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Crónica: como as marcas sobrevivem ao Covid-19

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 6 Min leitura
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[soliloquy id=”5340″]27/03/2020 – Sem poder sair à rua é difícil vender carros, mas isso não impede as marcas de “vender” a sua imagem. As iniciativas são várias e o Marketing não tem mãos a medir.

Conteúdos
Exemplos notáveisManter a marca visívelReforçar a mensagemMuito tempo DigitalSemear para colherLição de MarketingConclusão

 

Com as linhas de produção de automóveis paradas, por razões de saúde mas também por dificuldade de fornecimento de peças essenciais, os técnicos das marcas de automóveis arregaçaram as mangas e deitaram mãos à obra nesta luta contra o Covid-19.

Depois de as administrações de várias marcas terem decidido começar a produzir os tão necessários ventiladores, para os serviços hospitalares, agora é a vez dos técnicos começarem a dar largas à sua imaginação e conceberem as “armas” para esta “guerra” à pandemia.

A ideia base foi pegar em peças e ferramentas que costumam ser aplicadas na construção de automóveis, transformá-las e dar-lhes uma aplicação útil para este combate.

Exemplos notáveis

É o caso da Seat que concebeu um protótipo de ventilador hospitalar, usando motores de limpa para-brisas de automóveis.

A produção vai recorrer a impressoras 3D e tem uma capacidade de 50 a 100 unidades por dia, já a partir da próxima semana.

Outro exemplo de imaginação vem da Ford, que está a colaborar com a 3M para a fabricação de ventiladores.

Neste caso, é usado um ventilador dos bancos aquecidos da pick-up F150 e, depois de ter um protótipo terminado, a Ford quer avançar para uma primeira fase de produção de 1000 por mês, com capacidade de aumentar o ritmo logo de seguida.

Enquanto o protótipo não está feito, a Ford já está a produzir protectores faciais transparentes a uma cadência de 100 mil por semana.

Manter a marca visível

Este tipo de iniciativas tem várias vantagens, a começar pela mais óbvia e importante, que é ajudar os profissionais de saúde nesta “guerra”.

Mas também servem para manter parte dos trabalhadores motivados e mostrar ao mundo as preocupações sociais das marcas envolvidas.

Um trabalho importante para a imagem das marcas de automóveis, tão atacadas recentemente pelo tema das emissões poluentes.

Outras iniciativas igualmente importantes chegam da Land Rover e da Hyundai, com cedência de veículos a entidades de saúde que deles precisem, neste momento.

Reforçar a mensagem

Outras marcas começaram por emitir mensagens de reforço do aconselhamento público, como foi o caso da Toyota, que produziu um vídeo para as redes sociais, com a mensagem #toyotaficaconsigo.

A Hyundai escolheu o #semsairdecasa, para passar a mesma mensagem.

Outras marcas foram ao baú das memórias “descobrir” modelos antigos que, de alguma forma possam inspirar o futuro com uma nota positiva.

É o caso da Peugeot, que foi buscar o seu minúsculo citadino elétrico VLV de 1941, para contar a sua história de esperança.

O Marketing de todas as marcas tem sabido gerar e aproveitar o melhor possível estas iniciativas.

Muito tempo Digital

Na verdade, se para as publicações em papel, o período que estamos a passar é verdadeiramente crítico, para os suportes digitais é uma época de alta visibilidade, ainda que forçada.

Há que aproveitar todos os minutos em que os potenciais compradores de automóveis estão em casa com toda a atenção virada para o seu smartphone.

Pelas informações que tenho, os pedidos de informações sobre compra de novos automóveis, feitos através dos sites das marcas disparou nos últimos dias.

Ficar em casa a “brincar” com os configuradores das marcas tornou-se num passatempo de alguns.

Semear para colher

As forças de vendas estão atarefadas a dar seguimento a estes contactos “caídos do céu” na perspectiva de que, quando vier a retoma, possam fazer o melhor seguimento, ou seja, concluir vendas de automóveis.

Não se pode vender agora, mas pode trabalhar-se para vender no futuro, quando passar este terrível “pesadelo” do Covid-19.

Lição de Marketing

Talvez a iniciativa, puramente de Marketing, mais espetacular tenha sido a da Honda.

Quebrando todas as regras relativas a imagem e registo de marca, a Honda decidiu transformar a sua marca em “Home”.

Mantendo o mesmo tipo de letra e a mesma frase assinatura. O resultado é altamente inspirador: “Home – The power of dreams”.

Conclusão

Do meu lado, também tomei algumas iniciativas. A primeira foi pôr em dia os testes que tinha em atraso aqui no Targa 67, com a iniciativa “Um teste por dia”.

Poderá ler no Targa 67 os testes às mais recentes novidades do mercado nacional, lançadas (e testadas) pouco antes desta fase de isolamento. Assim até pode dar “uma voltinha de carro”, ainda que seja em modo virtual.

E como acho que também devo contribuir para a sensibilização de todos nós para ficar em casa, lanço aqui a minha própria mensagem: #fiqueemcasacomtarga67

Francisco Mota

Ler também, seguindo este LINK:

Nova grelha: BMW foi obrigada a mudar, saiba porquê

 

TAGGED:Covid 19featuredFordHyundaiLand RoverSeatTARGA 67Toyota
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