Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
160 Years Opel
1
Sabia Que?

Opel faz 160 anos: das máquinas de costura aos carros elétricos

LR_DEF_90_P300_INDUS_SILVER_DRIVING_281020_04_0
1
Estive Lá

Defender 90 “curto” vai custar 76 499€, o mesmo que o “longo”

Lexus_RX450h_Silver_72
1
Sabia Que?

Sabe qual é a marca que lidera nos híbridos premium?

RENAULT MEGANE E-TECH ELECTRIC (BCB)
1
Estive Lá

Renault Mégane E-Tech: segredos da geração elétrica que chega em 2022

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Novo Tesla pode ser feito com base no VW ID.3
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Novo Tesla pode ser feito com base no VW ID.3

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6959″]Elon Musk visitou a VW na Alemanha, teve uma reunião com Herbert Diess, o líder do Grupo e deu uma voltinha no ID.3. Diess disse que não fecharam nenhum acordo, mas basta somar “dois mais dois” para ver que a Tesla está interessada no ID.3.

Conteúdos
Primeiro os factosO que ganha a Tesla?Musk visita DiessMEB boa para os doisConclusão

 

Não há almoços grátis, assim como não há reuniões sem objetivos, pelo menos quando se junta Elon Musk e Herbert Diess, os líderes da Tesla e do Grupo VW. Do encontro resultou um vídeo de Musk a experimentar o ID.3 e Diess apressadamente a dizer que nenhum negócio tinha sido assinado entre as duas empresas.

Mas podemos estar perante um caso de casamento feito no céu. Podemos estar a meses, semanas ou dias de ser anunciado um acordo entre os dois mais proeminentes fabricantes de automóveis elétricos da atualidade.

Foi por isso que decidi meter mãos à obra e deixar correr a especulação, para um dia poder dizer: “eu não… Diess?”

Primeiro os factos

Desde a apresentação da plataforma MEB que o Grupo VW disse estar interessado em abrir a tecnologia a outros fabricantes que a quisessem utilizar. Pode parecer estranho que um fabricante de automóveis abra mão do resultado de anos de investimento e desenvolvimento.

A verdade, que todos sabem e poucos dizem, é que nenhum construtor de automóveis ganha dinheiro a fazer carros elétricos, nem a Tesla, nem a VW. Pelo menos por agora. Fazem-nos porque são obrigados a cumprir metas de emissões, para não pagar as respetivas multas, que ficariam mais caras.

Para a VW, encontrar com quem partilhar a plataforma MEB seria uma boa maneira de amortizar os custos que já teve e os que vai ter. E a Ford mordeu o isco, assinando um acordo para fazer exatamente isso: um Ford elétrico com base na plataforma MEB.

Mas quantos mais construtores se associarem ao projeto, melhor para todos. E melhor para o grupo VW.

O que ganha a Tesla?

Pelo seu lado, a Tesla desde o início que dá o exemplo da indústria informática como o paradigma da partilha de componentes, que poderia ser aplicado aos automóveis, sobretudo aos elétricos. Negócios nesse sentido têm sido ventilados, mas nada se concretizou.

Outro facto é que a Tesla quer mesmo aumentar a sua dimensão. Uma coisa é estar bem cotada na bolsa, outra coisa é ser um parceiro de peso na indústria. E isso só se consegue com maior volume de produção.

Mas para ter maior volume, precisa de começar a fabricar modelos mais baratos que o Model 3. E a marca até já deixou saber que é precisamente isso que quer fazer: produzir um familiar compacto, um cinco portas do segmento “C”, ou seja, um carro do segmento do Golf, só que elétrico, como é óbvio.

Musk visita Diess

A visita de Elon Musk à Alemanha tinha como principal objetivo visitar o local de construção da sua nova fábrica, perto de Berlim. E também falar com os sindicatos, que no mundo laboral alemão têm imensa força.

Musk está a preparar tudo ao detalhe para o “assalto” à Europa, uma espécie de dia “D” ao contrário, brincando um pouco com a história.

Neste contexto, a reunião com o líder do Grupo VW não pode ter deixado de abordar o futuro da Tesla na Europa. Um futuro que vai passar pelo lançamento de um rival direto do ID.3.

Musk gostou do ID.3 e até disse que “para um carro elétrico, que não é desportivo, não está nada mal…” Mais aspas, menos aspas.

MEB boa para os dois

Partilhar a plataforma MEB seria “ouro sobre azul” para ambas as partes. Para a VW, porque encontrava mais um parceiro com quem dividir o fardo da eletrificação à força. Amortizava custos e ficava melhor preparada para os próximos investimentos.

Do lado da Tesla, seria uma forma de acelerar o lançamento do seu familiar compacto, ganhando facilmente dois a três anos no processo e poupando muito dinheiro.

Para ambas as marcas – dependendo do tamanho dos egos dos engenheiros americanos e alemães – poderia ser também uma maneira de partilhar conhecimento, sobretudo ao nível das baterias.

Este é o ponto mais sensível da produção de carros elétricos devido à dependência de todas as marcas ocidentais dos produtores chineses.

Conclusão

Voltando ao início, à data em que escrevo estas linhas, 25 de Setembro de 2020, tudo isto não passam de especulações, ainda que com elevado grau de probabilidade de o deixar de ser. Veremos se, e quando, isso acontece.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Crónica – Tesla em último no estudo de qualidade JD Power

TAGGED:BEVElectric carsfeaturedID3MHEVModel3PHEVTeslaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2-3-609
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Lancia Delta vai voltar como elétrico: ainda bem!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2023_TME_C-HR_MtE_Dynamics_012
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota C-HR: Muda mais do que parece

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2023
fuel-pump-eco-driving-tips - Cópia
1
Sabia Que?

Como baixar os consumos: 10 dicas para poupar 10%

Por Francisco Mota 16 de Janeiro, 2019
15-hybridrange-958744
1
Crónica à 6ª

Crónica – Nem todas as marcas japonesas querem “fugir” da Europa

Por Francisco Mota 8 de Janeiro, 2021
Renault_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Austral Full Hybrid: Não lhe falta nada, mas…

Por Francisco Mota 22 de Dezembro, 2022
renault_hybrid_33
1
Sabia Que?Vídeos

E-Tech: como funciona o (original) híbrido da Renault

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?