Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
5 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Megane E-Tech Electric: À prova em estradas portuguesas

20230322_104754 (1)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid 2023: anda mais e gasta menos

IMG_20201005_122835
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lexus ES 300h: afinal quanto gasta um híbrido?

lanciapurazero02-6384660c6494b_A
Crónica à 6ª

Crónica – Lancia e o novo renascimento: mais premium, menos sport?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Noite de Sintra, 1978: O GP de Portugal
Estive Lá

Noite de Sintra, 1978: O GP de Portugal

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Agosto, 2018 21:32
Por Francisco Mota
1977_Rali_Portugal_017_JC
PARTILHAR

O regresso da Fórmula 1 a Portugal ainda estava longe, mas a disputa do vencedor do rali de Portugal, ao segundo, era algo muito raro na modalidade, sobretudo ao fim de 600 km de classificativas, disputadas debaixo de chuva, no meio da poeira, de dia, de noite e até com vestígios de neve à beira da estrada. “GP de Portugal” foi a manchete escolhida pela AutoHebdo para o seu número 111, onde publicava uma reportagem completa do nosso rali, o melhor do mundo. Foi em Abril de 1978 e os protagonista eram dois pilotos e duas marcas com enorme rivalidade: Hannu Mikkola, no Ford Escort RS 1.8 e Markku Alen, no Fiat 131 Abarth. Tudo se decidiu na noite de Sintra, onde os dois chegaram a estar a apenas um segundo de distância.

Conteúdos
Em Sintra com o meu paiUm ambiente únicoAo segundo

Em Sintra com o meu pai

Não era a primeira vez que o meu pai me levava a ver o rali de Portugal e a noite de Sintra, apesar de eu só ter onze anos e de a minha mãe não achar muita graça à ideia. Mas os tempos eram outros, o meu entusiasmo era difícil de contrariar e o meu pai nem se esforçava por isso. Não me lembro de tudo. Lembro-me que fomos no nosso 131 Mirafiori 1300, que o meu pai estacionou na estrada do Rio da Mula e que nos fartámos de andar a pé até à curva que ele e os seus amigos tinham decidido ser a melhor para ver o espetáculo. O miúdo que se aguentasse… E aguentava, pois claro! Lembro-me dos faróis incrivelmente potentes dos carros de rali que faziam parecer ser dia, no meio da escuridão absoluta da noite da serra de Sintra. Depois, o ruído do motor de quatro cilindros a gritar violentamente contra as rochas e a deixar-me os ouvidos a zunir e logo a seguir uma imagem congelada do verde e vermelho da Alitália no 131 Abarth, provocada pelos flashes das máquinas fotográficas, que depois já não eram precisos para ver as luzes vermelhas e os escapes incandescentes a desaparecerem estrada acima. Era Markku Alen, o meu herói e de muitos, muitos portugueses.

Um ambiente único

Lembro-me das fogueiras que se faziam para afastar o frio e da manta que levámos, para nos proteger dos rigores de uma primavera que tardava em chegar. Lembro-me de ver passar os restantes concorrentes, os Ford, os Opel, os Toyota, cada um com o seu som diferente e cada um, um pouco mais lento que o anterior. E depois os melhores portugueses, Carlos Torres e o seu Escort a ganhar o Grupo 1 e muitos mais concorrentes, um dos quais perdeu o controlo do seu Toyota e foi bater de frente numa enorme rocha por onde eu e o meu pai tínhamos passado para ocupar o nosso lugar, lá mais acima. Foi só poeira e um susto, mais para mim do que para os entusiastas que já estavam habituados a isto e que gritaram de entusiasmo.

Ninguém sabia quem iria ganhar, a Fiat ou a Ford? Alen ou Mikkola?

Lembro-me de toda a gente estar de ouvido colado ao rádio de mão, a ouvir o relato dos resultados das classificativas: Lagoa Azul, Peninha, Sintra, disputadas por quatro vezes consecutivas durante a noite. O Autosport contaria depois a história toda resumida aqui . Ninguém sabia quem iria ganhar, a Fiat ou a Ford? Alen ou Mikkola?

Ao segundo

À entrada para a última classificativa, o Escort RS ia na frente com quatro segundos de vantagem, mas uma curva mais cortada furou um pneu e entortou uma jante do Ford, e Alen ganhou. Alen ganhou!!!… Gritavam os “maluquinhos” da Fiat no meio da serra, como se tivesse sido golo da sua equipa. A Fiat venceu com o 131 Abarth Alitália e no Natal o meu pai não se esqueceu de me pôr uma miniatura da Burago no sapatinho, igualzinho ao do Alen. (foto: Edições Vintage)

TAGGED:AbarthEscortFiatFordrali PortugalralisRS
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Mustang Mach-e_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E RWD: O mais acessível

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
1 (14)
1
Estive Lá

Novidade – Alfa Romeo Milano: Desta vez é que é!

Por Francisco Mota 11 de Abril, 2024
IMG_20201126_151716
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth 595C Monster Yamaha: escorpião volta a atacar

Por Francisco Mota 13 de Janeiro, 2021
IMG_20191023_115635
1
Estive Lá

Salão de Tóquio: reportagem das “loucuras” dos japoneses

Por Francisco Mota 23 de Outubro, 2019
DSC01825
1
Estive Lá

Rétromobile: a loja de brinquedos dos crescidos

Por Francisco Mota 6 de Fevereiro, 2019
IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Por Francisco Mota 17 de Agosto, 2018

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?