Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
digital-1920x1080-3
1
Estive LáVídeos

Kia EV6 elétrico foi inspirado no Lancia Stratos

2020 - MORPHOZ (1)
1
Crónica à 6ª

Crónica – Porque a Renault “roubou” os designers à Peugeot e Seat

ID.7_1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW ID.7 Tourer: Muda tudo e nada muda

Mazda_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda 2 1.5 E-Skyactiv G: O ilustre desconhecido

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Fiat matou Lancia
Crónica à 6ª

Fiat matou Lancia

Francisco Mota
Última atualização: 26 de Agosto, 2018 10:04
Por Francisco Mota
1989-portugal-rally-lancia-delta-integrale-markku-alen
PARTILHAR

Para quem gosta de automóveis e foi adolescente nos anos oitenta e noventa, a primeira imagem que vem à memória, quando se fala da Lancia, é a de um Integrale com as cores da Martini a voar no rali de Portugal. Para quem tem mais alguns anos, a essa imagem junta-se a de um 037 com Markku Alen ao volante, a de um Stratos Alitalia com Munari ou de um Fulvia com Lampinen. Ao todo, a Lancia venceu o nosso rali por oito vezes, numa época em que o rali era um acontecimento nacional, que levava o país para a beira da estrada e os jornais de futebol a dedicarem dezenas de páginas ao evento. Imagine-se!…

Conteúdos
Nascida em 1906De mão-em-mãoDos ralis para o luxo: falhou!Conclusão

Em 1986, o ano do fatídico acidente em Sintra, estima-se que lá estavam meio milhão de espetadores, quase todos a torcer pelos italianos da Lancia, contra os alemães da Audi e os franceses da Peugeot. Depois, a marca ganhou as quatro edições seguintes e fechou a contagem em 1992.

Nascida em 1906

Mas a história da Lancia começa muito antes, em 1906 quando Vincenzo Lancia, antigo piloto de testes da Fiat, decide fundar a marca com o seu nome, ajudado por outro dissidente da Fiat, Claudio Fogolin. Ao longo das primeiras décadas a Lancia ficou na história do automóvel com o primeiro modelo dotado de sistema elétrico completo, o Theta de 1913, ou o primeiro automóvel com estrutura monobloco, o Lambda de 1922. Basta pegar num livro sobre a história da Lancia para lá encontrar episódios que demonstram o nível de engenharia que a marca atingiu. O meu preferido é o do D50 de fórmula 1. Usado pela equipa Lancia em 1954 e 55, acabou por ser doado à Ferrari quando a Lancia entra em recessão e decide retirar-se da F1. Resultado: com esse Lancia-Ferrari, a Scuderia ganha cinco dos sete Grandes Prémios de 1956 e garante o título, com Fangio.

De mão-em-mão

A Lancia passa dos filhos do fundador para a empresa de construção Italcementi em 1965, que acaba por a vender à Fiat, em 1969. No início, a identidade da marca ainda é respeitada, com plataformas e motores próprios, mas quando as sinergias de grupo obrigam a partilhar esses e outros componentes com produtos Fiat, a originalidade da marca começa lentamente a diluir-se. Contudo, o departamento de competição, idealizado e liderado por Cesare Fiorio, segue o caminho oposto, com um crescendo de sucessos, sobretudo no campeonato do mundo de ralis, onde ganhou o título de marcas por dez vezes, um recorde que ainda hoje nenhuma marca conseguiu bater, nem a Citroën, que “só” tem oito. E isto apesar de a carreira do Stratos ter sido cortada a meio, para dar lugar às vitórias, mais convenientes no plano comercial, do Fiat 131 Abarth, no final dos anos setenta.

Dos ralis para o luxo: falhou!

Com todo este incrível património, seria de esperar que a Lancia tivesse um futuro risonho, como marca desportiva do grupo, mas não. É decidido que, após 1992, a Lancia deveria ser a marca de luxo da Fiat, para combater as marcas Premium alemãs. Uma ideia que não resultou, como seria de esperar… Daí para cá, a Lancia entrou numa espiral depressiva de onde nunca mais saiu, sucedendo-se os erros de estratégia, nas suas sucessivas tentativas de relançamento.

Como foi possível destruir o capital de imagem que a Lancia tinha há trinta anos?

Lembro-me de uma dessas tentativas com particular sofrimento, quando a Lancia apresenta no salão de Genebra de 2011 uma “nova” gama, feita a partir de modelos da Chrysler, nos quais praticamente só a grelha mudava. Foi um momento realmente confrangedor para todos os que conheciam e apreciavam a história da marca: ver um obsoleto Chrysler 200 transformado num Flavia, ou um 300M num Thema. Foi dilacerante para quem, como eu, estava ali a assistir aquele triste espetáculo. Se, ao menos, tivessem feito um “concept-car” de um futuro Integrale, talvez ainda existisse uma réstia de esperança. Assim…
Como foi possível destruir o capital de imagem que a Lancia tinha há trinta anos, é algo que deverá ser estudado pelos “gurus” do marketing, como um exemplo a não seguir. Há marcas de automóveis que gastaram fortunas para chegar onde a Lancia estava nos anos noventa, em termos de imagem, mas que nunca conseguiram. Olhando para o trabalho que o grupo VW fez com a Skoda e Seat, duas marcas com imagem corroída quando foram compradas pela VW, é tentador especular sobre o que teria sido da Lancia se tivesse, por hipótese, sido comprada pela VW. Onde estaria hoje?…

Conclusão

Hoje, a Lancia apenas opera no mercado interno italiano e com um único modelo, o Ypsilon, lançado em 2011 e fabricado na Polónia, pois partilha a plataforma com o Fiat 500, que também é lá feito. Mas o Ypsilon está a chegar ao fim do seu ciclo de vida e não se avizinha nenhum substituto. A Fiat “matou” a Lancia.

TAGGED:FiatLanciarali Portugalralis
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

D_03 (1)
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como os elétricos (pouco) evoluíram em 30 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
ID4_16
Crónica à 6ª

Crónica – Qual vai ser a primeira Nokia dos automóveis?

Por Francisco Mota 22 de Setembro, 2023
Luca_de_Meo_CEO_of_Renault_Group
Crónica à 6ª

Crónica – De Meo acelera Renault na economia circular

Por Francisco Mota 14 de Outubro, 2022
csm_1_NAC_Lancamento_carreira_electrica_Carris-6914_9abb31dace
1
Crónica à 6ª

Crónica – Barcos e autocarros elétricos em Lisboa: o mau da fita não é o automóvel

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2021
Motori360_nuova-Opel-Corsa-GSi-3
Crónica à 6ª

Adivinhe qual foi o carro mais vendido em Setembro…

Por Francisco Mota 26 de Outubro, 2018
Large-55904-2024NEXO
Crónica à 6ª

Crónica – Hidrogénio está cada vez mais próximo

Por Francisco Mota 15 de Dezembro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?