Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Sabia Que?

Novidade – Jeep Compass: Deve muito ao Avenger

toyota-20190724-006-3
Crónica à 6ª

Crónica – A herança de Akio e o futuro da Toyota

650034
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lamborghini Huracán Sterrato: Desportivo do ano TARGA 67

Tesla_33
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Tesla Model X Plaid: Isto é gozar com os SUV!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Fuel Cell têm futuro, contra a nova geração de elétricos?
Crónica à 6ª

Fuel Cell têm futuro, contra a nova geração de elétricos?

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Agosto, 2018 21:45
Por Francisco Mota 6 Min leitura
mercedes-will-sell-a-hydrogen-powered-suv-in-the-us-in-2019--heres-a-closer-look
PARTILHAR

No preciso momento em que estava a refletir sobre o enorme trabalho da Honda no desenvolvimento da segunda geração do seu Clarity Fuel Cell, eis que surgiu o comunicado da Daimler a dizer que vai cancelar os seus programas relativos a esta tecnologia. Ou seja, enquanto a Honda e a Toyota continuam a investir na pesquisa e no desenvolvimento de modelos movidos a Fuel Cell (pilha de combustível é a tradução oficial para português) a Mercedes-Benz vai deixar de pensar no assunto. O confronto de atitudes entre o Ocidente e o Oriente, seria a maneira mais fácil de pegar neste assunto, mas talvez não a mais abrangente.

Conteúdos
Até foram dos primeiros…Japoneses têm outras ideiasAmigos por interesseConclusão

Até foram dos primeiros…

A Mercedes-Benz foi das primeiras marcas a apresentar protótipos de automóveis Fuel Cell modernos, a desenvolver a tecnologia e a estabelecer datas para a comercialização de modelos deste tipo, que foram sendo adiadas. Agora que tem um GLC Fuel Cell https://www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/vehicles/passenger-cars/glc/the-new-glc-f-cell/  pronto a entrar no mercado, decide parar com tudo, apesar de esta nova versão ter algum futuro, sabendo-se que será vendido para frotas que funcionem perto dos postos de abastecimento de Hidrogénio que, entretanto, foram sendo instalados em algumas cidades alemães, com os respetivos incentivos do governo. As razões para esta tomada de posição da Daimler são explicadas no comunicado da marca: segundo o CEO da companhia, Dieter Zetsche, o aumento da autonomia e a descida dos tempos de recarga das baterias dos carros elétricos estão a melhorar o suficiente para tornar pouco interessante a solução da pilha de combustível.

Japoneses têm outras ideias

Do lado da Honda, a visão não é essa. Para os japoneses, o que interessa é o tempo presente e a experiência que já têm com a primeira geração do Clarity, lançada em 2009. Com um tempo de reabastecimento dos depósitos de Hidrogénio a demorar menos de cinco minutos e a autonomia a aproximar-se dos 600 km, a Honda acredita que os veículos exclusivamente elétricos ainda vão demorar algum tempo a chegar a valores comparáveis com estes. A Toyota, com o seu modelo a pilha de combustível, Mirai, pensa o mesmo que a Honda e também desenvolveu o seu modelo a um nível muito elevado.

É claro que os modelos a pilha de combustível são muito mais complexos do que os elétricos com a sua bateria

A decisão da Daimler, tem que ser vista à luz de uma racionalização dos investimentos em novas tecnologias: não há vontade de gastar dinheiro em tudo e mais alguma coisa, é preciso tomar decisões e seguir os caminhos que julgam ser os mais rentáveis. É claro que os modelos movidos a pilha de combustível são muito mais complexos do que os elétricos, apenas com uma bateria. Na verdade, os elétricos são os automóveis mais simples que se conhecem, desde que se conhecem automóveis. Pelo contrário, uma pilha de combustível pode ser vista como uma minicentral de produção de energia elétrica, que utiliza a reação química entre o Hidrogénio e o Oxigénio para produzir energia elétrica, que depois segue para uma bateria, que vai alimentar o motor elétrico, o qual faz efetivamente mover o veículo. Não é simples, mas os japoneses não têm parado de a desenvolver, sem ficarem reféns desta tecnologia, deve dizer-se.

Amigos por interesse

Do lado da Honda, a nova plataforma do Clarity foi pensada para ser usada também em versões elétricas e “plug-in”, enquanto do lado da Toyota, o programa Prius, continua a assegurar a liderança da marca no mercado dos híbridos, com ou sem “plug-in.”
Talvez a explicação para esta diferença de estratégia resida menos na técnica e mais nas alianças que se foram estabelecendo para o desenvolvimento das pilhas de combustível. A Toyota assinou um acordo de colaboração com a BMW, especificamente para a área das tecnologias relacionadas com o Hidrogénio, conhecendo-se o historial que a marca de Munique tem neste assunto. A Honda estabeleceu, já este ano, um acordo com a GM para a instalação de uma fábrica de pilhas de combustível em Detroit. Recorde-se que a GM foi a primeira marca a apresentar um automóvel movido a pilha de combustível, em 1966, com tecnologia que tinha sido desenvolvida para o programa espacial da NASA. Depois, em 2007, levou a cabo um extenso programa piloto com uma frota de 100 modelos Chevrolet Equinox Fuel Cell, que percorreu cinco milhões de quilómetros nas mãos de utilizadores normais, em condições reais.

Conclusão

São acordos como estes, entre vários fabricantes, que permitem potenciar o desenvolvimento e diminuir os custos de investigação e de produção. Talvez por não ter feito nenhuma aliança nesta área, a Daimler tenha chegado à conclusão que, pelo menos por enquanto, o melhor que tem a fazer é focar o seu investimento nos automóveis elétricos.

TAGGED:ElétricosFuel CellhíbridoSUCtécnica
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - 500e - Thumbnail_v2
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste do Fiat Novo 500 elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DB2012AU00868_blog
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como reduzir 55% no CO2 nos próximos 9 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
toyota-new-yaris-cross-frontleft (1)
1
Sabia Que?Vídeos

Toyota Yaris Cross: SUV anti-Captur é híbrido e 4×4. Saiba tudo…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
18NAIAS-Bill-Jim_2173_1
1
Crónica à 6ª

Crónica – Ford: Bill e Jim dão uma lição anti-racismo aos EUA

Por Francisco Mota 5 de Junho, 2020
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
1
Hoje Guiei Um...

Teste Audi e-tron: SUV elétrico melhor que Tesla?

Por Francisco Mota 20 de Agosto, 2019
PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Eletrificados já vendem mais em Portugal

Por Francisco Mota 8 de Março, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?