Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20231013_114942_A
1
ElétricosEstive Lá

Visita ao SAHE: salão do automóvel híbrido e elétrico no Porto

TypeR_Red-28
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Honda Civic Type R: Uma despedida em grande

Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?Vídeos

Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia

MP5R3970-Editar
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2 BST 270 – chamam-lhe a “besta” elétrica

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Noite de Sintra, 1978: O GP de Portugal
Estive Lá

Noite de Sintra, 1978: O GP de Portugal

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Agosto, 2018 21:32
Por Francisco Mota
1977_Rali_Portugal_017_JC
PARTILHAR

O regresso da Fórmula 1 a Portugal ainda estava longe, mas a disputa do vencedor do rali de Portugal, ao segundo, era algo muito raro na modalidade, sobretudo ao fim de 600 km de classificativas, disputadas debaixo de chuva, no meio da poeira, de dia, de noite e até com vestígios de neve à beira da estrada. “GP de Portugal” foi a manchete escolhida pela AutoHebdo para o seu número 111, onde publicava uma reportagem completa do nosso rali, o melhor do mundo. Foi em Abril de 1978 e os protagonista eram dois pilotos e duas marcas com enorme rivalidade: Hannu Mikkola, no Ford Escort RS 1.8 e Markku Alen, no Fiat 131 Abarth. Tudo se decidiu na noite de Sintra, onde os dois chegaram a estar a apenas um segundo de distância.

Conteúdos
Em Sintra com o meu paiUm ambiente únicoAo segundo

Em Sintra com o meu pai

Não era a primeira vez que o meu pai me levava a ver o rali de Portugal e a noite de Sintra, apesar de eu só ter onze anos e de a minha mãe não achar muita graça à ideia. Mas os tempos eram outros, o meu entusiasmo era difícil de contrariar e o meu pai nem se esforçava por isso. Não me lembro de tudo. Lembro-me que fomos no nosso 131 Mirafiori 1300, que o meu pai estacionou na estrada do Rio da Mula e que nos fartámos de andar a pé até à curva que ele e os seus amigos tinham decidido ser a melhor para ver o espetáculo. O miúdo que se aguentasse… E aguentava, pois claro! Lembro-me dos faróis incrivelmente potentes dos carros de rali que faziam parecer ser dia, no meio da escuridão absoluta da noite da serra de Sintra. Depois, o ruído do motor de quatro cilindros a gritar violentamente contra as rochas e a deixar-me os ouvidos a zunir e logo a seguir uma imagem congelada do verde e vermelho da Alitália no 131 Abarth, provocada pelos flashes das máquinas fotográficas, que depois já não eram precisos para ver as luzes vermelhas e os escapes incandescentes a desaparecerem estrada acima. Era Markku Alen, o meu herói e de muitos, muitos portugueses.

Um ambiente único

Lembro-me das fogueiras que se faziam para afastar o frio e da manta que levámos, para nos proteger dos rigores de uma primavera que tardava em chegar. Lembro-me de ver passar os restantes concorrentes, os Ford, os Opel, os Toyota, cada um com o seu som diferente e cada um, um pouco mais lento que o anterior. E depois os melhores portugueses, Carlos Torres e o seu Escort a ganhar o Grupo 1 e muitos mais concorrentes, um dos quais perdeu o controlo do seu Toyota e foi bater de frente numa enorme rocha por onde eu e o meu pai tínhamos passado para ocupar o nosso lugar, lá mais acima. Foi só poeira e um susto, mais para mim do que para os entusiastas que já estavam habituados a isto e que gritaram de entusiasmo.

Ninguém sabia quem iria ganhar, a Fiat ou a Ford? Alen ou Mikkola?

Lembro-me de toda a gente estar de ouvido colado ao rádio de mão, a ouvir o relato dos resultados das classificativas: Lagoa Azul, Peninha, Sintra, disputadas por quatro vezes consecutivas durante a noite. O Autosport contaria depois a história toda resumida aqui . Ninguém sabia quem iria ganhar, a Fiat ou a Ford? Alen ou Mikkola?

Ao segundo

À entrada para a última classificativa, o Escort RS ia na frente com quatro segundos de vantagem, mas uma curva mais cortada furou um pneu e entortou uma jante do Ford, e Alen ganhou. Alen ganhou!!!… Gritavam os “maluquinhos” da Fiat no meio da serra, como se tivesse sido golo da sua equipa. A Fiat venceu com o 131 Abarth Alitália e no Natal o meu pai não se esqueceu de me pôr uma miniatura da Burago no sapatinho, igualzinho ao do Alen. (foto: Edições Vintage)

TAGGED:AbarthEscortFiatFordrali PortugalralisRS
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Novidade – KGM: Coreana traz Torres EVX

Por Francisco Mota 20 de Setembro, 2024
20230322_104754 (1)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid 2023: anda mais e gasta menos

Por Francisco Mota 22 de Março, 2023
IMG_20190813_113701
1
Hoje Guiei Um...

Teste Kodiaq RS de 239 cv: “isto” é mesmo um Skoda?…

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2019
Small-21079-MaseratiGranTurismoFolgoreCopperGlance
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Maserati Folgore: GT e Grecale elétricos já têm preço

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20191120_114102
1
Estive Lá

Reportagem Salão de Los Angeles: alemães “invadem” americanos

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2019
Kenshiki_Forum_2023_102
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Yaris Cross EV e os 6 elétricos da Toyota

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?