Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
open-1024x640
Crónica à 6ª

Crónica – Novos radares e limites de velocidade: como lhes escapar

IMG_20190123_145453
1
Hoje Guiei Um...

VW Up! GTI: porque quero ter um?

IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Targa 67 - Mustang Mach-e_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E RWD: O mais acessível

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Ao volante – novo Skoda Octavia por 23 mil euros: bom e barato
Hoje Guiei Um...

Ao volante – novo Skoda Octavia por 23 mil euros: bom e barato

Francisco Mota
Última atualização: 20 de Outubro, 2020 21:14
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”7201″]É o modelo mais importante da Skoda, o Octavia entra na quarta geração com muitas evoluções e preços a partir dos 23 mil euros. A tempestade queria estragar-me o dia, mas foi possível ficar com as primeiras impressões ao volante.

Conteúdos
Mala ainda maiorMuito mais equipamentoAo volante do 2.0 TDI 150Diesel ainda impressionaDinâmica confiávelConclusão

 

Bárbara queria boicotar o meu primeiro breve teste à quarta geração do Skoda Octavia, por isso mandou chuva, vento e até nevoeiro para as estradas em redor de Sintra, onde o fui guiar.

Mas o Octavia está mais do que preparado para uma pequena tempestade do Sul da Europa, habituado que está em lidar com as condições invernosas do Norte do continente, onde tem os seus melhores mercados.

A primeira geração do Octavia foi lançada em 1996, a segunda em 2004 e a terceira em 2012. No total, foram vendidas 6,5 milhões de unidades, com as duas últimas a passar a barreira dos 2,5 milhões, cada.

Da quarta geração agora lançada não se espera menos, tanto mais que as evoluções do modelo são muitas e variadas. O processo é paralelo ao lançado pela nova geração do Golf, que passou a usar a plataforma MQB Evo, uma evolução da anterior, como o nome indica.

O efeito dominó já tinha passado pelo Seat Leon, Audi A3 e agora chega a vez do Skoda Octavia, que está disponível em carroçaria berlina e Break, ambas de cinco portas, como é hábito.

Mala ainda maior

O comprimento aumentou apenas 2,2 cm, a distância entre-eixos é igual por isso o espaço interior é o mesmo, ou seja, mais do que generoso nos lugares de trás. Mas a capacidade da mala voltou a subir, desta vez em 30 litros, chegando agora aos 640 litros, na Break e 600 litros, na berlina.

Por fora, o Octavia adere à renovada imagem de marca da Skoda, com faróis mais esguios (com opção Matriz de LED) e uma grelha muito maior, que lhe dá ares de Superb. Tem presença, tem elegância, tem até algo de… “premium”!

O interior mudou muito, com um tablier totalmente redesenhado onde se incluiu o “cockpit virtual”, ou seja, o painel de instrumentos digital. O monitor tátil central está bem integrado na consola. O volante de dois braços também é novo.

Muito mais equipamento

O enriquecimento em equipamento é impressionante, contando com um novo infotainment totalmente conectado, sistema “head-up display” projetado no para-brisas e iluminação interior colorida, entre múltiplas tomadas USB-C, uma delas no retrovisor interior, para alimentar dispositivos fixos ao para-brisas.

E depois está lá a lista completa das ajudas eletrónicas à condução, distribuídas pelos dois níveis de equipamento Ambition e Style.

A qualidade dos materiais melhorou mais um pouco e os novos bancos são realmente confortáveis, como pude comprovar neste primeiro teste, por estradas com muitas curvas e algum mau piso.

Ao volante do 2.0 TDI 150

A versão que escolhi foi a 2.0 TDI de 150 cv, com caixa DSG, na carroçaria Break que continua a ser a preferida dos portugueses. A posição de condução é muito boa, o novo volante tem uma pega correta e os instrumentos são fáceis de ler.

Os comandos da climatização estão dentro do infotainment, o volume regula-se num “slider”, como no Golf. Não é prático.

A alavanca da caixa DSG foi reduzida a um botão que comanda o “shift by wire” e há patilhas no volante; o travão de mão é elétrico.

O Octavia passou a usar a última (e melhor de sempre) versão Evo do motor 2.0 TDI, que melhorou em consumos e emissões, mantendo os 150 cv.

Diesel ainda impressiona

Tem resposta pronta e não se acanha com a chegada do “red-line”, não emitindo vibrações dignas desse nome. Só quando parei e sai do carro percebi que o ruído, ouvido de fora, ainda é bem Diesel.

A direção tem uma calibração confortável, isto é, não demasiado direta e bastante assistida. Claro que há modos de condução disponíveis, mas a unidade ensaiada não tinha os amortecedores ajustáveis (os opcionais DCC), por isso a sua ação resume-se a deixar o acelerador mais sensível e a caixa mais nervosa.

Mesmo com jantes de 18″ montadas, a suspensão independente às quatro rodas passa por cima do mau piso com notável indiferença. É preciso uma estrada quase demolida para causar desconforto aos passageiros.

Dinâmica confiável

O comportamento dinâmico, pelo menos com piso muito molhado, mostrou-se muito progressivo e estável. Talvez não seja muito interativo mas é seguro e previsível, não passando “stress” para ao condutor. Tudo aquilo que se deve pedir a uma carrinha Skoda como esta.

De regresso à base, recebo a lista de preços que começa nos 23 024 euros da motorização 1.0 TSI de 110 cv, um preço ao nível do segmento abaixo, o que é notável.

Nos Diesel, o mais barato custa 29 585 euros, o 2.0 TDi de 116 cv. Um 2.0 TDI DSG de 150 cv como o que guiei custa cerca de 32 627 euros.

O motor 1.0 TSI também tem uma versão “mild-hybrid” com caixa DSG a custar 25 877 euros. Para 2021 aguarda-se pelos “plug-in” 1.4 TSI iV, em versões de 204 cv e 245 cv. Uma nota final para dizer que a Skoda está a fazer um esforço para melhorar os seus argumentos no mercado de carros de serviço, com uma versão para empresas do 2.0 TDi de 116 cv a custar 25 000 euros.

Conclusão

O Octavia é o coração da Skoda, é o modelo mais vendido do construtor, aquele que melhor encarna os valores da marca que teve um percurso impressionante desde que foi adquirida pelo grupo Volkswagen. Nesta quarta geração, as evoluções levam o modelo para muito próximo de um produto premium, revelando assim a confiança que o grupo tem na marca.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Octavia na quarta geração: assim bate o coração da Skoda

TAGGED:A3AudifeaturedGolfiVLeonMHEVOctaviaPHEVSeatSkodaTDITSiVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DS9_25 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – DS 9 E-Tense 250 Plug-in: quer ser rival do A4 e Série 3

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Jeep
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Compass e-hybrid: um “mild hybrid” com bónus

Por Francisco Mota 6 de Outubro, 2022
PEUGEOT_2008_TESTDRIVE_1119TC200
1
Estive Lá

Todos os 2008 em teste: elétrico, já é altura de o comprar?

Por Francisco Mota 3 de Dezembro, 2019
Corolla_5_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Corolla Cross Hybrid: 1.8 melhor que 2.0?

Por Francisco Mota 9 de Novembro, 2023
310500_2018_Maserati_Levante
1
Crónica à 6ª

Maserati: mais dinheiro, mais modelos. E isso chega?…

Por Francisco Mota 27 de Setembro, 2019
2019 Opel/Vauxhall Corsa winter tests
1
Crónica à 6ª

Quando os engenheiros contam “segredos” que não deviam

Por Francisco Mota 6 de Dezembro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?