Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
03_Opel_Mokka-e_513070
1
Estive Lá

Novo SUV Mokka: ainda se lembra do Opel Manta?…

VW22001_03438(1) - Cópia
1
Crónica à 6ª

Crónica – Autoeuropa: que futuro para a fábrica VW em Portugal?

1985-Audi-Sport-quattro-S1-E2-Group-B-Works-07-Neil-Fraser-©2022-Courtesy-of-RM-Sothebys-768x576
1
Sabia Que?

Audi S1 Grupo B do rali de Portugal 1986 foi vendido

Dacia_Sandero(2)
1
Sabia Que?

Novo Dacia Sandero: mais moderno mas vai continuar barato

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica: oficinas não têm mãos a medir e lideram recuperação
Crónica à 6ª

Crónica: oficinas não têm mãos a medir e lideram recuperação

Francisco Mota
Última atualização: 3 de Julho, 2020 16:45
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6272″]3/06/2020 – Com o desconfinamento, o setor automóvel parece estar a iniciar a recuperação pelas oficinas. Clientes e trabalho parece não faltarem.

Conteúdos
O que leva os clientes às oficinasPicuinhas entram em açãoE as vendas, como estão?Conclusão

 

As previsões para a recuperação do setor automóvel em Portugal não são das mais animadoras, sobretudo no que às vendas diz respeito.

Ninguém espera uma recuperação rápida, após as quebras nas vendas durante os últimos três meses. Pior ainda porque a previsão de uma recessão económica desencoraja as compras.

Contudo, o setor poderá estar a recuperar a partir dos serviços pós-venda, que estão a trabalhar a bom ritmo, em muitos concessionários oficiais.

Visitei algumas oficinas de marcas diferentes na região de Lisboa e as notícias que recolhi apontaram todas no mesmo sentido: trabalho e clientes não faltam.

Algumas oficinas foram mesmo forçadas a fazer regressar ao trabalho alguns colaboradores que estavam em lay-off, para “darem conta do recado.”

O que leva os clientes às oficinas

Em conversa com alguns chefes de oficinas, fiquei a saber algumas das razões para este afluxo de clientes às oficinas dos concessionários.

O motivo mais vulgar é fazer a manutenção programada (revisão) que o confinamento levou os clientes a adiar. Para quem tem carros ainda dentro do período de garantia, isso é “obrigatório”.

Claro que também aparecem alguns clientes com problemas diretamente relacionados com a paragem prolongada dos seus automóveis.

As baterias estão no topo das vendas, mas também outros componentes como pneus e muito mais.

Uma das maiores razões para os clientes levarem o carro ao concessionário é a realização da Inspeção Periódica Obrigatória.

Claro que não são os concessionários a fazê-la. Mas é prática comum, para muitos condutores, entregarem o seu carro ao concessionário para ser revisto antes de ser levado pelos próprios mecânicos à inspeção.

Como muitas inspeções ficaram adiadas, devido ao confinamento, agora começa a chegar a hora de pôr tudo em dia. Até porque o Estado deu um alargamento do prazo de cinco meses.

Picuinhas entram em ação

Outras razões haverá para esta “corrida” às oficinas dos concessionários, alguns a registar números de entradas diárias como há muitos anos não tinham.

Mas uma das razões mais curiosas que me foi contada foi a de reclamações em garantia.

Segundo me disseram, alguns proprietários, claramente com muito tempo livre, dedicam-se a inspecionar o seu carro e a descobrir (ou inventar) pequenas questões cuja reparação, pensam, poderá estar ao abrigo da garantia.

Com pouco para fazer em casa, estes condutores decidem então ir ao concessionário e reclamar a garantia, para as coisas mais insignificantes…

E as vendas, como estão?

Em alguns dos concessionários que visitei, foi-me dito que as vendas não estão paradas e que os clientes estão a retomar as compras.

Enquanto me diziam isto, a meu lado uma família tomava posse de um pequeno utilitário, com a mãe orgulhosamente a rodar a chave e a arrancar, com aquela satisfação que só se experimenta quando se compra uma carro novo.

Conclusão

Talvez a recuperação do setor automóvel não venha a ter um gráfico em “V” como todos desejamos. Talvez seja mais demorada, eventualmente com altos e baixos. Mas talvez os serviços pós-venda, que são a área mais lucrativa do negócio, estejam a servir de locomotiva ao arranque.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagem, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Crónica – Tesla em último no estudo de qualidade JD Power

TAGGED:featuredFiatFordHondaOficinasOpelPeugeotSeatToyotaVolvoVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Porsche_Vintage_Motiv_09_0012
1
Sabia Que?

Targa 4S Heritage Design: Porsche brincando aos clássicos

Por Francisco Mota 3 de Junho, 2020
Honda_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda HR-V: O híbrido que queria ser um elétrico

Por Francisco Mota 2 de Maio, 2022
LEON
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Seat Leon ST 2.0 TDI: aproveitar enquanto é tempo

Por Francisco Mota 25 de Outubro, 2022
IMG_20200206_154529
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Peugeot 208 1.2 PureTech GT-Line

Por Francisco Mota 18 de Março, 2020
906EACB8-D6BA-4CDB-AD10-47C97536D8EE
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Melhores momentos TARGA 67 de 2023 em vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Lion-Peugeot-photo-001
1
Crónica à 6ª

Fusão Peugeot/Fiat: quem tem mais a ganhar com o negócio?

Por Francisco Mota 3 de Novembro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?