Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
open-1024x640
Crónica à 6ª

Crónica – Novos radares e limites de velocidade: como lhes escapar

IMG_20190123_145453
1
Hoje Guiei Um...

VW Up! GTI: porque quero ter um?

IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Targa 67 - Mustang Mach-e_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E RWD: O mais acessível

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Jaguar vai voltar a fazer o E-Type, mas só em 12 unidades
Sabia Que?

Jaguar vai voltar a fazer o E-Type, mas só em 12 unidades

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Agosto, 2020 16:16
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6589″]Para comemorar os 60 anos da apresentação do E-Type, a Jaguar vai lançar em 2021 uma série limitada a 12 unidades do seu icónico desportivo. Saiba todos os detalhes desta operação.

Conteúdos
Uma dúzia de “novos” E-TypeAs duas unidades da apresentaçãoSegue o segundo de CoventryConclusão

 

No próximo ano, o Jaguar E-Type vai comemorar 60 anos de existência e a marca decidiu comemorar a data em grande estilo, lançando uma série especial do icónico desportivo dos anos sessenta.

O lançamento do E-Type durante o salão de Genebra de 1961 foi um evento que marcou a indústria automóvel, sobretudo no segmento dos desportivos.

As formas aerodinâmicas inspiradas na aviação, criadas por Malcolm Sayer e derivadas dos D-Type vencedores das 24 horas de Le Mans, geravam admiração e espanto.

As performances deixavam todos de queixo caído com o seis cilindros em linha de 3.8 litros a chegar aos 269 cv, permitindo atingir uns incríveis 243,1 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,0 segundos.

Eram números fantásticos para a época, sobretudo para um desportivo de dois lugares, disponível em carroçaria coupé de três portas ou roadster com teto de lona, com preços a partir das £1500, muito abaixo da concorrência.

Uma dúzia de “novos” E-Type

Os modelos comemorativos que vão ser construídos e vendidos durante 2021, na série limitada 60 Edition, não são aquilo a que se convencionou chamar “unidades de continuação”. Não são unidades novas, feitas de raiz.

Em vez disso, a Jaguar Classic, no seu programa “Reborn” de restauro de modelos clássicos, recebeu a missão de comprar seis coupés e seis roadsters da versão 3.8 litros, igual à lançada em 1961 e deitar mãos à obra.

A reputação dos programas de restauro da Jaguar Classic já têm fama há vários anos. Alguns dos especialistas que lá trabalham são empregados da Jaguar há várias décadas, alguns até são filhos de operários que trabalharam nas linhas de montagem do E-Type.

A escolha de seis pares de modelos para comemorar o 60º aniversário do lançamento do E-Type tem uma razão de ser. A marca vai reproduzir até aos mais ínfimo detalhe as especificações dos dois modelos que estiveram presentes no evento de lançamento, em 1961.

As duas unidades da apresentação

Para quem se interessa pela história da Jaguar e do E-Type em particular, as matrículas “77 RW” e “9600 HP” dizem muito: foram exatamente as dos dois modelos da apresentação, um coupé cinzento e um roadster verde.

A edição limitada 60 Edition irá assim reproduzir esses dois carros, que tiveram uma história muito curiosa.

O Fixed-Head Coupé com matrícula “9600 HP” foi o primeiro carro apresentado no “Parc des Eaux Vives” em Genebra, tendo sido levado por estrada na véspera por Bob Berry.

O relações públicas guiou o E-Type a alta velocidade, desde a fábrica até Genebra, para chegar a tempo do evento.

Mas o interesse de potenciais clientes pelo novo E-Type foi tal que só um carro não chegava para os pedidos de “test-drives” que a Jaguar estava a oferecer.

Segue o segundo de Coventry

Para resolver a questão, foi dada ordem ao lendário piloto de testes da Jaguar, Norman Dewis, para “largar tudo” e trazer de imediato o roadster verde 77 RW de Coventry para Genebra durante a madrugada.

Os seis “renascidos” coupé da edição limitada 60 Edition vão ser todos pintados em “Flat Out Grey” e os seis roadsters em “Drop Everything Green”, em homenagem aos modelos originais do lançamento.

Esta 60 Edition vai receber ainda alguns detalhes comemorativos, desenhados pelo chefe de estilo da Jaguar, Julian Thompson, garantindo que vão ficar para a história como peças de coleção.

Conclusão

Confesso que não sou grande admirador dos “unidades de continuação” feitos do zero com tecnologias modernas a imitar os processos antigos. Não são genuínos e, algumas vezes, nem sequer podem ser homologados para utilização em estrada. Mas são um bom negócio para algumas marcas e servem para satisfazer o ego de alguns compradores.

Mas programas como o “Reborn” da Jaguar Classic é bem mais interessante, pois pega numa dúzia de modelos antigos a precisar de restauro e coloca-os como novos. Claro que esta 60 Edition acrescenta uma parte de exclusividade que será paga pelos clientes. Mas, a este nível, isso é irrelevante.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Jaguar imita Tesla e vai ter só elétricos

TAGGED:Classic CarsE-TypefeaturedJaguarJaguarClassicReborn
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ID4_39
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.4 GTX: Goste-se ou não, este é o GTi da era elétrica

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2019_Toyota_Corolla_Tech_09
1
Crónica à 6ª

Esqueça os elétricos, o futuro são os híbridos

Por Francisco Mota 22 de Fevereiro, 2019
Supra_9 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota GR Supra 3.0i manual: a relação Homem-Máquina

Por Francisco Mota 30 de Março, 2023
IMG_20191210_154908
1
Estive Lá

Teste VW Golf 2020: conheça o novo eTSI

Por Francisco Mota 18 de Dezembro, 2019
Photo 27-05-2021, 11 36 45
1
Estive Lá

Teste – Bayon: Hyundai joga uma dupla no segmento B-SUV

Por Francisco Mota 27 de Maio, 2021
hybridfullrangewhiteux-960956-843946
1
Sabia Que?

Lexus e os híbridos: uma história com 15 anos

Por Francisco Mota 24 de Setembro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?