Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

1989-portugal-rally-lancia-delta-integrale-markku-alen
Crónica à 6ª

Fiat matou Lancia

IMG_20201211_104821
1
Hoje Guiei Um...

Contacto – Dacia Sandero Stepway: melhor em tudo pelo mesmo preço

Afinal o 208 GTI pode voltar, mas elétrico e só na GB

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Cinto de segurança faz hoje 61 anos: Parabéns à Volvo!
Sabia Que?Vídeos

Cinto de segurança faz hoje 61 anos: Parabéns à Volvo!

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6603″]Foi a 13 de Agosto de 1959 que o primeiro cinto de segurança de três pontos chegou ao mercado. Equipava um Volvo PV 544, mas nem todos gostavam de o usar…

Conteúdos
Não gostavam de o usarRelatório de 67 foi fundamentalConclusão

 

Nils Bohlin era engenheiro aeronáutico e trabalhava nos sistemas de bancos ejetáveis quando, em 1958, a Volvo o foi buscar para trabalhar na segurança automóvel.

Um ano depois, o resultado do trabalho da sua equipa era apresentado sob a forma do cinto de segurança de três pontos, para automóveis.

Antes, já existiam cintos ventrais, sem a secção diagonal para suster o tronco, problema que o cinto de três pontos veio resolver.

O primeiro carro do mundo a ser equipado com um cinto de três pontos foi o Volvo PV 544, mais precisamente uma unidade vendida na localidade de Kristianstad, na Suécia.

Mas a reação dos condutores não foi unânime. A eficiência do novo cinto de segurança era clara, mas alguns diziam que se sentiam apertados e que lhe prendia os movimentos.

Não gostavam de o usar

É bom não esquecer que os primeiros cintos, apesar de serem ajustáveis às várias estaturas, não tinham enrolador automático, por isso prendiam o corpo ao assento, deixando pouca margem para movimentos do tronco.

Alguns condutores pensavam mesmo que era perigoso, pois ficariam presos em caso de fogo e não conseguiriam sair.

Em 1963, a Volvo organizou um comparativo entre város tipos de cintos de segurança, incluindo os ventrais e o seu cinto de três pontos e conseguiu provar que a sua solução era melhor.

Só isto permitiu que o conseguisse introduzir no mercado dos EUA e começar a convencer os clientes de que o deviam usar.

Relatório de 67 foi fundamental

Mas foi em 1967 que um outro relatório acabou com todas as dúvidas. Num estudo denominado “28 000 accident report” a Volvo tinha recolhidos dados de todos os acidentes ocorridos na Suécia durante o ano anterior com veículos da sua marca.

E as conclusões do estudo não poderiam ser mais evidentes, provando que muitas vidas tinham sido salvas e que a utilização do cinto reduzia a severidade das lesões dos ocupantes dos bancos da frente entre 50 e 60%.

Mesmo assim, a utilização do cinto de segurança só passou a ser generalizada quando os diferentes mercados começaram a tornar obrigatório o seu uso, a partir dos anos setenta.

A Volvo registou a patente do cinto de segurança de três pontos em regime aberto, significando que todos os construtores de automóveis poderiam conceber a sua versão. E foi isso que aconteceu.

Conclusão

Hoje, o cinto de segurança continua a ser o dispositivo mais importante em caso de acidente.

A Volvo apresenta uma estimativa de mais de um milhão de vidas salvas e não custa nada a acreditar que tenham sido ainda mais, durante 61 anos.

O que é hoje um gesto quase automático, assim que alguém entra num automóvel, antes de começar a andar, teve origem na determinação da Volvo em aumentar a segurança passiva dos seus automóveis, há mais de sessenta anos.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Teste em vídeo – Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid

TAGGED:Car SafetyfeaturedPV544SafetySeat beltVolvo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20190410_114743
1
Sabia Que?

Hidropneumática: como funcionava a suspensão “mágica” da Citroën

Por Francisco Mota 11 de Abril, 2019
MG
1
Hoje Guiei Um...

Teste – MG EHS: Também fazem híbridos “plug-in”

Por Francisco Mota 19 de Março, 2024
RR_22MY_09_LWB_SV_Serenity_261021_1019
1
Sabia Que?

Novo Range Rover: Rei dos SUV custa (desde) 140 624,83 euros

Por Francisco Mota 1 de Fevereiro, 2022
47
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Taycan: versão base mais barata que Tesla

Por Francisco Mota 4 de Outubro, 2021
2022_Dongfeng_T5_EVO_Exterior_01
Sabia Que?

Novidade – Forthing: Marca chinesa em Portugal

Por Francisco Mota 17 de Julho, 2024
Dynamic_01_0915 copy
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Zeekr X: SUV chinês quer dar luta ao BMW iX1

Por Francisco Mota 5 de Outubro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?