Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190909_205942
1
Estive Lá

Top 13 do (último?…) Salão Automóvel de Frankfurt

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

Skoda_50
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Enyaq Coupé 80 RS: Tudo e mais alguma coisa

i20_7-1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai i20 1.0 T-GDI: nem se dá por ele

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tesla em último no estudo de qualidade JD Power
Crónica à 6ª

Crónica – Tesla em último no estudo de qualidade JD Power

Francisco Mota
Última atualização: 26 de Junho, 2020 14:30
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6185″]Crónica à 6ª Feira – 26/06/2020. O conhecido estudo de qualidade JD Power apresentou os resultados da edição 2020. E a maior surpresa é o último lugar da Tesla. Saiba porquê e descubra quem ganhou.

Conteúdos
Como funciona o estudoApresentação de resultadosPorque a Tesla fica em última?O problema é o infotainment“And the winner is…”Marcas Premium “castigadas”O resultado final ficou assim ordenadoVitórias por modelosInterpretar os resultadosConclusão

 

Pela primeira vez, a Tesla aceitou participar no estudo de qualidade JD Power, aquele que é o inquérito mais conhecido na indústria automóvel e que já vai na 34ª edição.

Trata-se de um estudo feito em todos os Estados dos EUA, portanto referente à realidade do mercado Norte-Americano de automóveis.

A organização gaba-se de que os resultados do seu estudo têm levado algumas marcas a melhorarem os seus carros ao longo dos anos, sendo por isso o mais influente.

Antes que os fanáticos da Tesla começem a denegrir a competência do estudo, convém dizer como funciona e apresentar alguns dados deste ano.

Como funciona o estudo

A organização procede a inquéritos individuais a compradores (ou locatários de leasing) de modelos novos do ano-modelo 2020, após os primeiros 90 dias de utilização.

Este ano, foram inquiridos 87 282 utilizadores, entre Fevereiro e Maio.

A estrutura do inquérito individual deste ano foi modificada. Continua a incluir as avarias, falhas e defeitos de fabrico, mas passou a incluir áreas relacionadas com as novas tecnologias.

Os utilizadores foram inquiridos sobre falhas, dificuldade de utilização, dificuldade de compreensão e funcionamento diferente do esperado pelo condutor. Isto abrange sistemas de auxílio à condução e infotainment.

Cada utilizador tem que responder a 223 perguntas, divididas em nove áreas: infotainment, comandos e monitores, exterior, assistentes à condução, interior, motor e caixa, bancos, condução e climatização.

Apresentação de resultados

Os resultados são apresentados em número de falhas por cada 100 unidades de cada modelo, ou seja, quanto menor o valor, mais alto o lugar no “ranking”.

Há uma classificação para marcas e outra para os vários segmentos, com distinção para os três primeiros em cada segmento de mercado.

A participação da Tesla pela primeira vez no inquérito de qualidade da JD Power teve algumas particularidades que a organização esclareceu em comunicado: “ao contrário dos outros construtores, a Tesla não nos deu permissão para inquirir os utilizadores dos seus carros em 15 Estados dos EUA.”

As razões para esta recusa, não são explicadas pela organização. Mas este “detalhe técnico” é suficiente para a Tesla não cumprir os critérios do estudo de 2020 e por isso não poder ser incluída no ranking oficial.

Terá sido uma estratégia de última hora da Tesla para tentar evitar a má publicidade?…

Porque a Tesla fica em última?

A organização considerou que “contudo, nós conseguimos recolher uma amostra suficientemente grande de inquéritos nos restantes 35 Estados dos EUA, sendo suficiente para calcular o valor de falhas da Tesla.”

Assim, a JD Power apresenta o valor da Tesla, mas deixa a marca fora do ranking oficial, o que vai dar ao mesmo…

A Tesla regista uma média de 250 problemas por cada 100 carros, um valor muito elevado face a todas as outras marcas, que a coloca em último lugar, distanciada do penúltimo por 22 pontos

Para quem conhece os produtos da Tesla, este resultado não será uma surpresa.

A fraca qualidade de construção é visível no desalinhamento dos painéis móveis da carroçaria; os materiais do interior são medianos e a conceção minimalista evita maiores problemas de montagem.

O problema é o infotainment

Mas aquilo de que os utilizadores mais se queixam, não só no Tesla, mas em muitos modelos, é da utilização do infotainment.

