Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DB2019AL00777_full
1
Crónica à 6ª

Crónica – Fim dos motores a combustão gera desemprego. Que solução?

RENAULT 4
1
Sabia Que?

Renault 4L – faz 60 anos e vai passar a ser elétrico

lr_def_110_20my_off-road_100919_05-2
1
Crónica à 6ª

BMW compra Jaguar Land Rover… outra vez?

Holger Maske Juli 2020
1
Estive LáVídeos

Porsche 911 GT3: nova geração pode ser a última

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Qual a moda que virá a seguir à dos SUV?
Crónica à 6ª

Qual a moda que virá a seguir à dos SUV?

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Agosto, 2018 21:22
Por Francisco Mota 7 Min leitura
crophero-rrrwales034-1200x462
PARTILHAR

Não se passa uma semana em que não experimente um SUV. E não é por ser um adepto deste género de automóveis, é porque as marcas não param de os lançar. Aqueles a que se convencionou chamar os B-SUV, ou seja, os derivados de utilitários como o Captur, Arona e C3 Aircross, estão na linha de crescimento mais inclinada, mas todos sobem, a ponto de alguns modelos não terem produção suficiente para a procura. Os clientes vão aceitando ficar em lista de espera, mas a oferta é tanta que não custa muito abdicar do favorito e comprar o segundo da lista. É sabido que, hoje, quem compra um SUV tem razões muito diferentes das que tinha quem comprou os primeiros modelos deste tipo. Mas já lá vamos à parte histórica.

Conteúdos
As vantagens de guiar um SUVQuando vai acabar a moda?E quando todos forem SUV?Guerra aos SUV…O meu primeiro SUVConclusão

As vantagens de guiar um SUV

A posição de condução mais alta do que a dos outros carros é o fator fundamental, por permitir ver melhor o trânsito à frente e antecipar o perigo. E também ajuda a perceber onde começa a frente do carro, o que alguns condutores valorizam nas manobras de estacionamento. Muitos compradores, sobretudo os dos SUV maiores, compram-nos porque lhes dão uma sensação de segurança em caso de acidente. Acham que, por terem um carro mais alto e pesado que os outros, vão resistir melhor ao embate. As jovens mães de família estão frequentemente neste grupo, são elas que, só para dar um exemplo de que tive conhecimento, dominam as compras do Maserati Levante na China.

Quando vai acabar a moda?

Tenho perguntado a muitos responsáveis das marcas quando irá acabar esta tendência, mas ninguém parece saber a resposta. As “modas” costumam ser lançadas e controladas pelos construtores, mas parece que a dos SUV está fora de controlo. A melhor estimativa que me deram foi que “os segmentos dos SUV ainda vão continuar a crescer por mais dez anos.” Não sei se vão ser dez ou quinze, sei que, a não ser que apareça um “SUVgate”, dificilmente os compradores vão deixar de os preferir. Pelo lado dos clientes, ter um carro com mais espaço que um de fisionomia clássica, é outra boa razão para comprar um SUV. Do lado das marcas, há muito perceberam que os clientes estão dispostos a dar mais dinheiro por um SUV do que pelo modelo que lhe deu origem, mesmo que os custos de produção sejam virtualmente iguais, como acontece muitas vezes. É bom negócio, por isso todos os construtores querem a sua fatia do bolo.

E quando todos forem SUV?

Mas o que irá acontecer no dia em que todos, ou quase todos, os condutores tenham um SUV? Por segmento, ficam todos sentados mais altos, mas à mesma altura e lá se vai a vantagem da posição de condução mais alta. E se os SUV passarem a ser tão comuns, que deixam de ser uma novidade, passando a ser tão banais como é hoje qualquer utilitário dos mais vendidos? Será que um dia vamos assistir à queda de vendas dos SUV? E a favor de quê?…

Guerra aos SUV…

Um “SUVgate” pode não ser uma realidade assim tão descabida, afinal os SUV têm muitos telhados de vidro, desde logo o favorito dos governos: por serem, em regra, mais pesados e terem pior aerodinâmica, poluem mais do que os carros convencionais. Isso já se sabe há muito tempo, mas até agora parece que ninguém está interessado em falar do assunto. Os políticos preferem diabolizar o Diesel do que atentar na evidência de que fazer carros mais leves e mais aerodinâmicos seria o caminho certo, não o oposto. Claro que há sempre a resposta dos carros elétricos, que não poluem nada, sejam altos ou baixos, leves ou pesados. O que não é bem verdade. Mas isso é uma discussão que deixo para outra crónica.

O primeiro Range Rover, de 1970, terá sido o primeiro SUV, mas sem que os seus projetistas tenham tido real noção do que estavam a iniciar.

Há quem diga, e eu concordo plenamente, que o primeiro verdadeiro SUV foi o primeiro Range Rover, de 1970. Mas, nessa altura, as prioridades do engenheiro chefe do projeto, Spen King, estavam longe de ser o que são hoje. Ele apenas queria fazer um carro tão competente como um Land Rover, nos caminhos enlameados do Reino Unido rural, mas que depois pudesse ser também usado para ir à cidade, sem parecer que o condutor ia sentado a bordo de uma máquina agrícola. Talvez tenha feito o trabalho bem de mais, como o provou o papel que o Range Rover acabou por ter na indústria automóvel.

O meu primeiro SUV

Pela minha parte, lembro-me bem da primeira vez que guiei um Range Rover da primeira geração, já no final dos anos oitenta. Levava o conselho de um colega jornalista, mais experiente, que me serviu muito bem nas estradas da serra da estrela: “primeiro, tens de o deixar inclinar, quando o metes na curva, mas depois vais ver que até curva bem.” Claro que a posição de condução tipo trono acentuava ainda mais essa sensação, mas a verdade é que a habituação foi fácil e depois o RR impressionou-me pelo luxo do habitáculo e pelas habilidades em condução todo-o-terreno.

Conclusão

O primeiro Range Rover tinha um estilo ímpar, é claro, mas tinha muita substância, talvez por isso a Land Rover tenha montado um novo negócio em que restaura modelos dessa geração até ficarem num estado igual ao de novo, para quem quiser pagar uma fortuna. E há muito quem queira.

TAGGED:Land RoverRange RoverSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

plug-in-range_rover
Crónica à 6ª

Crónica – Porque vendas de “plug-in” caíram 25% na Europa

Por Francisco Mota 2 de Setembro, 2022
LR_DSBLACK_21MY_EXTERIOR_260820_03
1
Sabia Que?

Discovery Sport D165: Land Rover continua a apostar no Diesel

Por Francisco Mota 14 de Setembro, 2020
NissanConnect-main_1
1
Crónica à 6ª

App Nissan permite aos pais controlar a condução dos filhos

Por Francisco Mota 12 de Outubro, 2019
TROC_8
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc@PT 1.0 TSI: Portugal “allez”!

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2023
AZ3I9205
Crónica à 6ª

Crónica – Reino Unido acaba com incentivos a elétricos. E por cá?…

Por Francisco Mota 29 de Julho, 2022
targa67
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – WRC 2022: O que têm em comum os carros de ralis e os de série?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?