Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

1989-portugal-rally-lancia-delta-integrale-markku-alen
Crónica à 6ª

Fiat matou Lancia

IMG_20201211_104821
1
Hoje Guiei Um...

Contacto – Dacia Sandero Stepway: melhor em tudo pelo mesmo preço

Afinal o 208 GTI pode voltar, mas elétrico e só na GB

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Alfa Romeo Stelvio 280 Q4, com nervoso miudinho
Hoje Guiei Um...

Alfa Romeo Stelvio 280 Q4, com nervoso miudinho

Francisco Mota
Última atualização: 19 de Agosto, 2018 21:35
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”575″]Este é um SUV que pensa que é um desportivo, ou não fosse um Alfa Romeo. A direção é demasiado direta, tornando a condução nervosa: é sempre preciso dar menos ângulo ao volante do que se espera. Em modo Dynamic, a direção fica mais pesada e o efeito é minorado, mas depois é o acelerador e, sobretudo a caixa automática que ficam nervosos em excesso.

Conteúdos
Gasolina que soa a DieselConclusãoPotência: 280 cv Preço Veredicto: 4 estrelas

Gasolina que soa a Diesel

Este motor a gasolina de quatro cilindros, turbocomprimido de 280 cv soa a Diesel, quando o carro está parado, mas depois ganha uma voz mais respeitável. Só que se comporta quase como um motor a gasóleo, sendo muito forte nas rotações médias e caindo claramente nas mais altas. A caixa tem duas enormes patilhas presas à coluna de direção, ao estilo Ferrari, tal como o botão para ligar o motor, colocado no volante. O estilo interior é bem melhor do que a qualidade e na lista de equipamento não há um infotainment decente, para um segmento em que o Stelvio luta com carros como o Audi Q5. Mas basta aumentar o ritmo para perceber onde a Alfa Romeo queria chegar

É uma pena que o ESP não se possa desligar, pois fica claro que o chassis seria capaz de divertir ainda mais

A andar mais depressa, a direção ganha consistência e o chassis contém muito bem a subviragem, que só surge para lá do exagero e de uma forma telegrafada, muito fácil de modular. Insistindo, é o ESP que toma conta dos acontecimentos, simplesmente diminuindo a velocidade, quase sem se sentir a sua ação, apenas o efeito e nem sequer avisando da sua presença através da luz no painel de instrumentos. Entrando em curva um pouco mais devagar, evitando o ESP, acelerando mais cedo, a tração às quatro rodas acaba por mandar alguns Nm a mais para as rodas de trás que então ensaiam uma ligeirissima deriva para “enrolar” a curva, antes que o polícia eletrónico seja outra vez chamado. É uma pena que o ESP não se possa desligar, pois fica claro que o chassis seria capaz de divertir ainda mais o condutor, sem que isso significasse qualquer tipo de risco, pois este motor está longe de conseguir explorar todas as capacidades dinâmicas do Stelvio; e os travões e pneus suportam muito bem exageros severos.

Conclusão

O Stelvio não é um Giulia, mas diverte bem mais que um Q5 e tem uma estética que facilmente se destaca num segmento em que cada rival segue à risca os traços de família, sem autorização para ter identidade própria. Veremos se, quando chegarem os dois “irmãos” do Stelvio, um maior e outro mais pequeno, não vou ter que mudar de opinião.

Potência: 280 cv
Preço
Veredicto: 4 estrelas

TAGGED:Alfa RomeoDieselStelvioSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20201213_085411 (1)
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Kia e-Niro: à procura da autonomia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20201216_110911
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Renault Twingo Electric: o mais barato dos elétricos

Por Francisco Mota 17 de Dezembro, 2020
670568_20230713_Polestar_3_prototype
1
Estive LáVídeos

Novidade – Polestar 3 SUV já rola e depois chegam os 4, 5, 6…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20190717_120758
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Cross: mais vale tarde que nunca

Por Francisco Mota 11 de Maio, 2020
i10_37
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai i10 1.0 N-Line: Micro-desportivo

Por Francisco Mota 2 de Novembro, 2023
IMG_20200106_145417
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Skoda Scala 1.0 TSI

Por Francisco Mota 26 de Março, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?