São 25% dos carros que recebem críticas relacionadas com o sistema de comando por voz, a conetividade Android Auto e Apple Carplay, monitores táteis, sistemas de navegação e até do Bluetooth.

“And the winner is…”

Por mais relevante que seja este assunto da Tesla, não posso deixar de olhar para os vencedores e aqui também há surpresas.

Pela primeira vez na história do estudo, uma marca de Detroit fica em primeiro lugar, foi a Dodge, mas empatada com a Kia com 136 pontos.

Aliás, este foi o ano em que as marcas americanas melhor resultado de conjunto conseguiram alcançar, com a Dodge, Chevrolet, Ram, Buick, GMC, Jeep e Cadillac todas acima da média do estudo.

Marcas Premium “castigadas”

Pelo oposto, as marcas Premium ficaram quase todas abaixo da média, com a Mercedes-Benz, Volvo, Audi e Land Rover nos últimos quatro lugares.

Das marcas consideradas Premium nos EUA, apenas a Genesis, Lexus e Cadillac ficaram acima da média.

Mais surpreendente é a tendência de descida no ranking das marcas japonesas. Só a Mitsubishi, Lexus e Nissan ficaram acima da média. Até a Toyota ficou no último terço da classificação.

Além do primeiro lugar ex-aequo da Kia, o grupo Hyundai conseguiu o melhor resultado de conjunto das suas marcas.

O resultado final ficou assim ordenado

O relatório completo poderá ser lido seguindo este LINK:

http://www.jdpower.com/pr-id/2020070

Vitórias por modelos

O estudo atribui prémios aos três primeiros classificados em cada segmento, dividindo o mercado em três categorias: carros, SUV e “pick-up”. Depois há uma divisão destas três tipologias nos vários segmentos.

O modelo com melhor resultado foi o Chevrolet Sonic, com apenas 103 pontos.

Entre os vários vencedores no seu respetivo segmento, destaque para o Ford Mustang, Audi A3, BMW Série 8 e X6, Kia Soul e Sorento e Hyundai Tucson.

O E-Pace foi o primeiro Jaguar de sempre a ganhar um primeiro lugar no seu segmento, a Ford Ranger ganhou também no seu segmento.

O estudo classificou também as fábricas que produzem modelos para o mercado dos EUA. Com menos problemas por 100 unidades, a vitória foi para a unidade da GM em Yantai Dongyue, na China.

Interpretar os resultados

Os resultados desta edição do estudo de qualidade inicial JD Power, assim denominado porque se refere aos primeiros 90 dias de utilização dos carros, podem ter algumas interpretações.

Em primeiro lugar, os utilizadores continuam a achar os sistemas de infotainment demasiado complicados. O que mostra um distanciamento dos construtores da realidade.

Outra interpretação é que os modelos mais complexos são mais castigados. É a própria organização a dizer que “os resultados globais piores deste ano não significam que os carros estão a ficar piores”. A questão tem mais a ver com a inclusão no inquérito de mais perguntas relacionadas com a utilização dos infotainment e ajudas à condução.

Conclusão

Se os resultados do JD Power têm realmente contribuído para os construtores melhorarem os seus carros, no passado, então têm aqui uma boa ocasião para o fazer novamente, sobretudo no que aos sistemas de infotainment diz respeito, até por uma questão de segurança.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Tesla Model 3 em teste: tudo o que queria saber

TAGGED:AudiBMWChevroletDodgefeaturedKiaTeslaToyota
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

combo_def
1
Sabia Que?

Jeep “plug-in” 4xe: melhor que 4×4 mecânico, mesmo no TT?

Por Francisco Mota 22 de Julho, 2020
Hyundai IONIQ 5 N estreia-se no Goodwood Festival of Speed e estabelece-se como uma nova referência para os veículos elétricos de alta performance (3)
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Hyundai Ioniq 5 N: Segredos do elétrico de 650 cv

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
P90478701-lowRes
1
Crónica à 6ª

Crónica – O que está a passar pela cabeça dos homens da BMW?…

Por Francisco Mota 30 de Setembro, 2022
5 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Megane E-Tech Electric: À prova em estradas portuguesas

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2022
CotY_Finalist_2022
1
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2022 – revelado hoje às 16h00: siga o LINK

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20200629_145659
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Puma 125 cv: este felino tem garra que chegue?…

Por Francisco Mota 15 de Julho, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?