Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Nuova-C3 (19)
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Citroën Ë-C3: O utilitário elétrico mais barato

1 (1)_1
Crónica à 6ª

Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só

1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Octavia SW Scout 4×4: Agora só falta a neve…

Ford Bridgend - all-new 1.5L 3Cylinder engine line
1
Crónica à 6ª

Carros elétricos já estão a criar desemprego

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Afinal, o ABS aumenta ou não a distância de travagem?
Sabia Que?

Afinal, o ABS aumenta ou não a distância de travagem?

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Agosto, 2018 22:11
Por Francisco Mota
abs3
PARTILHAR

Alguns condutores continuam a pensar que o ABS aumenta a distância de travagem e por isso não carregam a fundo no pedal dos travões, para não fazer entrar o ABS em ação. Terão razão?
Cada vez se nota menos, mas ainda há um ligeiro formigueiro do pedal de travão e um som martelado quando se trava de emergência e o ABS entra em ação. Para alguns condutores, isto dá-lhes a sensação de que o carro está a demorar maior distância a travar, por isso evitam ao máximo a entrada do ABS. Estarão certos, ou errados?…

Conteúdos
O salva-vidasConclusão

O salva-vidas

O ABS é um dos dispositivos de segurança ativa que mais acidentes tem evitado, exatamente porque diminui a distância de travagem em situações de emergência e mantém o controlo da direção, mesmo quando o piso é tão escorregadio, que, sem ele, o carro não seria controlável pelo condutor.

Em situações limite, nem um piloto profissional consegue ser melhor do que o ABS

A trepidação que se sente no pedal vem precisamente do sistema de travagem entrar num funcionamento intermitente, de forma a evitar que as rodas fiquem bloqueadas e deslizem sem controlo. Na realidade, em situações extremas de baixa aderência ou de travagem limite, nenhum condutor, nem mesmo um piloto profissional, consegue ser tão eficiente como o ABS. Na imagem, pode ver-se a travagem, em piso molhado, de um carro com ABS e outro sem. É uma imagem histórica da Mercedes-Benz, que mostra os primórdios do desenvolvimento do sistema pioneiro, produzido pela Bosch e que começou a ser divulgado há 40 anos, em 1978.

Conclusão

Por isso aqui fica o conselho: em caso de emergência, não tenha dúvidas e trave com quanta força tiver na perna e mantenha a pressão até que o ABS faça o seu trabalho e imobilize o automóvel no menor espaço possível. Mas tente não ficar petrificado a olhar para o local onde pensa que vai bater. Use o volante para se desviar do obstáculo e encontrar uma escapatória que lhe permite evitar o acidente.

TAGGED:ABSfeaturedtécnicatravagem
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

jazz_41_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda Jazz e:HEV: ainda é escolha acertada?

Por Francisco Mota 19 de Dezembro, 2022
DACIA DUSTER II (HJD)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Dacia Duster 2022: um “restyling” que nem era preciso

Por Francisco Mota 25 de Setembro, 2021
IMG_20200527_150914
1
Hoje Guiei Um...

Teste novo Kuga “plug-in”: Ford quer bater os melhores híbridos

Por Francisco Mota 2 de Junho, 2020
Rindt-RK-06-02_8.indd
1
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro: Rindt, o campeão de F1 a título póstumo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2019 - Nouvelle Renault ZOE
1
Sabia Que?

Zoe: Renault dá 200€ de Via Verde e desconto de 3000€

Por Francisco Mota 15 de Janeiro, 2020
Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver
1
Sabia Que?

O plano da Volvo para não emitir mais CO2

Por Francisco Mota 27 de Maio, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?