Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
12 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fé HEV: visual (um pouco) assustador

Audi_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q3 SB 45 TFSIe: Um mini Cayenne Coupé “plug-in”

IMG_20200521_165230
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 3008 “Plug-in”: SUV com 300 cv biológicos

Marvel_38
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – MG Marvel R: SUV elétrico não é “negócio da China”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novo livro: quando o Grande Prémio de Portugal era em Cascais
Sabia Que?

Novo livro: quando o Grande Prémio de Portugal era em Cascais

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Outubro, 2020 14:09
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”7234″]Nas vésperas do regresso do GP de Portugal, no fabuloso circuito de Portimão, surge um novo livro que lembra os tempos em que o Grande Prémio foi disputado nas ruas de Cascais. Uma viagem ao início dos anos sessenta, quando as corridas eram muito diferentes.

Conteúdos
GP nas ruas de CascaisUm livro com histórias

 

O “timming” não podia ter sido melhor escolhido. Nas vésperas do regresso do GP de Portugal de Fórmula 1, vinte e quatro anos depois do último, é lançado um livro que nos recorda uma outra altura, em que o Grande Prémio de Portugal era disputado nas ruas de Cascais.

O livro tem por título “Circuito de Cascais, 1963 a 1966” e retrata com incrível detalhe todas as edições realizadas neste traçado citadino na primeira metade da década de sessenta.

O circuito de Cascais surgiu como solução temporária, depois de o Circuito da Boavista, onde se tinha realizado o último GP de F1 em 1960, ter sido desativado. E antes de ser estreado o Circuito do Estoril, em 1971.

Na verdade, em 1963 não existia nenhum circuito nacional capaz de receber corridas internacionais, por isso Cascais foi a solução encontrada para criar um traçado que pudesse acolher as melhores equipas do mundo. Até pelas condições existentes na vila, habituada a receber turistas e visitantes ilustres.

GP nas ruas de Cascais

Entre 1963 e 1966, o Circuito de Cascais acolheu três Grandes Prémios, sendo de notar que, na altura, a designação GP era utilizada para a corrida mais importante realizada em cada país, fosse de carros de F1 ou de outras categorias.

A F1 não passou por Cascais, mas os monolugares de Fórmula 3 e os melhores carros de Turismo e de GT da altura fizeram abanar o público que assistiu às corridas, com os seus fabulosos sons.

Imaginem ouvir um motor de F3 com 1.0 litros de cilindrada a gritar até às 10 000 rpm!… Ou ver passar carros tão icónicos como o Ferrari 250 GTO V12, esse mesmo, o original que fez em Cascais a sua única corrida em solo nacional.

Um livro com histórias

No livro da autoria de Adelino Dinis, todas as histórias desses anos em que Cascais foi o circuito mais importante do país, são contadas com conhecimento e paixão. A coleção de fotografias incluída no livro é incrivelmente completa e, em muitos casos, com instantâneos espetaculares.

Há uma preocupação, quase uma obsessão, em identificar todos os carros e todos os pilotos, em todas as fotos o que, só por sí, já é um trabalho imenso. No final, lá estão todas as classificações de todas as corridas, com a identificação dos carros e dos seus motores.

O grafismo e a capa são da autoria de Ricardo Santos que fez aqui mais um magnífico trabalho, dando um ar moderno a um tema antigo, o que nem sempre é fácil. O papel é de alta qualidade e a capa dura e brilhante.

De resto, são 160 páginas e 209 fotografias de puro prazer, para quem gosta de mergulhar na história do automobilismo nacional. E até os estrangeiros são bem-vindo a esta obra, pois o livro está escrito em português e inglês. Custa 40 euros e pode ser encomendado através deste email: [email protected]

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, clicando no LINK:

A primeira vitória de Senna na F1 e uma grande “molha”

TAGGED:BoavistaCascaisEstorilfeaturedFerrariGPGP PortugalGrand PrixGrande PrémioPortoPortugal
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

combo_def
1
Sabia Que?

Jeep “plug-in” 4xe: melhor que 4×4 mecânico, mesmo no TT?

Por Francisco Mota 22 de Julho, 2020
2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Enyaq iV 60: um Skoda elétrico e… premium!

Por Francisco Mota 10 de Agosto, 2021
IMG_20190107_154506
1
Hoje Guiei Um...

Ford Fiesta ST: fun, fun, fun!…

Por Francisco Mota 22 de Janeiro, 2019
JOGGER_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Eco-G: Como poupar 50% a GPL

Por Francisco Mota 25 de Agosto, 2022
Logo_Fiat_Chrysler_Automobiles
1
Crónica à 6ª

Fiat junta-se à Renault: quem quer casar com a carochinha?

Por Francisco Mota 1 de Junho, 2019
smart_25
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Smart #3: SUV-coupé com ambições elétricas

Por Francisco Mota 27 de Fevereiro, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?