Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
1944 Jeep Willys MB
1
Sabia Que?

Jeep faz 80 anos: de veículo militar a ícone popular

Vendredi_Travelling_Journaliste_043
1
Estive Lá

Teste – Renault 5 GT Turbo: Eram outros tempos…

ZER_plano2-17
1
Crónica à 6ª

Baixa de Lisboa fecha ao trânsito?… Até que enfim!

IMG_20191203_144626
1
Hoje Guiei Um...

Em casa… leia “Um teste por dia”: Ford Focus ST 280cv

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Mitsubishi Evo vai regressar como um… SUV. E pode ser elétrico!
Crónica à 6ª

Mitsubishi Evo vai regressar como um… SUV. E pode ser elétrico!

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Agosto, 2018 16:25
Por Francisco Mota 7 Min leitura
foto
PARTILHAR

Aqui fica um conselho: se o leitor é um fanático do Mitsubishi Lancer Evolution, mais conhecido como Evo, o melhor é não continuar a ler esta crónica. O que vem a seguir pode ferir gravemente a sua suscetibilidade e abalar a sua admiração pela marca japonesa.
Mais do que rumores, fiquei a saber diretamente de uma fonte da Mitsubishi Motors Corporation que o Evo vai voltar, “isso é garantido, só não sabemos ainda quando. A prioridade é refazer o portfólio da marca” adiantou um porta-voz da marca que continuou, “mas não será como o antigo, de certeza.” Então como poderia ser?… “porque não um SUV? Com uma motorização eletrificada, ficaria perfeitamente enquadrado na nossa futura gama de modelos. Uma solução com um motor térmico e três motores elétricos, dois atrás e um à frente, como o nosso concept-car Ground Tourer, é muito interessante…” Tentei esconder o meu choque perante tal ideia, mas claro que não lhe consegui arrancar nenhuma data provável para o lançamento deste futuro Evo SUV elétrico.

Conteúdos
A morte de um iconeFuturo está à vista de todosProblemas de batismoConclusão

A morte de um icone

Contudo, depois de a décima geração do Evo ter deixado de ser produzida, não é de esperar que o novo Evo SUV elétrico ou eletrificado (pode ser um híbrido Plug-in) chegue ao mercado nos próximos dois anos.
Porquê um Evo SUV? Porque os planos da Mitsubishi passam pela especialização da marca como produtora de SUV. Numa apresentação internacional em que estive presente, o porta-voz da marca não se cansou de apontar a Land Rover e a Jeep como exemplos para serem seguidos pela futura Mitsubishi. “Vamos buscar ao nosso passado a inspiração para o futuro” dizia o homem da marca japonesa, numa alusão aos primórdios da companhia, quando chegou a produzir o Willys sob licença. Mas é também uma referência aos tempos áureos das sucessivas gerações do Pajero, que ganharam o Rali Paris-Dakar doze vezes, mais do que qualquer outra marca.

E assim, passam ao esquecimento os quatro títulos consecutivos no WRC, de marcas e de pilotos, com Tommi Makinen.

Agora inserida na Aliança Renault-Nissan, a Mitsubishi comemorou o 100º aniversário, encontrando o seu lugar num conglomerado de marcas que, potencialmente, passa a somar 10 milhões de carros produzidos por ano, ganhando assim ambições ao lugar de primeiro construtor mundial, ultimamente disputado entre a Toyota e a VW. “Não vamos deixar de fazer alguns modelos convencionais, o Space Star e o Colt são nomes ainda com muito potencial” ressalvou o meu interlocutor, “mas fazer um Evo como o antigo, já não faz sentido…” E assim, passam ao esquecimento os quatro títulos consecutivos no WRC, de marcas e de pilotos, com Tommi Makinen.

Futuro está à vista de todos

Quem tenha estado atento aos últimos “concept-cars” da Mitsubishi, poderá ficar com uma ideia muito precisa daquela que será a prioridade da marca para os próximos três anos. Basta “googlar” Ground Tourer para ver de onde virá a inspiração para o próximo Outlander, agendado para 2019. E se procurar por EX verá como será o próximo ASX, planeado para 2020, que será mais pequeno que o atual, posicionado como um SUV do segmento B e com uma versão elétrica. Os nomes dos atuais modelos serão mantidos para garantir alguma continuidade e identificação dos produtos, mas as plataformas e motores vão ser partilhados com a Nissan e Renault, como seria de esperar. Os homens da Mitsubishi ainda vão dizendo que a dispendiosa tecnologia PHEV, de sua autoria, poderá vir a ser partilhada com as outras marcas da Aliança. Mas conhecendo a maneira como trabalha Carlos Goshn, duvido que isso aconteça sem intervenções no sentido de reduzir os custos: a sua política é gastar o mínimo para ganhar o máximo, a fórmula que fez o sucesso do Qashqai, desde o primeiro dia.

Problemas de batismo

Entre os futuros ASX e Outlander fica o Eclipse Cross. É um modelo de transição, ainda feito com base na antiga plataforma que deu origem às sucessivas gerações do Outlander, do ASX e que também foi usada pela Peugeot e Citroën. Mas já tem a nova linguagem de estilo e melhores níveis de qualidade no habitáculo. Este novo modelo, tal como está, não deverá ter uma vida muito longa, pois as lógicas de sinergias industriais apontam para uma rápida passagem para uma plataforma da Aliança. Quanto ao nome, Eclipse Cross, é mais uma reciclagem como a do Space Star, mas não tão forçada. Se o Space Star foi uma escolha de recurso, quando a Mitsubishi percebeu que não podia usar o nome Mirage, já registado por outra marca. O Eclipse Cross foi reciclado de um esquecido desportivo da marca com esta explicação: “testámos 400 nomes e não gostámos de nenhum. Por isso decidimos usar um nome que ainda tínhamos registado.”

Conclusão

Se não seguiu o meu conselho e leu esta crónica até ao fim, então aqui fica uma dica: se encontrar uma das gerações do Lancer Evolution à venda, em bom estado, pode estar perante uma boa oportunidade de investimento, um futuro carro de coleção, com valorização assegurada. Eu, pelo meu lado, escolhia um Evo VI como o da foto acima, o meu preferido.

TAGGED:desportivoEvoEvolutionLancerMitsubishiSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20180807_154132
1
Hoje Guiei Um...

Dacia Duster 1.5 dCi 4×2, como é que eles fazem isto?…

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2018
The All-new Renault Espace (5)
1
Sabia Que?

Novidade – Renault Espace: Virou SUV híbrido de sete lugares

Por Francisco Mota 3 de Abril, 2023
IMG_20180102_105536
1
Hoje Guiei Um...

Peugeot 308 GTI, como dizer que não?…

Por Francisco Mota 27 de Agosto, 2018
IMG_20171124_145200
Hoje Guiei Um...

Hyundai Kauai 1.0 T-GDI, o inimigo da Autoeuropa

Por Francisco Mota 24 de Agosto, 2018
20240227_113517
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Opel Astra ST Electric: Segunda vida das carrinhas

Por Francisco Mota 29 de Fevereiro, 2024
20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?