado Francês, accionista do Grupo Renault, deu uma ajuda decisiva.

Mas as coisas não se resolvem sem um plano que traga uma nova vitalidade à empresa, ou pelo menos é isso que pensa a administração e o Presidente Macron, que deu ordem para que a Renault e a França se transformem nos líderes em tudo o que tem a ver com energias limpas e veículos “verdes”, na Europa.

Só que estes assuntos não se resolvem por decreto, por isso teve que ser feito um plano estratégico, sob a liderança do novo CEO do Grupo Renault, Luca di Meo, um italiano que já passou pelo Grupo VW, Grupo Fiat, Toyota e a própria Renault, que foi por onde começou a sua carreira.

Como seria de esperar, o plano divide-se em várias áreas e quase tudo aquilo em que toca recebeu um nome “fabricado” pelos especialistas de marketing da marca francesa.

O dicionário da Renault

Por entre tantas sub-marcas e novos conceitos, tentei organizar a informação de uma forma que se compreenda. E nasceu assim o “Dicionário da Renault para sair da crise”:

Renaulution – mistura entre Renault e “revolution”, é a principal marca deste plano estratégico, que visa a evolução do construtor segundo três pilares: transformar a Renault numa marca tecnológica, numa marca de serviços de mobilidade e numa marca de energias limpas.

Nouvelle Vague – expressão recuperada da história francesa para assinalar uma mudança de paradigma. No caso da Renault acaba por servir para reforçar a Renaulution e pouco mais.

Electro Pôle – Polo industrial dedicado à fabricação de modelos elétricos a construir no Norte de França. Foi uma das exigências do Presidente Macron.

Software République – segundo a Renault trata-se de “um ecossistema aberto dedicado ao software, aos dados, à cibersegurança e à microeletrónica”. Na prática, trata-se de um conceito que pretende fornecer serviços conectados aos modelos da marca. Será também uma maneira de gerar “novas oportunidades comerciais ligadas ao ciclo de vida dos automóveis.”

My Link – Em 2022, os modelos da marca vão receber um novo sistema de infotainment que terá a grande novidade de trazer o Google integrado, aquilo a que se chama o Google “built-in”. A Renault afirma que será a primeira marca de grande produção a ter este argumento.

Re-Factory – Na antiga fábrica de Flins a marca está a implementar um projeto de economia circular para “quebrar o ciclo consumista” segundo a Renault. Aqui vão ser recondicionados 100 000 automóveis usados por ano, sendo feita a conversão de versões Diesel para motorizações elétricas ou biogaz. Além disso, será feita a reciclagem de baterias de veículos elétricos.

Mobilize – Uma marca de serviços que começam pelo “car sharing” mas que vai incluir outras áreas como a mobilidade de curto alcance, financiamento e subscrição de veículos e serviços. Vão ser desenvolvidos softwares e hardwares, como o EZ-1 Ptototype, uma espécie de evolução do elétrico Twizy.

R5 Prototype – Tinha que haver uma cereja no topo do bolo desta apresentação do plano da Renault. E chegou na forma de um previsível concept-car elétrico acerca do qual poucos detalhes foram anunciados. Poderá não ser um sucessor do Zoe, mas um segundo modelo elétrico na gama. Mais importante que tudo isso é o desenho, que se inspira no antigo R5, mais precisamente no Super 5. Para uma marca que fez do estilo futurista dos seus automóveis uma imagem de marca, esta cedência à nostalgia é inesperada. A “culpa” é de Gilles Vidal, o chefe de estilo que foi “roubado” à Peugeot, onde já tinha feito a mesma “gracinha” com o E-Legend, uma recriação do antigo Peugeot 504 coupé.

Hidrogénio – Não é uma marca, mas a Renault vincula-se ao desenvolvimento de veículos “fuel cell”, sobretudo vocacionadas para aplicações em comerciais ligeiros. É uma maneira de não colocar todas as fichas no mesmo número.

CMF EV e CMF-B EV – As duas novas plataformas eletrificadas da Renault, que vão servir para os futuros modelos híbridos, “plug-in” e elétricos, sobretudo focados nos segmentos B e C.

Futuro verde – Até 2025, serão lançados 14 novos modelos, sete deles vão ser modelos 100% elétricos e os outros sete vão ser electrificados, ou seja, híbridos ou “plug-in”. O foco será nos segmentos C e D, e o objetivo é que estes modelos maiores e mais caros representes 45% das vendas até final desse ano. A Renault é líder europeia nos veículos elétricos e quer capitalizar numa experiência com mais de 10 anos e 300 000 veículos elétricos vendidos.

Conclusão

Qual será o resultado de todas estas medidas? Será que todas estas medidas vão mesmo para a frente? A Renault está numa posição complicada, que se tornou pior desde a queda de Carlos Goshn, o carismático líder da Aliança Renault/Nissan/Mitsubishi. É a altura do “vai ou racha”.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Primeiro teste – Renault Twingo Electric: o mais barato dos elétricos

TAGGED:BEVDaciafeaturedFormula 1R5RenaultRenault 5Renault ZoeZoe
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DACIA_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Hybrid 140: Vôos mais altos

Por Francisco Mota 22 de Junho, 2023
Soul_1 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Kia e-Soul: O elétrico que quer ser diferente

Por Francisco Mota 22 de Setembro, 2022
toyota-20190724-006-3
Crónica à 6ª

Crónica – A herança de Akio e o futuro da Toyota

Por Francisco Mota 10 de Fevereiro, 2023
thumb_1024x663_e-scooter-4496668_1920
1
Crónica à 6ª

Crónica – Paris dá multas de 1500€ aos infratores das trotinetes

Por Francisco Mota 7 de Maio, 2021
IMG_20201213_085411 (1)
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Kia e-Niro: à procura da autonomia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
1989-portugal-rally-lancia-delta-integrale-markku-alen
Crónica à 6ª

Fiat matou Lancia

Por Francisco Mota 26 de Agosto, 2018

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?