Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
p12-0428-a5-8156148979535733676
1
Sabia Que?

Porsche pondera voltar a ter motores Diesel

thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo – Volvo V60 T6 Recharge: é “plug-in” e eficiente

Volkswagen ID.5
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – VW ID.5: o irmão vaidoso do elétrico ID.4

Alfa Romeo_42
Crónica à 6ª

Crónica – Motores a combustão podem não ser banidos em 2035

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Vendas de elétricos disparou 70% mas será para continuar?
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos disparou 70% mas será para continuar?

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Maio, 2020 13:45
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5790″]15/05/2020. Fechadas as contas das vendas no primeiro trimestre, na União Europeia, e os resultados aí estão: os elétricos subiram 70% e os “plug-in” uns incríveis 161%. Mas será para continuar assim até ao final do ano?

Conteúdos
Portugal e os objetivos 2020Descida do DieselAlemanha e França lideramComo vai ser o futuro?Conclusão

 

A ACEA, a associação dos construtores europeus de automóveis, divulgou o número de matrículas de novos modelos na comunidade europeia, durante o primeiro trimestre de 2020. E apresentou os resultados por tipo de motorização.

Os resultados, no que aos elétricos diz respeito é muito interessante, registando-se uma subida de cerca de 70% (68%, para ser mais exato) face a igual período de 2019. No total, entre Janeiro e Março de 2020, foram matriculados 91 756 automóveis elétricos.

Em paralelo, os híbridos “plug-in” registaram um aumento ainda mais impressionante de 161%, totalizando 75 376 unidades, no primeiro trimestre de 2020.

Traduzindo estes números para quotas de mercado, a ACEA indica que os automóveis elétricos representaram 3,7% de todo o mercado na comunidade europeia e os “plug-in” chegaram aos 3,1%.

Portugal e os objetivos 2020

Em relação a Portugal, os elétricos subiram 26%, com 2676 unidades, enquanto os “plug-in” subiram 126,9%, chegando às 2101 matrículas.

Estes números, colocam as vendas em linha com as necessidades para serem atingidas as metas de CO2 definidas para 2020.

Para lá chegar, será preciso que o mercado europeu chegue ao final do ano com 3% de veículos elétricos vendidos e 4,8% de “plug-in”. Não estamos longe.

Em conjunto, os chamados veículos elétricos recarregáveis, ou ECV (Electrically Chargeable Vehicles), ou seja, somando elétricos e “plug-in”, somaram 6,8% de todos os automóveis vendidos no primeiro trimestre deste ano, totalizando 167 132 unidades. Uma subida muito significativa, face aos 2,5% registados em igual período de 2019.

Descida do Diesel

A ACEA justifica estas subidas com o aumento da oferta de carros elétricos, que deverá chegar a mais de 50 modelos disponíveis no mercado, até ao final do ano. Do mais barato Smart EQ até ao mais caro Porsche Taycan.

Mas também com menor procura de modelos Diesel, cujas vendas caíram 32% entre o primeiro semestre de 2019 e de 2020.

Aliás, é bom não esquecer que as vendas totais de todas as motorizações caíram 25,6% no primeiro trimestre, com menos 55,1%, só no mês de Março, face a 2019.

Ainda assim, segundo os dados da ACEA, as motorizações Diesel representaram 30% das vendas no primeiro trimestre e a gasolina liderou com 52%.

Quanto aos híbridos não recarregáveis, a subida também foi muito significativa, com mais 45% comparando os mesmos dois períodos.

Alemanha e França lideram

Por país, os dados da ACEA mostram que a Alemanha e a França são os mercados que mais vendes ECV, com cerca de 26 000 unidades cada no primeiro trimestre.

Mesmo países que têm sido lentos a aderir aos ECV, mostraram subidas importantes no primeiro trimestre, por exemplo a República Checa, com uma subida de 500%, para um total de 855 unidades vendidas.

Claro que todos estes números se reportam a um período pré-Covid-19. Agora a grande incógnita é saber se a tendência tem hipótese de continuar até ao final do ano.

Como vai ser o futuro?

Por um lado, a crise económica vai levar particulares e empresas a comprar veículos mais baratos, entre os quais não se encontram os eléctricos ou “plug-in”. Por isso as vendas de ECV podem ser seriamente afetadas.

Por outro lado, os incentivos à compra de ECV podem levar a suster a queda da procura.

Em alguns países, os apoios estatais à indústria automóvel, contra os efeitos da Covid-19, vão obrigar a uma aceleração no investimento em veículos elétricos.

Os números do primeiro trimestre são a prova do investimento que muitas marcas estão a fazer nos ECV. Os resultados até estavam a aparecer, antes da Covid-19 parar tudo.

Conclusão

Essas marcas vão ser as primeiras a querer fazer tudo para que os seus investimentos nos ECV possam ser recuperados o mais depressa possível, por isso têm todo o interesse em promover as suas vendas. Veremos como o mercado irá reagir.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Covid-19 tirou carros das ruas, mas o CO2 não

 

TAGGED:BEVECVEVfeaturedPHEVPorscheRenaultSmartZoe
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

AMDBSSuperleggeraWhiteStone28318-jpg_35740
1
Crónica à 6ª

Top 10 by Targa 67 – os melhores testes do ano

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2018
OLI1.jpeg_A
Crónica à 6ª

Crónica – Como fazer um carro elétrico por 25 000 euros

Por Francisco Mota 28 de Julho, 2023
Maxus_31
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Maxus T90 EV: Primeira pick-up elétrica é chinesa

Por Francisco Mota 6 de Fevereiro, 2024
ID4_39
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.4 GTX: Goste-se ou não, este é o GTi da era elétrica

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?Vídeos

Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Dr. Herbert Diess
Crónica à 6ª

Crónica – VW disse mesmo que elétricos são impossíveis?

Por Francisco Mota 5 de Fevereiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?