Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20201216_110911
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Renault Twingo Electric: o mais barato dos elétricos

02_Maserati Grecale Trofeo
1
Crónica à 6ª

Crónica: Maserati e o futuro: mais SUVs, elétricos e… para ontem!

Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4 - Dynamic (18)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Alfa Tonale Plug-in: este sim, já é mais desportivo

Skoda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Karoq TDI 4×4: Uma ferramenta especial

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Novo DS4: evita Classe A e aponta Lexus UX como principal rival
Estive LáVídeos

Novo DS4: evita Classe A e aponta Lexus UX como principal rival

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 5 Min leitura
DS_1_B
PARTILHAR

A DS apresentou aos jornalistas algumas das novidades técnicas do novo DS4, durante uma conferência digital. No final, esperava-se uma primeira imagem do carro, mas ainda não foi desta.

Conteúdos
Plataforma EMP2 melhoradaSó “plug-in”, não VEMais eletrónicaConclusão

 

A entrada da DS no segmento dos compactos premium estava anunciada há algum tempo. É o passo lógico, se a marca quer aumentar o volume de vendas, juntando-se ao DS3 Crossback, DS7 Crossback e ao anunciado DS9.

Mas o plano de entrar no segmento C-Premium durante o primeiro trimestre de 2021 implicava um confronto direto com os pesos pesados da Alemanha, nomeadamente o Classe A, que lidera nas vendas. Talvez a DS não se sinta ainda preparada para um tal embate, o certo é que evitou a comparação e escolheu outro caminho.

Ironicamente e à falta de uma fotografia, os homens da DS descrevem o novo modelo como “uma espécie de GLA da primeira geração” e acabam por indicar o Lexus UX como o seu principal rival. O que é um posicionamento inteligente, mas que terá de ser validado após ver o DS4.

Para já, numa conferência digital a que tive acesso, a DS mostrou alguns dos detalhes técnicos do novo DS4, a começar pela esperada utilização da plataforma EMP2, conhecida de muitos modelos da PSA, mas numa versão nova.

Plataforma EMP2 melhorada

A EMP2, que foi estreada no Peugeot 308, serve assim para a entrada da DS na sua terceira geração de modelos, pelo menos a nível estético, depois da primeira ter sido feita com base em modelos Citroën e da segunda que está neste momento à venda.

A aposta num design mais polarizador parece ter sido o caminho, a julgar pelas poucas imagens “teaser” que foram mostradas na conferência digital, onde ganham destaque as enormes luzes de dia verticais.

Quanto à plataforma EMP2 foi melhorada com a introdução de mais super adesivos na sua montagem, bem como novos materiais compósitos e estampagem a quente que fazem subir a rigidez. Também recebeu um piso redesenhado, um novo A/C mais eficiente e foi sujeita a mais “crash-tests”.

Só “plug-in”, não VE

No DS4, a EMP2 vai apresentar-se exclusivamente com suspensão traseira semi-independente de eixo de torção, mesmo nas versões “plug-in”, ao contrário do que acontece por exemplo no Peugeot 3008, que tem suspensão traseira independente, precisamente nos PHEV.

A plataforma continua a não poder receber uma versão 100% elétrica, por isso a opção híbrida “plug-in” será a versão de 225 cv e tração à frente já conhecida de outros modelos da PSA, associada à caixa automática de oito. As outras motorizações são o 1.2 PureTech, o tricilindrico turbo com 130 cv e o 1.5 BlueHDI Diesel, com 125 cv, ambos disponíveis apenas com a referida caixa automática.

A DS garante que a versão “plug-in” terá mais de 50 km de autonomia em modo elétrico, pelas normas WLTP, sendo constituída por um motor 1.6 turbo a gasolina de 180 cv e um motor elétrico associado de 110 cv. Os tempos de recarga da bateria vão das 1h36, numa wallbox às 7h00, numa tomada doméstica.

Mais eletrónica

Os sistemas eletrónicos de ajuda à condução também foram melhorados, usando agora quatro câmaras para recolher informação e incluindo uma função de redução automática de velocidade na aproximação a uma curva, se usado o cruise control adaptativo, coordenado com o GPS.

Outras novidades são a inclusão dos sistema “night vision”, já conhecido do DS7 e da realidade aumentada, com mais gráficos incluídos no Head-Up Display.

O sistema de infotainment recebe um sistema de comando por gestos, o “smart touch” que a DS afirma ser mais rápido que o usados noutros modelos, por empregar um algoritmo semelhante ao dos smartphones, em vez de uma câmara. E pode também receber atualizações “over the air”.

No departamento da dinâmica, o DS4 terá também a suspensão de amortecimento adaptativa comandada por vídeo, já conhecida do DS7, mas que é uma novidade no seu segmento.

Conclusão

A DS espera ter uma gama de seis modelos até ao final do ano que vem, de modo a poder rivalizar mais de perto com as marcas premium. Uma curiosidade, o DS4, será produzido na fábrica alemã da Opel, em Rüsselsheim.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Novo Vídeo Targa 67: Teste do DS7 Crossback 1.5 BlueHDI 130

TAGGED:BEVCitroënDSElectric carsFCAfeaturedLexusMercedesOpelPeugeotPHEVPSA
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Audi A6 Avant e-tron concept
1
Crónica à 6ª

Crónica – Audi mais premium e A3 vai ter elétrico

Por Francisco Mota 3 de Março, 2023
Targa 67 - VW ID3 vs ID4_thumbnail_3 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – VW ID.4 será melhor elétrico que ID.3?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Citroen_22
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Kia XCeed 1.0 T-GDI: Em equipa que ganha…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BMW_29
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – BMW i7: O maior entre os elétricos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo Concept Recharge Exterior front view
1
Sabia Que?

Volvo investe milhares de milhões em novas baterias

Por Francisco Mota 23 de Fevereiro, 2022
2021_FORD_FIESTA_STUDIO_ST_06
1
Sabia Que?

Ford Fiesta ST: novo visual, mais binário e “aquela” cor

Por Francisco Mota 26 de Setembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?