Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Targa 67 - Kia XCeed_Thumbnail_1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia Xceed 1.0 T-GDI: Em equipa que ganha…

New Outlander PHEV Moonstone Grey_024LR
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Mitsubishi Outlander PHEV: O regresso

6A8A8048
1
Estive LáThe car of the year

The Car Of The Year 2024: Qual vai ganhar?

IMG_20190902_172802
1
Estive Lá

Mazda CX-30: por que vai “acabar” com o CX-3?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Marcas dizem “não” ao salão de Genebra 2021
Crónica à 6ª

Crónica – Marcas dizem “não” ao salão de Genebra 2021

Francisco Mota
Última atualização: 29 de Maio, 2020 15:57
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5936″]Crónica – 29/5/2020. A organização do Salão de Genebra rejeitou um empréstimo para realizar a edição de 2021. Por uma razão simples: os expositores (as marcas) só querem voltar em 2022.

Conteúdos
Salão 2020 cancelado à última da horaEmpréstimo, não subsídioMarcas não querem Genebra em 2021O salão Digital… funcionou!

 

O comunicado da GIMS (Geneva International Motor Show) chegou há dois dias e anunciava que esta entidade, a fundação criada há 100 anos para organizar o Salão de Genebra, tinha recusado um empréstimo estatal para realizar a edição de 2021.

A notícia, dita assim, pode parecer estranha, numa altura em que este tipo de apoios relacionados com os efeitos económicos da Covid-19 estão por todo o lado.

Mas a GIMS diz que as condições do empréstimo de 16,8 milhões de francos suiços, vão contra os estatutos da fundação e o propósito da sua criação.

Salão 2020 cancelado à última da hora

Recorde-se que o salão de Genebra de 2020 foi cancelado a quatro dias da sua abertura, devido a uma norma emitida pelo estado que proibia todas as reuniões com previsão de mais de mil participantes.

Como a edição de 2019 tinha tido 600 000 visitantes mais 10 000 (!) jornalistas estava fora de hipótese realizar a edição deste ano, face à ameaça da Covid-19.

A GIMS avaliou os seus prejuízos deste cancelamento à última da hora em 11 milhões de francos suíços. Mas podiam ter sido maiores, se a iniciativa de não realizar o salão tivesse sido sua e tomada mais cedo. Nesse cenário, alguns seguros deixavam de ter efeito.

No seguimento deste cancelamento, a GIMS pediu ajuda financeira ao cantão de Genebra, talvez na esperança de poder receber uma ajuda a fundo perdido.

Empréstimo, não subsídio

O estado preferiu propor uma garantia para um empréstimo de 16,8 milhões, para cobrir os prejuízos de 2020 e ajudar na realização da edição de 2021. Mas a GIMS disse que não.

A primeira das duas condições que a GIMS não aceitou foi a obrigatoriedade de contratar a empresa Palexpo SA (dona das instalações onde se tem realizado o salão) para organizar a edição de 2021.

A GIMS diz que isso vai contra os seus estatutos e contra o propósito da sua criação como fundação.

A segunda condição do empréstimo é a garantia de que se vai realizar a edição de 2021. E aqui é que a GIMS chega a um beco sem saída.

Marcas não querem Genebra em 2021

Segundo a própria fundação, são os expositores (as marcas) a pedir para não se realizar a edição de 2021 e só voltar a haver salão em 2022.

Por outras fontes, sei que algumas marcas estão mesmo com vontade de não voltar a Genebra. Nunca mais. Uma reação epidérmica, sem dúvida.

Dizem que não gostaram da maneira como a GIMS lidou com o cancelamento, que lhes fez subir os prejuízos de forma que consideram desnecessária ao deixar a anulação para tão tarde.

Por isso, agora precisam de mais tempo para amortizar este custo. Isto para as que ainda pensam em voltar a Genebra em 2022.

O salão Digital… funcionou!

Outras marcas descobriram, à força, que as conferências de imprensa, que deveriam ter sido realizadas no salão e que foram substituídas por eventos digitais, afinal até funcionaram bem. Sou testemunha disso e concordo que foi uma boa alternativa.

Tudo somado, a GIMS não aceita o empréstimo porque, na realidade, não sabe se o vai poder pagar, tendo em conta o “não” que as marcas parece estarem a dar à realização da edição 2021 do Salão de Genebra.

E este é o salão preferido por todos, marcas e jornalistas. Realiza-se num país “neutro” em termos de fabricantes de automóveis, tem dimensões realistas e costumava concentrar todos os fabricantes. Se bem que ultimamente, cada vez mais têm falhado.

A GIMS diz que é o maior evento anual da Suiça, tendo a edição de 2019 arrecadado uma receita de 200 milhões de francos suiços.

Mas nem isso lhe valerá de muito, numa altura em que os construtores estão a braços com uma crise profunda e uma desconfiança crescente em relação ao retorno do investimento feito num salão.

Por isso, o salão de Genebra 2021, parece estar fora de questão.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas.

Ler também, seguindo este LINK:

Salão Digital de Genebra: boa ideia… ou tiro no pé?

 

 

 

 

TAGGED:AudiBentleyfeaturedFerrariGenevaLamborghiniLotusMcLarenMercedesMotorshowOpelSalãoTeslaVolvoVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Copyright William CROZES @ Continental Productions
1
Sabia Que?

Porque o novo Citroën C4 manda Cactus para a reforma

Por Francisco Mota 30 de Junho, 2020
20230904_141649
1
Estive Lá

Salão de Munique – que sentido faz um evento assim?

Por Francisco Mota 6 de Setembro, 2023
Marvel_38
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – MG Marvel R: SUV elétrico não é “negócio da China”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Targa 67 - Polestar 2_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Polestar 2 MY24: Mais autonomia e tração atrás

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2cv_a_02w9312
1
Sabia Que?

Citroën 2CV: como conseguiu escapar aos nazis

Por Francisco Mota 20 de Maio, 2019
Audi e-tron Sportback 55 quattro
1
Sabia Que?

Audi e-tron: o que se ganha com a versão Sportback?

Por Francisco Mota 28 de Maio, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?